sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

GP Memorável 24# - Austrália 1989


Semanas após o polêmico GP do Japão, a F1 chegava a prova mais sem importância do Campeonato, já que as primeiras disputas eram de Mansell e Patrese pela 3º posição, e Williams e Ferrari pela 2º. A última corrida de muita gente na F-1, a começar pelos pilotos, René Arnoux, Eddie Cheever, Piercarlo Ghinzani, Jonathan Palmer, Luis Perez-Sala, Pierre-Henri Raphanel, Oscar Larrauri e Enrico Bertaggia, as equipes Zakspeed e Rial.


Mesmo com a sensação de uma corrida sem importancia, muita gente teve que passar pela pré-qualificação, novamente, Bertaggia pela Coloni mais uma vez não se classificou, Tarquini e Dalmas novamente estavam fora da corrida ao lado de Suzuki, Larrauri, Moreno, Scheneider, Alboreto e Johansson. Os azarados de não conseguirem ter tempo o suficiente para classificar-se para a corrida foram Raphanel, Gachot, Pérez-Sala e Jonathan Palmer. Até ai, Zakspeed, Rial, Palmer, Pérez-Sala, Raphanel, Larrauri e Bertaggia já havia se aposentando, um e dois dias antes do da corrida.

Na pole, Senna mostrava que não ficou abalado com aquilo, pelo menos no aspecto de pilotar, Prost mais uma vez era 2º, com Martini aparecendo em 3º, Nannini, vencedor no Japão, largava da 4º colocação, na terceira fila apareciam mais uma vez as Williams. Quando começou a volta de apresentação, muitos pilotos ficaram no grid, com suas equipes, talvez como forma de protesto contra a corrida nesse temporal de Adelaide, mesmo assim eles tiveram que sair da grelha, enquanto Senna já se encaminhava para o grid.


Com metade da volta de apresentação para muitos, foi dada a largada para a corrida, com Senna mantendo a ponta, mas quase batendo com Prost, logo após a chicane Martini traciona mal, mas segura muito bem o carro, mas aquela mal tracionada, rendeu a ele a perca da 3º posição para Nannini, que meia volta depois se tornaria 2º, já que Prost abandonou. Quase na mesma hora a corrida é paralisada, já que vários carros bateram e ficaram em posições perigosas.


Na segunda largada, Larini acaba tendo seu motor apagado, e a melhor solução dos comissários foi empurra-lo para ter a largada, uma decisão que provavelmente irritou muito o italiano. Sem Prost a frente, Martini fez uma bela de uma largada, disputando com Senna a primeira colocação. Mas aquele desempenho do italiano não duraria 3 curvas, já que ele começou a ser pressionado por Nannini, Boutsen, Patrese e Mansell. Em três voltas, Senna já tinha abrido mais de 20s de diferença para Martini, que não resistiu e cedeu sua posição para Boutsen e Patrese que tinha passado por Nannini.

A Imagem da Corrida
Muita gente estava rodando em uma "certa curva", não sei qual, mas era a curva que tinha uma zebra alta... Mansell já tinha rodado, de Cesaris duas vezes e Caffi que abandonou. Já de Cesaris acabou parando um pouco antes da reta dos boxes, ficando por lá voltas e voltas, tanto que uma imagem que vem á minha cabeça é Senna passando ao lado de de Cesaris que mexia e cabeça e gesticulava para os comissários, que tentavam fazer alguma coisa. Senna, mais perto da reta, já tinha rodado 3 vezes, eu digo 3 vezes no eixo. Na volta 13, Ayrton acaba batendo em Brundle, na sua Brabham, na "Reta Brabham". Tanto que logo depois aconteceu a imagem que eu acabei de falar, Senna passando ao lado de de Cesaris...


Na volta 17, Mansell rodaria e bateria, abandonando a corrida com muita raiva já que o "Leão" estava disputando com Patrese a 3º colocação no Campeonato, e se Patrese conseguisse terminar, lá ia a 3º colocação. Com pouca mais de 17 voltas completas, os pilotos que já haviam abandonado eram: Nicola Larini, Alain Prost, René Arnoux (Colisão), Jean Alesi (Elétrico), Gerhard Berger (Colisão), Philippe Alliot (Colisão), Derek Warwick (Colisão), Martin Brundle (Colisão), Andrea de Cesaris (Rodada), Ivan Capelli (Radiador), Alex Caffi (Rodada), Ayrton Senna (Colisão) e Nigel Mansell (Rodada).


Até aquele momento, não haviam acontecido acidentes mais graves, mas na volta 19, Piquet, que passava por Martini, acabou encontrando o carro de Ghinzani, o penúltimo que ainda estava correndo e iria sair da F-1, a batida foi tão violenta que o pneu do Osella foi diretamente no capacete de Piquet, assustando qualquer um que vê o acidente.

Algumas voltas depois, houve outro acidente forte, o de Olivier Grouillard, que rodou e bateu de traseira no muro, mas tudo bem com o francês. Algumas voltas antes, Boutsen havia sido atrapalhado por Pirro, companheiro de Nannini, que se aproximou, mas depois se distanciou. A classificação até aquele momento era, Boutsen, Nannini, Patrese, Cheever, Nakajima, Lehto, Pirro, Martini, Gugelmin e Modena, a corrida corria o risco de ser terminada com metade das voltas feita, já que só sobravam 10 carros, que se tornariam 8, com o triste abandono de J.J. Lehto, que levava a Onyx mais uma vez aos pontos, e a rodada de Cheever, o últimos daqueles que iriam abandonar a F-1, que estava correndo.


O Brasil ainda tinha alguém para torcer, era Mauricio Gugelmin, que vinha para ser 7º, mas precisando de um ponto. Nas voltas finais Nakajima acabaria pressionando Patrese, fazendo volta rápida atrás de volta mais rápida, mas a corrida acabou do mesmo jeito.

RESULTADOS:

  1. Thierry Boutsen - Williams
  2. Alessandro Nannini - Benetton
  3. Riccardo Patrese - Williams
  4. Satoru Nakajima - Lotus
  5. Emanuele Pirro - Benetton
  6. Pierluigi Martini - Minardi
  7. Mauricio Gugelmin - March
  8. Stefano Modena - Brabham
VOLTA MAIS RÁPIDA: Satoru Nakajima - 1:38:480
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados

  • MELHOR PILOTO: Thierry Boutsen
  • SORTUDO: Alessandro Nannini
  • AZARADO: Nigel Mansell
  • SURPRESA: Emanuele Pirro
  • Prêmio Bônus: MITO DA CORRIDA: SATORU NAKAJIMA
Boutsen foi o único dos líderes a não rodar, e mostrou, novamente, que é um bom piloto na chuva. Nannini mal apareceu na corrida, mesmo assim terminou em segundo, com 10s de diferença para Patrese. Mansell fez o que não devia, bater, e perdeu a 3º colocação do Campeonato. Pirro levou a Benetton aos pontos, um milagre? NAKAJIMA, OUTRO MITO, JUNTO COM DE CESARIS, MARTINI E JOHANSSON, SATORU INTEGRA E FECHA ESSE QUADRO NESTE ANO, FAZENDO "MITAGEM" LEVOU A PÉSSIMA LOTUS AO 4º LUGAR, AO INVÉS DE SER JAPÔNES VOADOR, PODERIA SER JAPÔNES "NADADOR" (eu li no Continental Circus)


*Campeonato de Pilotos:
  1. Alain Prost - McLaren - 76pts
  2. Ayrton Senna - McLaren - 60pts
  3. Riccardo Patrese - Williams - 40pts
  4. Nigel Mansell - Ferrari - 38pts
  5. Thierry Boutsen - Williams - 37pts
*Campeonato de Construtores:
  1. McLaren Honda - 141pts
  2. Williams Renault - 77pts
  3. Scuderia Ferrari - 59pts
  4. Benetton Ford - 39pts
  5. Tyrrell Ford - 16pts
* - Nos descartes

Imagens tiradas do Google Imagens e Youtube

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