|
Alessandro Nannini |
Alessandro Nannini nasceu em Siena na Itália em 7 de julho de 1959. Inicio sua carreira no motocross e passou pelo rali até chegar a F-1 em 1986.
Estreou no GP Brasil de 1986, pela Minardi, que já o apoiava desde 1982. O começo de Nannini é desastroso, não completa 15, isso mesmo 15, das 16 provas. Apenas no México, Nannini consegue um 14º lugar. Nem ele nem de Cesaris pontuaram.
|
Nannini em sua Minardi |
Em 1987, Nannini se mantém na Minardi e pouco faz novamente. Nas 8 primeiras provas não termina, na Hungria termina em 11º, na Itália em 16º e em Portugal em 11º. Mesmo assim a Benetton faz uma aposta arriscada, tira e aposenta Teo Fabi e coloca o italiano.
O começo de 1988 é desastroso, Nannini tem problema no motor e não termina. Em San Marino o italiano conquista seu primeiro ponto com um 6º lugar. Voltaria a pontuar na França e conseguiria um pódio no espetacular GP da Grã - Bretanha de 1988, ainda voltaria a outro pódio no "ano McLaren", no GP da Espanha. Nannini ainda conseguiria um 5º lugar no Japão. Com isso Nannini fecha o campeonato em 10º.
|
Nannini no pódio no GP do Japão de 1989 |
No ano de 1989, Nannini seria o primeiro piloto, já que Boutsen foi para a Williams. No Brasil termina em 6º e consegue um 3º em San Marino. Nannini teria que esperar mais alguns GPs para pontuar novamente. No GP da Grã-Bretanha, Nannini consegue um 3º, na Bélgica um 5º e no Estoril um 4º. No Japão a disputa do titulo estava entre Senna e Prost. Prost bate em Senna que é desclassificado dando a vitória para Nannini em sua Benetton. Na Austrália Nannini ainda conseguiria um 2º lugar. Ao final do ano, Nannini fica em 6º com 32 pontos
|
Piquet pilotando a Benetton de 1990 |
Em 1990 a Benetton manteria Nannini. O começo do ano derradeiro da vida de Nannini foi terrível, mas em San Marino volta a ter outro pódio, no México consegue um 4º e na Alemanha um 2º e um 4º na Bélgica. Os seus dois úlimos resultados na F-1 seriam um 6º e um pódio na Espanha com um 3º lugar. Após o GP da Espanha, Nannini sofreria um acidente de helicóptero, comprometendo seu braço direito. Nannini perderia a vaga para Moreno nos GPs seguintes e o brasileiro aproveitou para impressionar os dirigentes da Benetton, fechando as portas para sempre para Nannini que nunca mais retornou a F-1, mesmo após ótimos resultados em outras competições nos anos seguintes.
O que eu penso: Na minha opinião Nannini foi um dos melhores pilotos injustiçados. Nannini provavelmente se manteria na Benetton nos anos seguintes e sem dúvida não daria espaços para a entrada de Schummy na Benetton, no final de 91. Infelizmente acabou sofrendo um grava acidente de helicóptero, tendo seu braço seriamente danificado.
NOTA: 8,9
Nenhum comentário:
Postar um comentário