domingo, 8 de fevereiro de 2015

Fórmula 1 1989 - Corridas

Como qualquer ano da F-1, há corridas boas, e corridas ruim, algumas legais de assistir, outras chatas, umas emocionantes, umas não emocionantes. Peço desculpas por qualquer erro de digitação ou expressão... Então vamos lembrar um pouco dos GPs desse belo ano de 89? Lembrando que é uma retrospectiva com um pouco de descontração...


1 - BRASIL: O primeiro GP da Temporada era no Brasil, no Rio de Janeiro, local que semanas antes, Philippe Streiff ficou tetraplégico. Senna ainda alimentava seu sonho de vencer no Brasil, mas mais uma vez teve azar. Na largada acaba batendo com Patrese e Berger. O calor marcou a corrida, que teve até desmaio. Prost ficou impossibilitado de parar, por não ter embreagem. Com isso Mansell passou por Patrese e pelo francês. Gugelmin que veio lá de trás fez uma magnifica corrida, terminando em 3º.


2 - SAN MARINO: Corrida marcante, por três motivos. 1, a disputa Senna x Prost começou ali, por causa de um rompimento de acordo; 2, Berger bateu forte, e sua Ferrari pegou fogo; 3, quase que a Osella marcou seu último ponto com Nicola Larini. Além disso a corrida foi chata, Mansell começou sua sequência de abandonos, e o último acontecimento foi no pódio, quando a organização acabou esquecendo de "afrouxar" o champagne.


3 - MÔNACO: O "recomeço" do dominio de Senna no Principado, que viu uma corrida maluca, tendo as duas Brabhams em 3º e 4º, vendo uma AGS chegando perto dos pontos, a primeira, e única, classificação de Raphanel. Não houve muitas disputas, já que Senna e Prost não ficaram tão próximos. Brundle teve problemas de bateria, mas depois voltou, e ainda terminou em 6º, após ganhar 4 posições.


4 - MÉXICO: Acredito que foi a corrida mais chata da Temporada. Os únicos pontos, um pouco mais, positivos foram as duas largadas, a primeira classificação da Onyx, problemas de Prost, abandonos de Boutsen, Berger e Mansell, pódio de Alboreto e ponto da AGS com Tarquini.


5 - EUA: Primeira corrida que vimos Senna com problema, ele ainda tentou voltar, mas não dava. Prost venceu facilmente no forte calor de Phoenix. Patrese e Cheever vieram lá de trás e fizeram uma ótima corrida terminando em 2º e 3º. Danner levou a Rial aos pontos, essa foi o ponto mais importante da corrida.


6 - CANADÁ: Uma das melhores corridas, com disputas quase toda hora. Prost teve problemas no começo da corrida, Senna brigou "consigo mesmo", já que errou duas vezes a escolha dos pneus. E quando vinha na liderança, á minutos do fim, acabou abandonando. Boutsen que chegou a estar fora do TOP 10, ganhou, pela primeira vez, após passar Patrese. de Cesaris mitou e levou a Dallara ao pódio. Arnoux ganhou seus últimos pontos, Piquet conquistou seus primeiros no ano, e a Coloni, de Roberto Moreno, tinha um novo carro, que andou boa parte da corrida.


7 - FRANÇA: Outro GP marcante da Temporada, com a estreia de Jean Alesi, primeiros pontos da Onyx, uma largada confusa e um super recuperação de Nigel Mansell. Mais uma vez Senna abandonou, dessa vez 500m depois da largada. Gugelmin fez a volta mais rápida, mas ficou tantas voltas atrás que não foi contado como classificado. Mansell veio lá de trás e terminou em 2º. Alesi, o estreante chegou á estar em 2º, mas foi ultrapassado por Patrese e Mansell.


8 - INGLATERRA: A situação estava difícil para a Minardi, que corrida risco de participar da pré-qualificação, mas após o GP britânico, o que viu-se foi uma festa da equipe italiana, que colocou ambos os carros nos pontos. Ayrton Senna acabou rodando e ficando preso na caixa de brita. Patrese bateu forte, na mesma curva da rodada do brasileiro. Prost venceu mais uma, com Mansell em 2º novamente.


9 - ALEMANHA: Ayrton Senna voltou a vencer em uma corrida quase perdida, ele só teve sorte porque Prost tinha problemas há voltas do fim. Mansell mais uma vez foi ao pódio, em uma corrida marcada pelo fogo de Philippe Alliot e o acidente de Emanuele Pirro.


10 - HUNGRIA: Eu confesso que esperava mais dessa corrida, mas mesmo assim não deixou de ser emocionante, especialmente por causa de Mansell que usou retardatários para fazer as ultrapassagens mais importantes.


11 - BÉLGICA: Corrida com chuva na Bélgica sempre é boa de assistir, e quando vemos uma vitória brasileira é ainda melhor. A melhor parte da corrida foi o final, com Mansell e Prost disputando pela 2º colocação, e Mansell só não venceu por não ter motor para brigar nas retas.


12 - ITÁLIA: Outro GP chato da Temporada, as únicas coisas importante foram os abandonos de Senna e Mansell e a primeira corrida completa de Berger. Prost venceu mais uma, e se aproximava do titulo.


13 - PORTUGAL: Em outro GP legal da temporada, vimos um Ferrari mais competitiva do que a McLaren, uma Williams estreando seu novo carro, e já começando perdendo para a Minardi de Martini, que mitou ao levar pela primeira e única vez, a Minardi ao "topo" de uma corrida. Mansell fez mais uma "manseada", deu ré nos boxes e foi desclassificado, mas antes de retornar aos boxes bateu em Senna, que abandonou novamente, deixando Prost mais feliz ainda com muito mais chances de titulo. Berger ainda venceu.


14 - ESPANHA: Mais uma corrida chata, mas sua importância era tão grande que foi levada como um dos melhores GPs. Senna teve sua vitória mais fácil da carreira, tendo dificuldade apenas no começo com a pressão de Berger que terminou em 2º, e Prost fechou o pódio. Ayrton levantava a esperança de titulo, que só viria caso ele vencesse todas as últimas corridas.


15 - JAPÃO: Outra grande corrida do Campeonato, mas não entrou no nosso TOP 3 de Melhores GPs, já que seu começo não foi tão legal. Prost pulou para primeiro na largada, que o francês queimou. Apenas após da 1º parada, Senna começou a tirar a diferença para Prost, que á voltas do fim jogou o carro em cima de Senna, que voltou "irregularmente" a correr. A desclassificação de Senna foi um golpe duro para a vida do brasileiro, que perdeu o titulo para Prost que se tornou tricampeão. Nannini venceu pela primeira vez.


16 - AUSTRÁLIA: A melhor corrida do ano, é até difícil de explicar de tanta coisa que aconteceu, desde Prost abandonando a corrida por causa da chuva, á uma Minardi disputando a primeira posição com uma McLaren. Senna acabou batendo em Brundle quando, muito provavelmente, queria provar que teria ganho o Campeonato caso sua desclassificação não acontecesse. Boutsen fez uma corrida incrivel, sendo o único a não rodar. Nannini e Patrese completaram o pódio, que deveria ter um 4º posto, para Nakajima que fez uma fantástica corrida.

Esse foi o ano de 1989, agora eu termino minha "retrospectiva". Espero que tenham gostado, desde o dia 08/01/15 ao dia 08/02/15. Muito obrigado a todos que leram esta temporada inteira. Eu acho que até foi bom para aqueles, que como eu, estão com abstinência da F-1.

MINHA OPINIÃO SOBRE O CAMPEONATO:

MELHOR PILOTO DO CAMPEONATO: NIGEL MANSELL
DECEPÇÃO: EMANUELE PIRRO
SURPRESA: JEAN ALESI
MELHORES CORRIDAS: 1-AUSTRÁLIA; 2-Canadá; 3-Portugal
PIORES CORRIDAS: 1-MÉXICO; 2-Itália; 3-Espanha
NOTA DA TEMPORADA: 9,2

Foi um ano com surpresas quase toda a corrida, do jeito que eu gosto, só não tirou 10,0 por não ter tido uma vitória surpreendente; uma disputa de titulo até o final da última corrida, entre vários pilotos; e várias outras coisa. No final de tudo eu recomendo á assistir essa temporada inteira, "A Temporada que Abriu a Disputa Senna x Prost".

Obrigado por ler...



E, É CLARO, OBRIGADO SENHOR POR ME ABENÇOAR COM TUDO QUE VOCÊ ME DEU, LEITORES, SEGUIDORES E VÁRIAS OUTRAS COISAS...

Imagens tiradas do Google Imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário