segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Equipe Memorável 14# - Red Bull 2005 - 2009


Depois de falar sobre anos antes do domínio da McLaren, dessa vez vou falar sobre os anos que antecederam os 4 títulos da equipe austríaca. A Red Bull já patrocinava a equipe Sauber há quase 10 anos, e viu uma chance de ingressar na F-1 após a venda da Jaguar, que não de certo na categoria. Dietrich Mateschitz acabou comprando a equipe inglesa, e a rebatizou de Red Bull Racing.


O primeiro ano da Red Bull foi consideravelmente bom, para um ano de estreia sim. A equipe contratou David Coulthard e Christian Klien, que foi substituido em algumas corridas por Vitantonio Liuzzi. O começo da equipe é bom, David marca pontos nas 3 primeiras corridas, e Klien nas duas primeiras. Liuzzi entrou no lugar do austríaco na terceira corrida e marcou um ponto, no GP de San Marino. Já Coulthard manteria boa forma, sendo consistente, voltou a pontuar na Espanha, Europa, Canadá, Alemanha, Turquia e Japão. Já Klien pontuou no Canadá, na Turquia e na China. David terminou o ano em 12º com 24 pontos, Klien em 15º com 9 pontos, e Liuzzi em 24º com 1 ponto. A equipe terminou na 7º colocação com 34 pontos.


Para 2006 mantém a mesma dupla de pilotos, detalhe para a compra da equipe Minardi, que se tornou equipe B da equipe principal. O ano foi pior do que 2005, perdendo um pouco da consistência, por outro lado, a equipe conquistou seu primeiro pódio, com David Coulthard em Mônaco. Enquanto o britânico batalhava para trazer pontos para a equipe, Klien acabou sofrendo com o carro, conquistando apenas 2 pontos, e sendo substituido por Robert Doornbos que fez mais feio ainda. A não ser o pódio, o melhor resultado de David foi um 5º lugar na Hungria.


Se esperava mais de 2007, já que houve a contratação de Adrian Newey e Mark Webber. O australiano só conquistou dois 7ºs lugares, e sua salvação para se manter na equipe, foi o pódio no GP da Europa. Já Coulthard foi 5º na Espanha e na Europa, 8º na China e 4º no Japão. O ano não foi daqueles, mas deu uma melhorada em comparação ao de 2006, a equipe terminou em 5º com 24 pontos. David terminou em 10º com 14 pontos e Webber com 8 pontos terminou em 12º.


A mesma dupla foi mantida para a temporada de 2008. Mas dessa vez Coulthard começaria perder rendimento, entrando em declinio até sua triste aposentadoria no GP Brasil de 2008, quando bateu ainda no S, daquele que ele substituiu. Coulthard marcaria apenas 8 pontos, a maior parte dele conquistado no GP do Canadá com o 3º lugar. Já Webber fazia de tudo em uma carro que foi superado pela sua equipe irmã, graças a um tal de Sebastian Vettel. Mark foi muito bem no ano, mantendo boa consistência, mas infelizmente terminou apenas na 11º colocação com 21 pontos. O último ponto de David foi conquistado no controverso GP de Cingapura. A equipe terminou o ano em 7º, atras da Toro Rosso (6º), com 29 pontos.


Para 2009 a equipe chama a revelação Sebastian Vettel, e graças a mudança de regulamento, a equipe se tornou uma das grandes. Na terceira corrida da temporada a equipe conquista sua primeira pole, primeira vitória e primeira dobradinha. Tudo graças a Vettel e Webber, a equipe ganharia também os GPs da Grã-Bretanha, do Japão, da Alemanha, do Brasil e dos EAU. Sebastian Vettel passou Barrichello no último GP da Temporada, se tornando 2º colocado e o vice mais novo da história, enquanto Webber terminou em 4º com 69,5 pontos. A equipe terminou em 2º com 153,5 pontos.

Nos anos seguintes vocês já conhecem a história... Da próxima vez vem a Ferrari de 1996 a 1999, anos de apreensão da equipe italiana.

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