domingo, 18 de janeiro de 2015

Coluna Semanal 3# - Talentos Perdidos - Parte 1



A F-1 é marcada por vitórias, titulos, pódios e várias outras coisas, mas existem pilotos que não conseguiram ter, ou chegar, a esse patamar, muitas vezes por causa dos carro, que impossibilitavam que esses talentos tivessem certos resultados.


Nos anos 50 vimos dois talentos em especial, que não conquistaram titulos, o primeiro é o eterno 2º de Fangio, Stirling Moss, que teve 16 poles, 16 vitórias e 19 voltas mais rápidas, mas acabou sendo 4 vezes vice, e três vezes 3º colocado. Uma das vezes que Moss terminou a frente de Fangio, foi na Mille Miglia de 55, com um tempo recorde de 10h e 8m. O segundo piloto já falei sobre ele aqui, Peter Collins, que alegou ser jovem demais para ganhar um título, o inglês ainda se não tivesse morrida, teria boas chances de levantar o caneco no fim do ano, e talvez em 1961, ano que outro talento acabou morrendo.


O primeiro talento alemão foi Wolfgang Alexander Albert Eduard Maximilian Reichsgraf Berghe von Trips, que estreou em 1956, na própria Scuderia Ferrari, a mesma equipe que anos depois ele acabaria morrendo, precisando de um ponto para conquistar o título que ficou com Phil Hill.

Nos anos que se passaram a F-1 viu grandes pilotos vindo e indo, alguns de forma triste, e mesmo assim pilotos como Dan Gurney, Pedro e Ricardo Rodriguez, Bruce McLaren e Lorenzo Bandini. Infelizmente apenas 1 desses 5 que eu citei estão vivos atualmente, com 83 anos, Gurney teve 4 vitórias e 19 pódios, conquistando duas vezes um 4º lugar no Campeonato Mundial.


Os "Hermanos Rodriguéz", acabaram tendo 2 vitórias, ambas com Pedro, que faleceria em 1971, em uma prova de turismo em Norisring, enquanto seu irmão caçula se tornou o piloto mais jovem a falecer na F-1, com apenas 20 anos. Pedro correu na Ferrari, Lotus, Cooper e BRM, tendo 7 pódios e 71 pontos, tinha um belo futuro pela frente, mas esse futuro foi terrivel para ele... Ricardo conquistou apenas 4 pontos, também pela Ferrari, e tinha chances de pelo menos algumas vitórias.


Bruce McLaren, o fundador da 2º equipe mais vencedora da F-1, teve apenas 4 vitórias e 27 pódios. Tinha boas chances de correr até meados dos anos 70, época na qual a McLaren começaria a crescer na F-1, conquistando 2 títulos. Leslie morreu com apenas 32 anos.


O último de nossa lista é Lorenzo Bandini, talento italiano. Morreu com 33 anos no Principado de Mônaco, tendo apenas 1 vitória, na Áustria em 64, Lorenzo tinha 8 pódios e 1 pole, mas nunca disputou títulos, que tres anos depois Jack Ickx teria chances com a Ferrari.

Então é só isso por hoje galera, da próxima vez, os talentos da década de 1970, que são muitos (eu acho), e que tomaram mais tempo de mim escrevendo do que dessa vez.

Obrigado por ler

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário