terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

GP Memorável 21# - Portugal 1989


 Semanas após Monza, Senna tinha que vencer no Estoril pára manter suas chances de titulo. O começo do fim-de-semana foi bom, com pole, tendo ao seu lado Berger, 3º Mansell, 4º Prost, 5º Martini, 6º Patrese. Havia outras surpresa, além de Martini, era Roberto Moreno, largando na 15º posição com a Coloni, que prometia para a corrida.

Na largada, Senna acaba perdendo a primeira colocação para Berger. Nas outras posições tudo igual. A corrida já tinha algumas voltas dadas, quando Mansell começou a atacar Senna, que deixava Berger escapar. Mansell foi bem na ultrapassagem sobre Senna, e já começou a tirar diferença para Gerhard, que encarava uma fila de vários retardatários.


Ambos estava disputando a ponta, ao lado de retardatários, até que Berger se encaixotou sozinho, deixando o caminho livre para Mansell passar por ele, Cheever e Brundle. Voltas depois, com Mansell em 1º, 2º Berger, 3º Senna, 4º Prost, 5º Martini e 6º Patrese, Prost foi para os boxes, voltando mais rápido do que Berger e Senna, mas não do que Mansell.

Berger foi o segundo dos líderes a ir para os boxes, o austriaco ainda conseguiu voltar a frente de Prost, graças a um ótimo trabalho da equipe Ferrari. Voltas depois, foi a vez de Senna, que perdeu 6s em relação a Berger, que tinha tudo para manter a Ferrari com o primeiro e segundo lugar. Mansell parou várias voltas depois, e sua parada foi uma das mais marcantes da história da F-1, o "Leão" acabou errando os boxes da Ferrari, e deu ré para voltar, ato proibido no regulamento.


A classificação era assim: 1º Martini, isso mesmo MARTINI, levando a Minardi a primeira colocação, coisa que aconteceu apenas essa vez, com ambos, a equipe e o piloto, que não resistiu ao ataque de Berger que assumia a ponta. Martini ainda teria que parar. A disputa pela segunda colocação mais uma vez era de Senna e Mansell, mas agora tinha um detalhe diferente.


Mansell tinha recebido bandeira preta, mas não parou nos boxes, na segunda volta de novo recebeu, na terceira também, e quando recebeu na quarta vez, acabou batendo em Senna, que basicamente abandonava a disputa pelo titulo. O acidente gerou muita confusão, já que Mansell seria companheiro de Prost em 90, o francês era favorecido na disputa pelo titulo, que só seria de Senna, se ele vencesse as três últimas corridas.

Na volta 70, ambas as Williams (que estavam correndo com o carro para a temporada de 1990) abandonaram, com o mesmo problema, o superaquecimento, Patrese por causa de Martini, e Boutsen por causa de Patrese. Com isso Berger tinha chances de ganhar depois de um ano, tendo Prost logo atrás, e Johansson, JOHANSSON, JOHANSSON em 3º, 4º era Nannini que veio de 13º, 5º era Martini e 6º era Palmer.

Por incrivel que pareça, aqui no Brasil, a corrida acabou na volta 65, já que a Globo teve que passar Propaganda Eleitoral Gratuita, para as eleições de 89. Mas a corrida não mudaria depois disso, tendo como vencedor Berger. Outra coisa surpreendente foi no final, quando Johansson só apareceu para a festa do champagne... https://www.youtube.com/watch?v=3tgpjXF6eOQ


RESULTADOS: 

  1. Gerhard Berger - Ferrari
  2. Alain Prost - McLaren
  3. Stefan Johansson
  4. Alessandro Nannini
  5. Pierluigi Martini - Minardi
  6. Jonathan Palmer - Tyrrell
  7. Satoru Nakajima - Lotus
  8. Martin Brundle - Brabham
  9. Philippe Alliot - Lola
  10. Mauricio Gugelmin - March
  11. Michele Alboreto - Lola
  12. Luis Perez-Sala - Minardi
  13. René Arnoux - Ligier
  14. Stefano Modena - Brabham
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados.


  • MELHOR PILOTO: Nigel Mansell
  • SORTUDO: Alain Prost / Gerhard Berger
  • AZARADO: Ayrton Senna
  • SURPRESA: Nenhum
  • Prêmio Bônus: MITO DA CORRIDA: STEFAN JOHANSSON / PIERLUIGI MARTINI
O Mansell deveria ter vencido essa corrida, era o melhor piloto na pista, mas acabou fazendo "cagada". Prost mais uma vez beneficiado com os problemas de Senna, Berger conseguiu vencer após o acidente, já que na minha opinião ele iria perder a corrida para Mansell. Senna mais uma vez hem... AGORA OS MITOS DA CORRIDA (SÓ NÃO É MAIS MITO QUE DE CESARIS), STEFAN JOHANSSON LEVOU A ONYX DE 12º PARA 3º SEM PARADAS. E O QUE FALAR SOBRE A PESSOA QUE LEVOU A MINARDI A LIDERAR PELA PRIMEIRA E ÚNICA VEZ UM GP, OUTRO MITO...


Campeonato de Pilotos
  1. Alain Prost - McLaren - 77pts
  2. Ayrton Senna - McLaren - 51pts
  3. Nigel Mansell - Ferrari - 38pts
  4. Riccardo Patrese - Williams - 28pts
  5. Thierry Boutsen - Williams - 24pts
Campeonato de Construtores
  1. McLaren Honda - 128pts
  2. Scuderia Ferrari - 53pts
  3. Williams Renault - 52pts
  4. Benetton Ford - 22pts
  5. Tyrrell Ford - 13pts
Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário