quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Quinze Anos...


Como o tempo passa rápido.... e pensar que eu ainda nem sequer estava nascido no dia 27 de agosto de 2000, quando a categoria mais rápida do mundo chegou ao paraíso belga, Spa-Francorchamps, que mais uma vez sediava o GP da Bélgica. A situação de Michael Schumacher no campeonato de pilotos era preocupante, com o alemão sofrendo vários abandonos durante boa parte da temporada europeia.

Depois de um começo de temporada melhor da Ferrari, a segunda metade mostrava a potencia da McLaren em busca de um tricampeonato. Mika se beneficiou dos abandonos do rival alemão e assumiu a ponta da tabela, aumentando a diferença mais ainda após a vitória em Hungaroring. Parecia que o pesadelo italiano estava acontecendo novamente: Será que eles perderiam para a McLaren pelo terceiro ano consecutivo?


Em Spa, Häkkinen cravou a pole depois de um treino fantástico, que viu Jarno Trulli ser segundo e Schumacher o terceiro. Na corrida, depois de batalhar com Coulthard, o alemão finalmente pode se concentrar no ataque á Mika, que fazia uma corrida tranquila. Depois das paradas o finlandês ainda se matinha na ponta, mas por pouco tempo, já que cometeria um erro que colocaria o carro vermelho em primeiro lugar.

Foi agora que o motor Mercedes realmente fez diferença, rasgando as retas e as curvas velozes de Spa em busca de Schumacher, que pouco imaginava um ataque tão forte de seu grande rival. Mika tentou várias vezes, mas sempre quando conseguia chegar no alemão a reta acabava. Foi quando Ricardo Zonta apareceu no horizonte deles. O que parecia ser um simples obstaculo virou um tremendo trampolim...


Häkkinen usou o brasileiro para ultrapassar o ferrarista por dentro. Uma manobra incrível, que entrou no hall dos melhores momentos da história da categoria, que voltou a ver uma ultrapassagem tão fantástica. Na minha opinião, essa é uma das três melhores manobras já filmadas na história da Fórmula 1, dividindo o pódio com a fritada de Gilles Villeneuve em cima de René Arnoux e aquela clássica de Piquet sobre Senna...

No fim, Mika Häkkinen venceu a corrida e abriu ainda mais a diferença no campeonato, que chegava á 6 pontos. Mas ainda tinha muito asfalto para ser andado, e o que vimos foi uma virada estrondosa de Schumacher em cima do finlandês, que perdeu a chance de ser tricampeão, feito que até então era apenas de Juan Manuel Fangio.

Então já se passam 15 anos... O que você estava fazendo nesse domingo, 27 de agosto de 2000?

Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts.com.br

Um comentário:

  1. Posso afirmar que vi essas 3 ultrapassagens miticas em directo, e para mim sao todas dignas de estar no lugar mais alto do podio, mas... basta ver videos de corridas dos anos 50 aos anos 80 e há muitas dignas de serem "best-off"

    ResponderExcluir