quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Equipe Memorável 15# - Ferrari 1996 - 1999



Após a Temporada de 1995, a maior contratação foi a de Michael Schumacher, que saiu da Benetton para ir para a Ferrari. A Ferrari trocou seus dois pilotos, e chamou, além de Schummy, Eddie Irvine. Por incrivel que pareça, essa seria a dupla durante quase todos esse período, só mudando por causa do acidente do alemão.


A temporada começou difícil, com um carro que dificilmente disputaria o titulo junto com as Williams, que dominaram o fim-de-semana. Irvine conquistou o 3º lugar na Austrália, enquanto o alemão abandonou. Mas no GP seguinte, Schumacher já sobe ao pódio pela primeira vez com a Ferrari. Seria 2º na Europa e em San Marino, onde fez a pole. Em Mônaco acabou tendo um erro bobo, e abandonando, mas no GP seguinte... Schumacher conquista a primeira de várias e várias vitórias com a Ferrari. Já Irvine começaria uma sequência de 8 abandonos. Já Schumacher batalharia para levar o carro vermelho de volta as vitórias, o que aconteceu nos GPs da Bélgica e da Itália. No fim do ano, Schumacher terminou em 3º, com 59 pontos, enquanto Irvine terminou em 10º com 11 pontos. A equipe italiana acabou em 2º, com 70 pontos.


A Temporada de 1997 prometia mais a Schumacher, que disputou o titulo corrida a corrida com Villeneuve, que ganhou o Campeonato, graças a uma das manobras mais controvérsias da história da F-1. O alemão começou terminando em 2º na Austrália, já Irvine só foi pontuar no GP da Argentina, e em grande estilo, terminando em 2º, e logo depois nos GPs de San Marino e Mônaco, Irvine voltou a conseguir pódio, agora com 3º lugar. Schumacher venceria em Mônaco, no Canadá, na França, na Bélgica e no Japão, enquanto Villeneuve venceu no Brasil, na Argentina, na Espanha, na Grã-Bretanha, na Hungria, na Áustria e em Luxemburgo. Na última prova Schumacher acabou jogando o carro em cima do canadense, que não abandonou a corrida, ao contrário de Schumacher, que além de perder o titulo, foi DSQ. Irvine terminou em  7º com 24 pontos. E a Ferrari com 102 pontos em 2º.


Com as novas regras para 1998, a Ferrari viu a chance de surpreender na competição, mas que surpreendeu foi a McLaren, que se adaptou melhor as novas regras. Schumacher não terminou o GP da Austrália, mas nos GPs seguintes foi ao pódio, no Brasil um 3º lugar, vitória na Argentina, 2º em San Marino e 3º na Espanha. Sua performance era incrível, da mesma forma de Häkkinen. No Canadá, na França e na Grã-Bretanha, Schumacher venceria, sem contar nos GPs da Hungria e da Itália. Irvine foi muito bem no ano, subindo ao pódio 8 vezes, a maior parte deles em 3º. Na última corrida Schumacher precisava vencer, mas um furo no pneu acabou destruindo o sonho de Schumacher, que terminou em 2º com 86 pontos, Irvine acabou em 4º com 47 pontos. A equipe italiano terminou novamente em segundo com 133 pontos.


Em 1999, outra esperança se abria, agora com um carro melhor ainda, Schumacher se mostrava confiante para o titulo. O começo da equipe italiana é boa, mas não é com quem eles queriam, e sim com Eddie Irvine, que venceu sua primeira corrida. No GP Brasil, Schumacher subiu ao pódio, com o 2º lugar, Irvine terminou em 5º. O ano estava indo bem para ambos os pilotos da Ferrari, mas a coisa estava começando a ficar difícil pro lado de Eddie Irvine que começava a mostrar talento, muitas vezes superando o alemão. Infelizmente para Schumacher, ele quebraria as pernas no GP da Inglaterra, enquanto Irvine começaria a crescer no Campeonato. O irlandês ganhou na Áustria, na Alemanha e na Malásia, quando Schumacher deixou ele passar. Mika Salo substituiu o alemão, e não fez bonito e nem feio, conquistou dois pódios, 2º na Alemanha e 3º na Itália. A decisão do Campeonato era mais uma vez em Suzuka, onde Häkkinen acabou levando seu bicampeonato, já que Irvine terminou em 3º, e até hoje eu não entendo porque a Ferrari não mandou o Schumacher deixar passar o irlandês, que acabou em 2º com 74 pontos e foi demitido. Schumacher acabou em 5º com 44 pontos. A equipe italiana venceu o Campeonato de Construtores, com 128 pontos.

Essa foi uma época triste da equipe italiana, que queria ver Schumacher tirar o jejum de titulos dela, o que aconteceu em 2000 a 2004...

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