segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

GP Memorável 8# - EUA 1990


Numa pole conquistada na sexta-feira, estava Gerhard Berger, em sua primeira corrida pela McLaren, seguido por Pierluigi Martini (isso mesmo) pela Minardi, logo depois outra surpresa, Andrea de Cesaris com a Dallara, em 4º Jean Alesi, que tinha participado de poucas corridas em 1989, pela mesma Tyrrell. Senna largaria apenas em 5º, Piquet em 6º, Prost em 7º, Boutsen em 9º, Patrese em 12º, Mansell em 17º e Nannini apenas na 22º colocação. Toda essa confusão foi por causa da chuva de sábado, "dando" a pole para Berger.

Na largada o mundo da F-1 se surpreende, Jean Alesi de 4º foi para 1º, seguido de Berger, de Cesaris e Senna. Patrese ainda tocaria na largada e perderia o bico. Boutsen largou bem, e pulou para 6º, já que Martini já ficava para trás com a "competitiva" Minardi.


Senna já era o 3º deixando de Cesaris para trás, piorando a vida de Piquet que tinha Boutsen e Prost logo atrás. Voltas depois, já com Alesi muito afrente, Berger errou e bateu, dando a 2º colocação a Senna, que tinha a chance de ir para cima de Jean. Berger voltaria a corrida, mas voltaria em uma péssima hora, atrapalhando Boutsen, deixando Prost passar. de Cesaris já tinha perdido as posições e abandonaria com problemas no motor, já Prost, enquanto estava no meio de Piquet e Boutsen, teve problemas e abandonou.

Ayrton já tinha chegado em Alesi, e na disputa pela 1º posição duelariam frente a frente, com Alesi não se intimidando com o campeão, por duas voltas o brasileiro e o francês disputaram o primeiro posto, que ficou com o futuro bicampeão.


Nas voltas finais a classificação tinha Senna como líder, Alesi em 2º, Boutsen, que passou Piquet, em 3º, Piquet em 4º, Mansell em 5º e Modena em 6º. O motor Ferrari de Mansell estouraria, e o "Leão" abandonaria, deixando Senna abrir no Campeonato em cima de seus principais rivais: Prost, Berger e Mansell. A 6º posição ficaria com Nakajima, na Tyrrell, para alegria do "Tio Ken" que tinha seus dois carros nos pontos.

No final da corrida ouvimos o tema da vitória, e tivemos uma surpresa, Alesi no pódio.


RESULTADOS DA CORRIDA:

  1. Ayrton Senna - McLaren
  2. Jean Alesi - Tyrrell
  3. Thierry Boutsen - Williams
  4. Nelson Piquet - Benetton
  5. Stefano Modena - Brabham
  6. Satoru Nakajima - Tyrrell
  7. Pierluigi Martini - Minardi
  8. Éric Bernard - Lola
  9. Riccardo Patrese - Williams
  10. Michele Alboreto - Arrows
  11. Alessandro Nannini - Benetton
  12. Bernd Scheneider - Arrows
  13. Roberto Moreno - EuroBrun
  14. Mauricio Gugelmin - Leyton House
MINHA OPINIÃO:                                      NOTA: 8,5

Uma corrida um pouco fraca, eu esperava mais, mas tudo bem, pelo menos vi o primeiro pódio de Alesi, e surpresas no grid, e também uma boa disputa pela primeira posição.

  • MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
  • SORTUDO: Satoru Nakajima
  • AZARADO: Gerhard Berger
  • SURPRESA: Jean Alesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário