quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Equipe Memorável 4# - Brabham 1984-1985


Após um belo ano e o bi de Piquet, a Brabham esperava mais para 1984, mas o que se fez foi um carro bom para a qualificação com o motor BMW, mas mal de corrida. Após esses anos a Brabham entraria em decadência.

Brabham de 1984
Em 1984 a dupla da Brabham era com Piquet e Teo Fabi. O começo no Brasil foi triste, Piquet e Fabi não terminaram. Parece na África do Sul tudo mudaria, após a pole de Piquet, mas nem Piquet nem Fabi terminaram. Na Bélgica Piquet conquista um 9º, enquanto Teo não termina novamente. Em San Marino Piquet faz novamente a pole e novamente abandona. Na França ele novamente não termina, enquanto Corrado Fabi, que estava substituindo seu irmão Teo conquista um 9º. No confuso GP em Monte Carlo, Corrado e Piquet não terminam.
Primeira largada do GP do Leste dos EUA
No Canadá tudo muda quando Piquet faz pole, volta mais rápida e vence. No GP do Leste dos EUA mais uma vez Piquet vence, parecia que tudo estava mudando para a Brabham no campeonato, mas não. Em Dallas na volta de Teo, Piquet não termina e Fabi conquista um 3º lugar. Na Inglaterra Piquet faz mais uma pole, mas decepciona com um 7º lugar. Na Alemanha Piquet não termina e nem Teo. Na Áustria Piquet faz pole e consegue se manter no pódio até o final da corrida. Na Holanda Teo conquista um 5º e Piquet não termina. Mesmo com a pole na Itália, Piquet abandona. Em Nürbugring Piquet faz outra pole e termina em 3º. Em Portugal a Brabham chama Winkelhock para o lugar de Fabi, mas pouco faz diferença, porque mesmo com Piquet na pole ele só termina em 6º e Manfred em 10º. Mesmo após um terrivel ano a Brabham terminou a frente da Renault, em 4º com 38 pontos.

Acidente de Piquet e Patrese
Para o ano de 1985 se esperava menos ainda, com Piquet e Hesnault. No Brasil e em Portugal nem sequer terminam, em San Marino Piquet conquista um 8º lugar. Mônaco Hesnault não se qualifica e Piquet bate com Patrese. No Canadá a Brabham chama Marc Surer, mas pouca coisa adianta, nem Surer e nem Piquet pontua. No GP do Leste dos EUA Piquet arranja um 6º lugar.

Brabham de 1985
Na França conquista uma milagrosa vitória graças aos seus pneus Pirelli. No GP da Inglaterra Piquet consegue um 4º e Surer um 6º. Na Alemanha nenhum deles termina, mas na Áustria Surer termina em 6º. No GP da Holanda Piquet faz pole, mas só termina em 8º e Surer em 10º. Em Monza Piquet consegue um 2º lugar e Surer um 4º, na Bélgica Piquet é 5º. Nas últimas três provas do campeonato (Europa, África do Sul e Austrália), Piquet e Surer não terminam. A Brabham começaria sua decadência depois disso, Piquet iria para a Williams e Surer foi para a Arrows. A Brabham termina em 5º com 26 pontos.

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