100º POST
Peço desculpas por ter falado que escreveria sobre o GP da Bélgica de 2009, mas acabei decidindo não fazer isso, porque a corrida era chata, cheguei assistir até a metade, e não vi nenhuma grande acontecimento, além, é claro, do Fisico em 2º.
Nos treinos Frentzen, que disputava o titulo, fez a pole, enquanto Coutlhard ficou em segundo, 0.266s atrás do alemão. Mika largava em 3º, Ralf em 4º, Panis em 5º, Fisichella em 6º, Hill em 7º, Villeneuve em 8º, Irvine em 9º e Trulli em 10º. Uma coisa curiosa aconteceu na largada, todos os líderes acabaram queimando ele, por causa de problemas nas luzes de largada.
Na verdadeira largada houve um grave acidente, Hill teve problemas elétricos logo na 2º curva, muitos conseguiram desviar, mas acabou sobrando para Diniz, que foi atingido por Wurz. O brasileiro acabou capotando e tendo grandes chances de quebrar o pescoço, já que o santantônio da Sauber não resistiu, e quebrou. Voltas depois a corrida foi reiniciada, tendo como líder Frentzen, Häkkinen em 2º, Coulthard em 3º e 4º em Ralf Schumacher.
Na volta 10 houve o primeiro acidente, entre Zanardi e de la Rosa, o azarado foi o italiano que abandonou. A chuva veio quando os 4 primeiros estavam a menos de 2s de diferença. O pior foi para Mika Häkkinen, o pior em chuva, o finlandes teve que parar, mas se deu mal, já que voltas depois, a chuva acabou. Enquanto isso, Ralf Schumacher passava o carro nº 2 da McLaren.
A chuva vinha, e parava, o azarado era Häkkinen, que ficou para trás, enquanto seus rivais iam lá na frente. Na primeira parada de Irvine, a Ferrari tacou fora a provável vitória, já que acabaram esquecendo de trazer o pneu tarseiro direito para Irvine, que saiu atrás de seu rival, Mika. O irlandês estava muito mais rápido do que o campeão, que acabou cedendo.
Ralf já tinha parado, então Frentzen e Coulthard eram os únicos lideres que não haviam ido para os boxes, por isso mesmo foram para o pit juntos, ambos voltando a frente de Schumacher. A alegria de Frentzen não duraria 2 curvas, já que o alemão parou com problemas elétricos.
A corrida era incrível até aquele ponto, com chuva e sol, chuva e sol, e quem se dava mal era Häkkinen e Irvine, que ficavam para trás. Na volta 37, Coulthard acabou escapando e batendo, com isso Schumacher ia para a ponta, que não durou 5 voltas, já que o piloto da casa foi para os boxes.
Fisichella, que já tinha rodado 3 vezes, estava em 1º, Ralf em 2º, Herbert em 3º, Trulli em 4º e.... Badoer, BADOER,
BADOER, BADOER em 5ºº. Giancarlo rodaria 4 voltas após o abandono de Salo, em sua última corrida na Ferrari, e dessa vez não conseguiria voltar. Fisico se desesperava após perder a chance de sua primeira vitória.
Mas seu desespero seria superado pelo de Luca Badoer, que vinha em 4º. O piloto da Minardi estouraria seu motor e perderia a chance de pontuar pela primeira vez com a Minardi. Seu choro era tão grande, que até o fiscal de pista tentou o consolar. Esses sem dúvida foi o momento mais triste da Temporada, e o mais marcante da carreira de Luca, um dos meus pilotos preferidos.
Enquanto isso, lá na frente, Ralf estourava seu pneu, e perdia as chances de vencer, e Herbert aparecia em 1º, com Trulli em 2º, Barrichello em 3º, Ralf em 4º, Villeneuve em 5º e Gené em 6º. O canadense teria seu 12º abandono em 14 GPs. Com isso o espanhol se tornava 5º, com Irvine e Häkkinen disputando a 6º colocação.
O final da corrida foi emocionante, com duas brigas, deixando a TV alemã boba, sem saber em qual mostrar. Barrichello batalharia com Trulli até a última curva, enquanto Häkkinen conseguiria passar Irvine, por causa de um erro do piloto da Ferrari. Herbert conseguiu sua 3º e última vitória, enquanto Trulli seu primeiro pódio. Häkkinen ainda passou Gené, e conquistou dois pontos.
RESULTADOS:
- Johnny Herbert - Stewart
- Jarno Trulli - Prost
- Rubens Barrichello - Stewart
- Ralf Schumacher - Williams
- Mika Häkkinen - McLaren
- Marc Gené - Minardi
- Eddie Irvine - Ferrari
- Ricardo Zonta - BAR
- Olivier Panis - Prost
- Jacques Villeneuve - BAR
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados.
- MELHOR PILOTO: Ralf Schumacher
- SORTUDO: Mika Häkkinen
- AZARADO: Ralf Schumacher
- SURPRESA: Marc Gené
- Prêmio Bônus - MITO DA CORRIDA: LUCA BADOER
O alemão fez uma linda corrida, passando os postulantes ao título e tendo azar de estourar seu pneu, só venceria pela primeira vez, dois anos depois. Nunca vi uma corrida tão péssima de Mika Häkkinen, que teve sorte, porque a pista secou no fim, dando chances ao futuro bi conquistar pontos. Gené fez uma linda corrida, e surpreendeu, conquistando seu primeiro ponto. MAIS UM MITO DA CORRIDA, LUCA BADOER FOI INCRÍVEL, MOSTRANDO SEU TALENTO, LEVANDO UMA MINARDI AOS PONTOS, PENA QUE ABANDONOU, E SEU CHORO? COMO EXPRESSAR? TRISTE...
Imagens tiradas do Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário