Uma das corridas mais polêmicas da história da F-1. O GP do Japão de 1989 era para ser mais um qualquer no calendário de 1989, mas o que vimos foi o poder da política na F-1. Vamos começar hoje com aqueles que não conseguiram se classificar, não passando da pré-qualificação, como última "fila" ficaram novamente as AGS de Dalmas e Tarquini, que começou bem o Campeonato. Lehto, Larrauri, Suzuki, Johansson, Moreno e Ghinzani não se classificaram também. Já na Classificação, quatro pilotos ficaram de fora da corrida, Gachot, Raphanel, Alboreto e Arnoux, que repetia o feito pela 7º vez na Temporada (e 5º que era o primeiro dos não classificados).
A surpresa no grid era de Bernd Scheneider, que apesar de largar em 21º, largava apenas pela segunda vez no ano. A Minardi substituiu Martini, que teve luxação nas costelas, por Paolo Barilla. Lá na frente do grid vimos outra "surpresa", Senna era pole com mais de 1s de diferença para Prost 2º, 3º era Berger, com Mansell ao lado, a 3º fila era composta por Patrese e Nannini. A última surpresa largava em 10º, Nicola Larini com a Osella. Agora grave isto, Derek Warwick largava em 25º e último lugar.
Na largada Prost sai melhor, tomando a ponta de Senna, que largou tão mal a ponto de ser ameaçado pelo seu futuro companheiro Berger. Já Nannini pulou de 6º para 4º, passando Patrese e Mansell, que caiu da 4º para a 6º. A partir dai o mundo se surpreendeu a ver uma coisa que não era normal do "Professor", correr de maneira agressiva abrindo de Senna, que chegou a ficar 7s atrás do francês.
Ayrton começaria sua recuperação após sua parada, na volta 22. Menos de 10 voltas depois, Ayrton já estava a menos de 2s de Prost. Na volta 34, Berger abandonou com problemas na caixa de velocidades. Até lá já tinha abandonado, Paolo Barilla (Embreagem), Luis Perez-Sala (Colisão), Bernd Scheneider (Caixa de Câmbio), Jonathan Palmer (Combustivel), Nicola Larini (Travão), Ivan Capelli (Suspensão), Olivier Grouillard (Motor) e Emanuele Pirro (Colisão).
Senna foi obrigado a parar já que sua asa dianteira estava danificada, com isso o novo líder era Alessandro Nannini. Há voltas do fim Ayrton foi para cima e passou o italiano no mesmo lugar da batida. Com isso Senna vencia mais uma e tinha boas chances de titulo na Austrália, corrida que iria pegar fogo, mesmo com a chuva que caiu em Adelaide semanas depois.
Com isso Nannini era declarado vencedor, conquistando sua única vitória, infelizmente. Patrese e Boutsen levaram a nova Williams ao pódio. O 4º posto foi para Piquet, que fez outra ótima corrida, 5º ficou com Martin Brundle e 6º para Derek Warwick, piloto que eu pedi para vocês lembrarem de sua posição, isso mesmo, o britânico largou em último e terminou em 6º com a Arrows.
RESULTADO:
- Alessandro Nannini - Benetton
- Riccardo Patrese - Williams
- Thierry Boutsen - Williams
- Nelson Piquet - Lotus
- Martin Brundle - Brabham
- Derek Warwick - Arrows
- Mauricio Gugelmin - March
- Eddie Cheever - Arrows
- Alex Caffi - Dallara
- Andrea de Cesaris - Dallara
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados - DSQ Ayrton Senna
- MELHOR PILOTO: Derek Warwick / Alain Prost / Ayrton Senna
- SORTUDO: Alessandro Nannini
- AZARADO: Ayrton Senna
- SURPRESA: Martin Brundle
Warwick largou em último e pontuou com uma Arrows, tem mais alguma coisa para falar. Prost começou em um ritmo alucinante a corrida, mas a parte final foi de Senna, azarado por ser vítima da politica. Nannini só precisou largar bem, já que foi beneficiado por abandonos, acidentes e desclassificações. Brundle fez outro milagre para levar a Brabham para os pontos.
Minha Opinião Sobre o Incidente de Prost e Senna: Eu não sou daqueles que crucificam Prost por causa dessa erro, já que Senna também errou, ele errou em jogar o carro em cima de Prost em 90, mas sinceramente eu também faria isso, já que fosse esteve puto da vida por ter furtado sua chance de titulo. Como eu estava falando, eu não crucifico Prost por essa "cagada", não fico xingando ele, porque também sou fã do "Professor" que é outro ótimo piloto, e qualquer piloto faz de tudo para vencer, usando todos os recursos disponiveis, inclusive a politica, e infelizmente até a trapaça, vamos citar um exemplo, Schumacher e Hill em 94, Schumacher e Villeneuve em 97, exemplos de titulos ganhados com o melhor equipamento enquanto o melhor piloto estava no equipamento de segunda: Prost 93, Hakkinen 99, Schumacher 2003, Alonso 2005, e outros. Mas acredito que esses anos (89 e 90) foram os mais obscuros da F-1, pelo fato da politica e da trapaça, mesmo assim, Campeão é Campeão, ele foi Campeão por que foi melhor e teve o melhor equipamento. Na minha opinião nenhuma dos dois (Prost e Senna) deveria ter ganhado em 89, e sim Mansell, que fez um belo ano, só teve azar... Não gosto daquelas pessoas que ficam reclamando de Prost e falando que ele é ladrão, porque ele não é isso, ele (como eu já falei) só usou os recursos disponiveis, que piloto não usa, Senna usaria se o presidente fosse brasileiro. Mas acima de tudo, na minha opinião, Prost jogou o carro em cima de Senna, logo depois se "cagou" inteiro quando viu Senna voltar a corrida, mas depois foi pedir uma ajuda a Balestre, que só ajudou seu "pupilo". Prost fez coisa errada, fez, é a mesma coisa do acidente de Senna em 90, o doping de Anderson Silva, as trapaças de Schumacher, a mordida de Mike Tyson, são coisas que infelizmente marcam negativamente a vida de muitos atletas, os melhores em suas "profissões".
- Alain Prost - McLaren - 76pts*
- Ayrton Senna - McLaren - 60pts
- Nigel Mansell - Ferrari - 38pts
- Riccardo Patrese - Williams - 36pts
- Thierry Boutsen - Williams - 28pts
Campeonato de Construtores
- McLaren Honda - 141pts
- Williams Renault - 64pts
- Scuderia Ferrari - 59pts
- Benetton Ford - 31pts
- Tyrrell Ford - 16pts
* Nos descartes
Imagens tiradas do Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário