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Pierluigi Martini |
Pierluigi Martini nasceu em Lugo di Romagna na Itália, no dia 23 de abril de 1961. O italiano estrou na F-1 em 1984, em casa, pela Toleman. Sem duvida ao lado de Senna, mas não. Martini participou do GP da Itália de 1984 pela Toleman no lugar de Senna. Muito diferente de Ayrton, Pierluigi nem sequer se classificou. Mesmo assim conseguiu um contrato para 1985 pela estreante Minardi.
Como o primeiro ano sempre é o mais difícil para as equipes, Martini sofreu para guiar o bólido italiano, não terminando as 8 primeiras etapas do campeonato. Na Alemanha termina em 11º, a primeira prova completa por Martini, mas nos GPs seguintes voltaria a não terminar. Ainda em 1985, Martini conseguiu um 8º lugar em Adelaide.
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Minardi de 1988 |
Martini teria que esperar 3 anos para voltar a guiar na F-1, apenas em 1988 retornou, e pela mesma Minardi. No GP Leste dos EUA, Martini conquistou seu primeiro ponto, e primeiro ponto da Minardi também, logo na sua corrida de reestreia. A euforia acabou nos GPs seguintes, após terminar em 15º na França e na Grã-Bretanha e não se classificar na Alemanha e nem na Bélgica. No GP do Japão terminou em 13º e na Austrália em 7º.
Em 1989 se mantém na Minardi e começa mal sem completar os 7 primeiros GPs do ano. Já na Grã-Bretanha consegue um 5º lugar, seria 9º na Alemanha e na Bélgica, e 7º na Itália, a chances de mais pontos estavam crescendo até conquistar mais um 5º lugar em Portugal e mais um 6º no chuvoso GP da Austrália. Esse seria o melhor ano da Minardi na F-1. Martini terminou em 15º com 5 pontos.
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Minardi de 1990 |
Com esses bons resultados Martini se mantem na Minardi em 1990, ano na qual não pontuaria, ficando com um 7º nos EUA, um 8º no Japão e dois 9º lugares no Brasil e na Austrália. Mesmo após maus resultados se mantém na Minardi em 1991. Começa o ano com um 9º no Brasil, e consegue um 4º lugar em San Marino. Seria 7º no Canadá e 9º na Grã-Bretanha e na França. Voltaria a pontuar em Portugal com um 4º lugar, fechou o campeonato em 11º com 6 pontos, seu melhor campeonato.
Em 1992 sai da Minardi e vai para a Dallara. Lá começa mal, sem terminar os 3 primeiros GPs do ano, mas no 4º e 5º GP... Martini coloca sua Dallara entre os 6 primeiros na Espanha e em San Marino, mas o resto do ano seria ainda dificil, tendo outros dois 8º lugares no Canadá e na Itália, como melhores resultados. Depois de ficar metade do ano 1993 sem equipe, a Minardi chama Pierluigi novamente, que consegue um 7º na Itália e um 9º em Portugal como melhores resultados.
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Minardi de 1995 |
Em 1994 se mantém na Minardi e conquista dois 5º lugares na Espanha e na França, e tem dois 8º lugares no Brasil e na Bélgica e dois 9º na Austrália e no Canadá. Em 1995 continua na Minardi onde tem dois 7º lugares em Mônaco e na Inglaterra, depois disso o italiano acabou sendo mandado embora por problemas financeiros. Acabava ali a carreira de Pierluigi Martini na F-1.
O que eu penso: Martini não começou nada bem na F-1, sem conseguir se classificar e não completando GPs, mas mesmo assim conseguia fazer milagres levando uma simples Minardi ao top 6, na minha opinião Martini é o Laffite da Minardi, como Jacques Laffite ficou quase toda sua carreira na Ligier, Martini ficou quase toda sua carreira na Minardi.
NOTA: 7,7
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