terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Equipe Memorável 10# - Ferrari 1984 - 1988


Nos últimos dias tenho visto videos que mostram muito Michele Alboreto, por isso decidi fazer um "Equipe Memorável" sobre a sua época na Ferrari.


Depois de 2 ótimas temporadas, Michele Alboreto foi chamado pela a Ferrari para correr no lugar de Patrick Tambay, e ficar ao lado de René Arnoux. No primeiro GP, no Brasil, ambas as Ferraris abandonam, mostrando o quão seria difícil o ano. Na África do Sul, Arnoux abandona novamente, e Alboreto termina na péssima 11º colocação, mas em Zolder, Alboreto vence com Arnoux em 3º. Nas próximas corridas, Alboreto continuaria a abandonar, enquanto isso, Arnoux conquistou outros 2 pódios. Alboreto voltaria a pontuar em Mônaco, após a desclassificação das Tyrrells. Arnoux ainda iria para o pódio no GP de Dallas, na qual já falei aqui. Alboreto ainda estava mal no campeonato, mesmo assim não desanimou, e conquistou 3 pódios, um 3º lugar na Áustria, um 2º na Itália e no GP da Europa. No final do campeonato Alboreto se encontrava na 4º posição com 30,5 pontos, enquanto Arnoux estava em 6º com 26,5 pontos. A Ferrari terminou seu ano em 2º com 57,5 pontos, quase 100 pontos atrás da McLaren.


Em 1985 a Ferrari mantém a mesma dupla de pilotos, que começa bem, com um 2º e 4º postos no Brasil, mas... Arnoux saiu da F-1. A Ferrari foi atrás de outro piloto que ainda não tinha um contrato, e achou Stefan Johansson. Alboreto voltaria a ser 2º em Portugal, mas abandonaria em San Marino, corrida na qual Johansson chegou a liderar nas voltas finais, graças a pane seca de Senna, mas a felicidade do sueco acabou ... a Ferrari teve pane seca. Alboreto voltaria a ser segundo em outros dois GPs do Campeonato, Mônaco e  Grã-Bretanha. Johansson conquistaria seu primeiro pódio no Canadá, e depois no Leste dos EUA, Johansson se manteria firme no Campeonato, mesmo sem pódios, mas mantendo uma boa constância. Alboreto venceria no Canadá e na Alemanha, e essas seriam suas últimas duas vitórias. Com elas ele assumiu a ponta do Camponato, parecia que o jejum de 32 anos sem titulos de pilotos italianos iria acabar, mas não acabou. Nas últimas 5 provas, Alboreto teve 5 abandonos, enquanto Prost fez jus o seu apelido: Professor. Michele ficou em 2º com 53 pontos, Arnoux em 19º com 3 e Johansson em 7º com 26 tentos. A Ferrari ficou com 82 pontos, em 2º posto.


Para a temporada de 1986 a Ferrari tinha em seus planos contratar Stefan Bellof, que infelizmente faleceu nos 1000Km de Spa, por isso renovou com Stefan Johansson, que surpreendeu a todos depois de fazer uma temporada melhor do que a de Alboreto. Michele só terminou numa 9º com 14 pontos, teve um 2º posto na Áustria como melhor resultado, enquanto isso, Johansson levava a Ferrari a quatro pódios, todos com 3º lugar, na Bélgica, Áustria, Itália e Austrália. No final do Campeonato, a McLaren chamou Johansson, enquanto a Ferrari pegou a surpresa do ano, Gerhard Berger. Johansson terminou na 5º posição com 23 pontos, e a Ferrari fechou o ano apenas em 4º, com 37 pontos.


Berger começou bem a temporada de 1987, com um 4º lugar, enquanto Alboreto só terminou em 8º, porém em San Marino, Alboreto conquistou um 3º posto, o italiano fez o mesmo em Mônaco, e só foi ao pódio novamente na Austrália, com um 2º posto, porém abandonou 10 das 16 provas. Já Berger, ficou com um jejum no meio do campeonato, mas não tão grande como o de Alboreto, no fim do ano, Berger conquistou as 2 últimas corridas de 1987, terminando em 5º com 36 pontos, e Alboreto terminou em 7º com 17 pontos. A Ferrari ficou com outro 4º lugar, com 53 pontos.


O começo de 1988, foi novamente bom para Berger, dessa vez com um 2º lugar, enquanto Alboreto ficava em 5º. A temporada seria de pleno dominio da McLaren, nem por isso Berger ficou disputando apenas 5º ou 4º lugar, ele conquistou facilmente o 3º posto, com 41 pontos, conquistados com 5 pódios, entre eles uma vitória, após o abandono de Prost e o acidente de Senna, o austriaco ficou 46 pontos atrás de Prost, e 14 a frente de Boutsen. Já Alboreto ficou em 5º, após ter 3 pódios, dois com 3º lugar, e um com 2º (Itália), Alboreto fechou seu último ano na Ferrari com 24 pontos. Já a Scuderia terminou em 2º com 65 pontos.

Esse ainda era o começo de uma era difícil da Ferrari, cheia de fracassos até mesmo com grandes pilotos como: Berger, Prost, Mansell, Schumacher (até 2000).

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