terça-feira, 23 de setembro de 2014

Equipe Memorável 7# - BAR 1999 - 2001



 Após a compra a Tyrrell, no final de 1998, pela BAT (British American Tobacco), surgia uma nova equipe na F-1, a British American Racing, mais conhecida como BAR. Para sua estreia em 1999, trás uma barganha de dinheiro a F-1, e também Jacques Villeneuve para a equipe. A equipe logo fez um pedido a FIA, gostaria de correr com carros de cores diferentes, mas como o pedido foi negado... apareceu na F-1, um dos carros mais feios da história (na minha opinião), dividindo de um lado o branco da Lucky Strike, e do outro o azul, na qual até hoje não sei do que é.


Além do campeão de 1997, a BAR chama também o brasileiro Ricardo Zonta. O começo é péssimo sem terminar as duas primeiras provas com os dois pilotos, e perdendo um em um forte acidente no Brasil. Salo foi chamado para o lugar de Zonta, e conseguiu o 7º lugar em San Marino, ainda na sua passagem Salo terminaria em 8º na Espanha. Agora você deve estar se pensando, se Salo conseguia chegar perto dos pontos, provavelmente Villeneuve estava pontuando. Nada disso, Villeneuve não terminou as 11 primeiras provas do campeonato, desde Melbourne até Budapeste. Na Bélgica o canadense leva a BAR ao 15º lugar e na Itália a um 8º lugar, seu melhor posto no ano, dando a ele um terrível 21º lugar no campeonato. Zonta teria, como melhor posto, um 8º lugar no GP da Europa e terminou em 23º, basicamente em último, já que Sarrazin não completou seu único GP em Interlagos.


A dupla de pilotos se mantém em 2000, na 50ª temporada da F-1. Agora com apenas um cor, a branca a BAR desencanta e começa bem, com um 4º de Villeneuve na Austrália e 6º de Zonta. Nos GPs seguintes Villeneuve conseguiria um 5º lugar em San Marino e Zonta um 8º na Espanha. No resto do ano Villeneuve conseguiria três vezes o 4º lugar, na França, na Áustria e nos EUA, já Zonta teria dois 6º lugares, na Itália e nos EUA. O ano não foi lá aquelas coisa, mas conseguiu superar a Jordan e a Sauber. Villeneuve ficou com um 7º lugar com 17 pontos e Zonta em 14º com 3 pontos. A BAR terminou em 5º, atrás apenas das equipes grandes/médias como a Williams e Benetton além da Ferrari e McLaren.


Depois de um bom ano de 2000, as esperanças para 2001 eram boas com um novo piloto, Olivier Panis.  Na Austrália, Panis termina em 7º e Villeneuve não termina. Nos GPs seguintes Panis obteria um 4º lugar no Brasil e Villeneuve um 3º na Espanha. Villeneuve voltaria ao pódio na Alemanha e Panis teria um 5º na Áustria. O ano até que foi bom, mas não foi o possivel para alcançar a Jordan, e a BAR teve que se contentar com um 6º lugar com 17 pontos.

Esse foi o inicio da BAR na F-1, depois dessa época a BAR seria campeã e tem um titulo na mão. Em 2005 a Honda comprou a BAR, a Honda desistiu da F-1 em 2008, dando a equipe a Brawn que foi campeão em 2009 e em 2010 virou Mercedes, que está prestes a vencer um campeonato novamente depois de 59 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário