|
Olivier Panis, 48 anos |
No dia do aniversário de Panis (48 anos), nada mais justo do que fazer o piloto memorável sobre ele. O francês natural de Lyon estreou na F-1 em uma equipe francesa, a Ligier em 1994.
Vinha em um ano difícil de 94, sem marcar pontos, não estava agradando a equipe, na verdade nenhum dos três pilotos a mais do que Panis no ano não agradaram a Ligier. Mas isso mudaria no confuso GP da Alemanha, após seu primeiro pódio ao lado de Bernard seu companheiro. Na Hungria voltaria a pontuar, mas novamente iniciaria uma má fase, pontuando apenas no GP da Austrália.
|
Panis em sua Ligier em 1995 |
Em 1995 continua na Ligier, agora com resultados melhores beirando os pontos. Olivier pontuaria na Espanha, no Canadá, na Inglaterra, na Hungria e no Japão. No último GP, Olivier aproveita os problemas dos adversários e chega em 2º, cruzando a linha de chegada com o carro fumaceando desde a antepenúltima volta e tomando duas voltas do vencedor Hill.
|
Panis comemora sua única vitória na F-1 |
As expectativas para 1996 eram maiores, após um bom ano de 1995, Olivier esperava um carro melhor. Começa bem com um 7º na Austrália, um 6º no Brasil e um 8º na Argentina, até ai tudo bem, mas viria uma fase difícil. Panis não termina o GP da Europa, de San Marino, da Espanha e do Canadá, mas no meio deles teve o GP de Mônaco, o melhor GP de Panis. Após vários e vários abandonos e acidentes, Panis aparecia em 1º seguido de Coulthard, Herbert, Frentzen, Irvine, Salo e Häkkinen. Mas um acidente depois da Loew' s faz o GP de Mônaco de 1996 entrar para a história, Irvine rodou e quando voltou ao lado certo foi atingido por Salo e Häkkinen. Havia apenas 4 carros na prova e Panis venceria recebendo pressão de Coulthard. No resto do ano Olivier só pontuaria na Hungria.
|
Seu terrível acidente em Montreal |
Depois que Prost comprou a Ligier e fundou sua equipe, esperava-se duras batalhas com Panis, após sua vitória. Isso estava se concretizando após um 5º lugar na Austrália, um 3º no Brasil, um 4º Mônaco e um 2º na Espanha, mas no Canadá... Panis sofre forte acidente e quebra a perna ficando fora por 7 corridas. Quando retorna, retorna com um 6º lugar no GP de Luxemburgo (realizado na Alemanha). Não pontuaria no Japão e nem no GP da Europa.
|
Prost de 1999 |
Em 1998 tem péssimo ano, sem conseguir pontos, e com um 9º lugar como melhor posto. Em 1999 consegue estar nos pontos no Brasil e na Alemanha, e só. Em 2000 foi o píloto de testes da McLaren. Em 2001 conquista pontos no Brasil e na Áustria e mais uma vez tem péssimo ano. Na BAR desde 2001, Panis começa sem terminar as 7 primeiras corridas de 2002, mas pontuaria na Inglaterra e na Itália.
|
Toyota de 2004, último carro de Panis na F-1 |
Em 2003 entra em uma nova equipe, a Toyota, e continua mal. Pontua no Canadá, na França e na Alemanha. No seu último ano Panis conquista dois 8ºs lugares, em Mônaco e na Bélgica e um 5º no GP americano. No final de 2004 anuncia sua aposentadoria.
O que eu penso: Panis mostrou potencial logo quando a Ligier começou a ter "carro" em 95, e conquistaria sua única vitória em Monte Carlo, em 97 na Prost estava tendo bom ano até seu acidente, e como vários pilotos após seu acidente decaiu.
NOTA: 8,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário