quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

GP Memorável 14# - Canadá 1989



No dia 18 de julho aconteceu um dos melhores GPs da temporada, senão o melhor. A primeira fila era mais uma vez da McLaren, mas agora com uma inversão, Prost largava na ponta, com Senna em 2º, 3º Patrese, 4º Berger, 5º Mansell, 6º Boutsen.

A chuva já diminuia na volta de apresentação, e diminuiria mais ainda quando a largada foi abortada, já que o motor de Boutsen apagou. Na 2º largada, Mansell e Nannini decidiram parar nos boxes para colocar pneus de pista seca, mais tarde ambos seriam desclassificados por saírem do pit lane quando a luz ainda estava amarela.


Prost manteve a ponta na largada, seguido de Senna e Patrese. Na 2º volta Prost já para o boxe, enquanto Senna assumia a ponta. A pista secava cada vez mais, com isso Ayrton também foi obrigado a parar, Patrese foi para a liderança, seguido por Boutsen, que foi ultrapassado por um arrojado Berger, que foi para cima de Patrese, infelizmente Gerhard teria problemas na caixa de velocidade e abandonaria na volta 6.

A surpresa estava em 4º, era Philippe Alliot, na Lola, ele tinha acabado de ser ultrapassado por Senna, que começou a ter dificuldades e/ou vantagem, a cada volta a pista mudava, ás vezes secava, ás vezes chovia. Boutsen foi para os boxes, e colocou novamente os pneus de chuva, voltando atrás de Senna. Warwick que  tinha se tornado 4º, com a parada de Boutsen, foi para cima de Alliot, e o passou.

Primeira corrida com o novo carro da Coloni
A chuva já tinha levado embora Alboreto, Martini, Modena, Cheever, Tarquini e Peréz-Sala. Isso sem contar os problemas nos carros de Prost, Berger e Gugelmin. Lá pela volta 25 uma tempestade caiu sobre a Ile de Notre-Dame, desfavorecendo Senna, que teve que parar, logo após ser ultrapassado por Warwick.

Boutsen voltou a parar e voltou apenas na 10º posição, era basicamente o fim da sua corrida, já que ele não teria chances de chegar ao pódio. Um disputa que estava eletrizando a corrida era a de Larini, Caffi e de Cesaris, todos italianos, o vencedor dessa disputa foi o mito dos acidentes, "de Crasheris".

René Arnoux conquistou seus últimos pontos

Com a forte chuva outros pilotos abandonariam, Alliot, Capelli e Palmer, e olha que Larini abandonou com problemas elétricos. Um nome que crescia na corrida era o de Piquet, que ia para o ataque de Arnoux, que seria ultrapassado. Ainda no meio da corrida, Roberto Moreno perderia sua roda dianteira direita, e quase abandonaria, mas voltou a corrida para experimentar o carro novo.

Este foi o motivo da DSQ de Johansson, uma linha ficou presa em seu aerofólio
Patrese começou a perder desempenho, e teve que parar, voltando em 3º, atrás de Senna. O novo líder era Derek Warwick, que liderava seu primeiro GP, mas sua felicidade duraria 4 voltas, já que Senna o passaria, e o inglês teria que abandonar com problemas no motor.

A corrida já estava basicamente definida, Senna em primeiro, 2º Patrese, 3º Boutsen, 4º de Cesaris, 5º Piquet, 6º Arnoux. Há 10 voltas do fim, Boutsen começaria a tirar muito de Patrese, e faria uma última disputa da corrida, que mais tarde valeria a vitória, Boutsen passou Patrese, que ainda estava com problemas no carro.


Falatavam 4 minutos para o termino da prova, e Ayrton Senna ia na liderança, para colocar 7 pontos entre ele e Prost, mas aconteceu o impossível, e o motor Honda o traiu, quebrando á minutos do fim. Parecia que o Brasil tinha abandonado a corrida, já que Moreno já tinha abandonado, mas tinhamos ainda Piquet, que batalhava por uma 3º colocação com de Cesaris, mas o Nelson não conseguiria, e se contentou com o ótimo 4º lugar, já que a Lotus começou a sua decadência.


Boutsen venceria pela primeira vez, e após 17 anos a Bélgica voltaria a ter uma vitória na F-1, Patrese pela terceira vez seguida terminou em 2º, Andrea de Cesaris levou a Dallara para o pódio, um feito respeitavel, da mesma forma a de Piquet, que levou a Lotus á 4º colocação. René Arnoux, quase sempre ficou em 6º, mas acabou em 5º, conquistando seus últimos 2 pontos, Alex Caffi ainda terminaria em 6º, tirando Senna da zona de pontuação.

RESULTADOS:

  1. Thierry Boutsen - Williams
  2. Riccardo Patrese - Williams
  3. Andrea de Cesaris - Dallara
  4. Nelson Piquet - Lotus
  5. René Arnoux - Ligier
  6. Alex Caffi - Dallara
  7. Ayrton Senna - McLaren
  8. Christian Danner - Rial
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados

  • MELHOR PILOTO: Thierry Boutsen
  • SORTUDO: Roberto Moreno
  • AZARADO: Ayrton Senna / Riccardo Patrese
  • SURPRESA: Nelson Piquet
  • Prêmio Bônus - MITO DA CORRIDA: Andrea de Cesaris
Boutsen sempre foi bom piloto na chuva, e nesse GP não foi diferente, veio do 10º lugar para vencer. Moreno teve sorte para rodar 57 voltas com a carroça da Coloni. Senna abandonou quando tinha tudo para vencer e reassumir a ponta do Campeonato, Patrese também foi azarão poque esteve na liderança metade da prova, para na outra metade perder ritmo. Piquet levou a Lotus ao 4º lugar, não há mais nada a declarar. O MITO DA CORRIDA MERECE SER ESCRITO EM NEGRITO, E COM CAPS, ANDREA DE CESARIS LEVOU A DALLARA AO PÓDIO, MESMO RODANDO, SAINDO DA PÍSTA, PASSANDO E SENDO ULTRAPASSADO, POR ISSO ELE É MITO, ANDREA DE CESARIS, DESCANSE EM PAZ.


Campeonato de Pilotos
  1. Alain Prost - McLaren - 29pts
  2. Ayrton Senna - McLaren - 27pts
  3. Riccardo Patrese - Williams - 18pts
  4. Thierry Boutsen - Williams - 13pts
  5. Nigel Mansell - Ferrari - 9pts
Imagens tiradas do Google Imagens

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