sábado, 14 de fevereiro de 2015

GP Memorável 26# - Itália 2000

A roda de Frentzen não está mais nessa imagem
Um dos melhores GPs da Temporada de 2000, mas infelizmente marcado por ter a última morte na F-1 do século XX. Semanas após o GP da Bélgica, o circo chegava á Monza, pra mais uma corrida na Itália. Para alegria dos tifosi, a primeira fila era da Ferrari, com Schumacher, que igualou o número de poles de Fangio, e Rubinho. A surpresa era de Villeneuve, que largava entre as duas McLarens. Na largada tudo certo para Schumacher que mantém a ponta, enquanto Barrichello e Villeneuve largam muito mal, com isso Häkkinen e Coulthard assumem a 2º e 3º colocação.

Já era esperado vários pilotos saindo na nova primeira chicane, que antes virava para a esquerda, e agora vira para a direita. Com isso, na largada 3 carros já foram para fora. Na segunda chicane, Frentzen se precipita e toca em Trulli e Barrichello, e mais tarde em Coulthard. Alguns segundos depois, Pedro de la Rosa toca em Herbert e já vem "de lado", pra capotar graças a brita, e depois bater em Coulthard. A Arrows ficou toda retorcida, e o Safety Car foi acionado.


Infelizmente, a roda de Frentzen acabou atingindo o fiscal de pista, que faleceu. Muito provavelmente, como aconteceu em Imola em 1994, sua morte foi "adiada", já que na Itália, quando alguém morre na corrida, ela tem que ser cancelada. Na relargada Schumacher exagerou em tentar diminuir a velocidade, com isso tirou Button da prova, já que o inglês desviou de Ralf e acabou encontrando o guard rail, que danificou a suspensão, que só foi quebrar na Parabólica.

Após a relargada, quem cresceu na corrida foi Zonta, que ia passando todo mundo, até chegar na disputa pelo TOP 6, que tinha Schumacher, Häkkinen, Ralf, Fisichella, Verstappen e Wurz. Na mesma hora que Zonta passava o piloto austriaco, Verstappen também passava Fisichella, que voltas depois foi ultrapassado por Ricardo. Em poucas voltas, Jos estava á frente de Ralf, que mais tarde também seria ultrapassado por Zonta.


A briga da corrida aconteceria voltas depois, entre Verstappen e Zonta, que disputaram a cada reta. Quando o brasileiro passou o holandes, a F-1 viu a maior velocidade já registrada, e não foi pelo carro do motor Honda, e sim com o carro com Supertec, da Arrows, que fez incríveis 357Km/h. Ricardo Zonta e Jos Verstappen tiveram que parar duas vezes, e o mais prejudicado foi o brasileiro, que já tinha parado antes.

Com mais da metade da prova completada, Schumacher parou, e voltou em 2º, mas voltas depois já retomava a liderança após a parada de Häkkinen. O pior pit da corrida foi de Fisichella que perdeu a chance de marcar bons pontos no Campeonato, que se encaminhava para ser final.


Schumacher venceu mais uma vez na Itália, e igualou ao número de vitórias de Ayrton Senna, e depois acabou chorando, Häkkinen terminou em segundo, Ralf fez uma corrida discreta e terminou em 3º. Verstappen terminou em 4º, Wurz em 5º, e Zonta em 6º.

RESULTADOS:

  1. Michael Schumacher - Ferrari
  2. Mika Häkkinen - McLaren
  3. Ralf Schumacher - Williams
  4. Jos Verstappen - Arrows
  5. Alexander Wurz - Benetton
  6. Ricardo Zonta - BAR
  7. Mika Salo - Sauber
  8. Pedro Paulo Diniz - Sauber
  9. Marc Gené - Minardi
  10. Gaston Mazzacane - Minardi
  11. Giancarlo Fisichella - Benetton
  12. Jean Alesi - Prost
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados

  • MELHOR PILOTO: Ricardo Zonta
  • SORTUDO: Pedro de la Rosa
  • AZARADO: Fiscal
  • SURPRESA: Jos Verstappen
Bem que eru poderia ter falado que Schumacher foi o melhor piloto da prova, mas o melhor mesmo foi Zonta, que veio de 17º para chegar a estar em 3º e terminar em 6º. de la Rosa escapou bem de sua capotagem, a última do século XX na F-1. O físcal, nem precisa falar, R.I.P. A Arrows estava muito bem na temporada, mas nessa corrida, Verstappen esteve de parabéns.

Imagens tiradas do Google Imagens

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