quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

GP Memorável 10# - San Marino 1989


Continuando minha "série" da temporada (inteira, talvez) de 1989, a F-1 estava em Imola para fazer a segunda corrida de um dos Campeonatos com mais surpresas no pódio, porém em San Marino não houve surpresas, e sim preocupação.

Depois da vitória de Mansell, em uma Ferrari, a F-1 voltaria a normalidade em Imola, com as McLaren na primeira fila. Em 3º aparecia o "Leão", 4º Patrese, 5º Berger e 6º Boutsen. Na largada tudo sai normal, Senna pula na frente e se mantém em primeiro, da mesma forma os outros pilotos iam mantendo suas posições. Capelli que largou em 13º pulou para 7º, mas a alegria do italiano acabaria em 2 voltas, após bater. Era apenas a abertura da 4º volta, e já 3 pilotos estavam fora da corrida, Capelli, Alliot e Dalmas, os dois últimos nem sequer largaram com problemas elétricos.


A corrida tinha acabado de começar, e na 4º volta teve o susto, Gerhard Berger bateu forte na Tamburello e acabou explodindo. O austríaco acabou saindo com queimaduras nos braços, nas mãos e nas costas, nada que podia tirar ele do GP de Mônaco. Mansell companheiro de Berger, chegou ficar branco de tanta preocupação (ou seria medo do "Leão").


Acabei esquecendo de mencionar, mas Prost e Senna tinham feito um trato antes da corrida, que nenhum deles deveria ameaçar o outro nas primeiras voltas, para primeiramente distanciar dos carros que poderiam botar maior risco nas McLarens, Ferrari e Williams. Na 1º largada Prost obedeceu, não foi para cima do brasileiro, que na 2º largada... acabou passando o companheiro logo na Tosa, na primeira volta, lembrando que na largada Prost largou melhor em pulou pra ponta.


A corrida ia tomando sua forma, e o ia mostrando como iria ser o campeonato, domínio total das McLarens, que continuavam a frente de Patrese (4º, juntando os tempos) e Mansell (3º). O inglês sofria para passar o italiano, que na volta 21 tem problemas de motor e abandona. Duas voltas depois o "Leão" teria problemas com a caixa de câmbio e também abandonaria.


Senna e Prost já tinham a corrida nas mãos, com isso o francês partiu pra cima de Senna, que escapou facilmente, deixando a corrida sem nenhuma outra briga importante. Os olhares eram voltados á um pequeno italiano que levava uma nanica Osella á um 7º posto, mas acabaria saindo da pista e batendo.


No fim de tudo Senna venceria sua primeira em 89, seguido de Prost, Nannini, Boutsen, Warwick e Palmer.   A corrida seria marcante também no pódio, quando a organização acabou esquecendo de "afrouxar" a "rolha" do champagne, deixando uma imagem um tanto quanto interessante. Apenas Senna conseguiu abrir, enquanto Prost desistiu, Nannini chegou a pedir ajuda, mas quando viu os pilotos da McLaren saindo do pódio, também desistiu.


RESULTADOS

  1. Ayrton Senna - McLaren
  2. Alain Prost - McLaren
  3. Alessandro Nannini - Benetton
  4. Thierry Boutsen - Williams
  5. Derek Warwick - Arrows
  6. Jonathan Palmer - Tyrrell
  7. Alex Caffi - Dallara
  8. Gabriele Tarquini - AGS
  9. Eddie Cheever - Arrows
  10. Andrea de Cesaris - Dallara
  11. Johnny Herbert - Benetton
  12. Nicola Larini - Osella
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados

Minha Opinião Sobre a Corrida - NOTA: 8,1

  • MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
  • SORTUDO: Gerhard Berger
  • AZARADO: Alain Prost
  • SURPRESA: Nicola Larini
Senna venceu facilmente, uma corrida que só perdeu no quesito "Fechamento com Chave de Ouro", já que seu final foi bem chatinho. Apesar do acidente, Berger teve uma coisa que Senna não teve, sorte. Prost tinha tudo para vencer casso Senna obedecesse o acordo, mas.... Larini ia levando uma Osella, OSELLA em uma 7º posição, e ainda tinha chances de ponto, mas bateu.

Imagens tiradas do Google Imagens

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