sábado, 15 de agosto de 2015

GP Memorável 54# - Alemanha 1985


Duas semanais depois do GP britânico, o GP da Alemanha retornava á Nürbugring depois de um período de reformas que durou cerca de três anos para ser terminado. Havia uma mudança no grid, e essa era de que Piercarlo Ghinzani havia saído da Osella por causa de sua situação financeira, que era inferior da de Huub Rothengatter, que era o novo piloto da equipe italiana.


A Renault trazia, mais uma vez, três pilotos para a pista. Agora, além de Warwick e Tambay, François Hesnault voltava á um cockipt da Fórmula 1, mesmo contra sua vontade. A verdade é que o governo francês queria mostrar o mundo como funcionava as câmeras onboards e como elas poderiam servir para um futuro próximo, e com isso usaram como cobaia a sua equipe mais famosa, que foi obrigada a chamar algum piloto francês, que no qual foi escolhido François Hesnault, que depois de seu forte acidente em testes não queria mais voltar para a F-1.


Na sexta-feira, o primeiro treino livre viu Teodorico Fabi voar no seco e marcar um tempo mais de 1s mais rápido do que os carros de ponta, que preferiram deixar para marcar seu tempo no sábado. Azar... No dia seguinte Nürburg amanheceu embaixo de uma chuva torrencial, o que tirava quase todas as chances de alguém tirar a pole do italiano, que mesmo depois de bater na reta tinha motivos para comemorar.

Apenas um piloto conseguiu fazer seu tempo no Q2 ser o mais rápido do que o anterior, e esse piloto é Pierluigi Martini, que enfrentou problemas na sexta-feira e não marcou tempo. No fim, a Toleman comemorava uma pole position inesperada, que não veio do "rei das poles", e sim de um italiano que corrida na Indy e que não conseguiu andar bem no ano anterior. Outro felizão da vida era Ghinzani, que via sua provável futura equipe largando na primeira fila.

Senna DEVE ter pensado: "Mais que absurdo... ele fez pole com Toleman e eu não..."

(poeticsofspeed.com)

Com isso o grid ficava com Stefan Johansson ao lado de Fabi na primeira fila, Alain Prost e Keke Rosberg na segunda fileira, Ayrton Senna em 5º e Piquet em 6º, de Angelis, Alboreto, Patrese e Mansell fechavam o TOP TEN. Em 11º estava Marc Surer, logo atrás dele Niki Lauda, Laffite era 13º e o MITO o 14º, Boutsen em 15º com Tambay em 16º.

Terminando o grid, Berger era o 17º, com Cheever em 18º e Stefan Bellof em 19º, voltando a brigar por posições melhores com sua Tyrrell Renault. Warwick estava num vergonhoso 20º lugar, tendo Philippe Alliot em 21º, Manfred Winkelhock em sua última corrida na F-1 em 22º, Hesnault, outro mico, largava em 23º e nas últimas colocações estavam Rothengatter, Brundle e Martini.


No domingo, o tempo nublado ameaçava mais uma vez a categoria de ver um corrida que começasse no seco e terminasse no molhado, como em Silverstone. Na hora da partida, Teo não conseguiu pular bem, causando certa confusão com quem vinha atrás. Ayrton Senna largou muito bem, tomando a ponta antes da primeira curva, enquanto Johansson furava o pneu após um toque. Fabi se torna apenas o 8º colocado...

Ainda na primeira volta, Keke Rosberg usou todo o poder de seu motor Honda nas subidas e descidas do novo Nürbugring para passar Ayrton, que agora tentava voltar a ponta. Alboreto fez uma largada fenomenal e estava na terceira colocação, não conseguindo se aproximar dos dois primeiros enquanto era extremamente pressionado por Elio de Angelis e Alain Prost.


Na segunda, Nigel Mansell vai para um lugar pontuável depois de passar pro Piquet. Entre as voltas 7 e 8 muitos pilotos deixariam a prova, começando com Jonathan Palmer tendo problemas em seu alternador, Alliot não conseguiu andar mais com sua RAM que tinha problemas na pressão de óleo, enquanto Patrese desistia por causa da caixa de câmbio.

Ainda na volta 8, Manfred Winkelhock abandona naquela que seria sua última corrida na Fórmula 1, além de François Hesnault, que tinha a câmera onboard alegrando a corrida que não tinha mais nenhum grande momento depois da primeira volta. No fim da 16º volta, Ayrton Senna consegue fazer a manobra que tanto esperava em cima de Rosberg, que agora luta com problemas de rendimento em seu Williams.

poeticsofspeed.com

Surer e Piquet tiveram que abandonar novamente por causa de seu motor BMW, enquanto Patrick Tambay rodava sozinho e ficava por lá mesmo. Duas voltas depois do abandono do brasileiro, a terceira e última Renault abandona, com Warwick tendo problemas na ignição. Voltas depois, mais um abandono numa prova sem muitas emoções, agora do líder Ayrton Senna, que tinha problemas na transmissão de seu Lotus...

Depois desse abandono, a Toleman volta a sonhar com os pontos, já que Fabi assumiu o 6º lugar. Mas a alegria da equipe do "Tio Ted" não demoraria muito, com o italiano abandonando com problemas na embreagem, dando o 6º posto á Lauda, que fazia uma corrida de recuperação. Quem vinha lá de trás tentando alguma coisa, além do austríaco, era Stefan Johansson.


Três voltas depois de estar na 6º colocação, o atual campeão vai para os boxes, onde tem problemas para trazer o carro de volta. Mais drama nessa edição do GP da Alemanha... Depois de muito tempo perdido, Niki Lauda voltou a pista na tentativa de conseguir algum ponto, nem que se fosse um 6º lugar, que era agora de Thierry Boutsen.

Stefan passa Stefan, e agora vai á caça de Gerhard Berger. Rothengatter era a nova vítima dos problemas que assolavam os pilotos em Nürburgring. Niki Lauda vinha lá de trás tentado tomar o lugar de Bellof, que para nos boxes, sem ter nenhum problema, mas voltando atrás do vizinho austríaco.


Jacques Laffite passa por Boutsen e assume o 6º posto, que se tornaria 5º depois do abandono de Elio de Angelis, que viu seu motor Renault ir pelos ares. Enquanto isso, Keke Rosberg ainda sofre com os problemas de rendimento, que fizeram ele perder muita diferença desde que foi ultrapassado por Senna. No fim da 44º volta, Michele Alboreto faz uma ultrapassagem arrisca, toca com o finlandês e assume a ponta do GP alemão.

Alain Prost se aproveitou das "faíscas" soltadas pelos rivais da frente para assumir o segundo lugar. O francês ainda acreditava numa possível vitória na casa dos fornecedores de motor. Johansson passa por Berger para assumir o 7º posto, enquanto Niki Lauda perdia seu motor TAG-Porsche. Mesmo com a grande quantidade de fumaça saindo de trás de sua McLaren, o austríaco não desistiu e foi até o fim da prova, mesmo sabendo que não tinha as minimas chances de pontuar.


Laffite consegue passar Mansell, e na mesma volta Rosberg, assumindo uma fantástica 3º colocação. O finlandês vai para os boxes, onde desiste da corrida. Nas últimas voltas ainda tivemos uma ótima briga de se acompanhar, com o Leão atacando o experiente Jacques Laffite, que ao lado de Niki Lauda, era o único piloto que já havia corrido ali quando o GP da Alemanha ainda era disputado em Nürburgring.

Na 60º volta, Mansell assume o último lugar do pódio, escapando do francês que perdera a chance de ter dois fantásticos pódios consecutivos. Em busca da vitória, Prost roda e perde todas as chances de assumir a ponta do Campeonato. Mas sempre o incrível pode acontecer, e é o que aconteceu com Laffite, que de repente voltou ao pódio com Nigel indo lento na pista.


Niki Lauda passou por Berger e Johansson, e com isso voltou ao 6º posto mesmo com o motor quase estourado. Bellof ainda conseguiu inverter-se com seu xará, que foi para o 9º lugar. No fim de tudo, Michele Alboreto comemorou mais uma vitória, que veio de maneira fantástica após aguentar de Angelis e Prost no seu cangote durante toda a corrida.

Terminando o pódio, dois franceses, Prost e Laffite. Boutsen ainda conseguiu um belo 4º lugar, com Niki Lauda conquistando um milagroso 5º posto ao passar por Nigel Mansell. Berger foi o 7º, e Bellof, em sua primeira prova com os turbos, foi o 8º. Brundle sentiu como é sofrer sendo o único carro aspirado do grid, terminando 4 voltas atrás de Alboreto...


RESULTADOS:
  1. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 1:35:31.337 - 9pts
  2. 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +11.661 - 6pts
  3. 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - +51.154 - 4pts
  4. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +55.279 - 3pts
  5. 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +1:13.972 - 2pts
  6. 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - +1:16.820 - 1pt
  7. 17 - Gerhard Berger - Arrows BMW - +1 Volta
  8. 3 - Stefan Bellof - Tyrrell Renault - +1 Volta
  9. 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +1 Volta
  10. 4 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - +4 Voltas
  11. 29 - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Motor
  12. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Freios
  13. 23 - Eddie Cheever - Benetton Alfa Romeo - Turbo - OUT
  14. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - Motor - OUT
  15. 24 - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - Caixa de Câmbio - OUT
  16. 19 - Teodorico Fabi - Toleman Hart - Embreagem - OUT
  17. 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - Transmissão - OUT
  18. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - Ignição - OUT
  19. 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - Turbo - OUT
  20. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - Rodada - OUT
  21. 8 - Marc Surer - Brabham BMW - Motor - OUT
  22. 9 - Manfred Winkelhock - RAM Hart - Motor - OUT
  23. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Alfa Romeo - Caixa de Câmbio - OUT
  24. 14 - François Hesnault - Renault Elf - Embreagem - OUT
  25. 10 - Philippe Alliot - RAM Hart - Pressão de Óleo - OUT
  26. 30 - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - Alternador - OUT
  27. 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Colisão - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:22.806 - Volta 53


Curiosidades:
- 413º GP
- 5º E Última Vitória de Michele Alboreto
- 1º Pole Position de Teodorico Fabi
- 91º Vitória da Ferrari
- 1º E Única Pole Position da Toleman
- 50º GP da Toleman
- 91º Vitória do Motor Ferrari
- 1º Pole Position do Motor Hart


  • MELHOR PILOTO: Michele Alboreto
  • AZARADO: Ayrton Senna / Keke Rosberg / Elio de Angelis
  • SORTUDO: Niki Lauda
  • SURPRESA: Jacques Laffite
  • Prêmio Bônus - MITAGEM DO FIM-DE-SEMANA: Teo Fabi / François Hesnault
Alboreto fez uma grande corrida, mas não mereceu a vitória, tendo uma mistura de sorte com velocidade na hora certa. Senna, Keke e Elio eram os três maiores pretendentes á vitória, mas seus carros, mais uma vez, deixaram-os na mão. Lauda queria porque queria conquistar mais pontos no campeonato, e agora conseguiu mesmo com o motor indo embora. Laffite mais uma vez surpreendeu na corrida marcada pela mitagem de Teodorico Fabi que fez a pole com a Toleman e também por François Hesnault ser o primeiro cobaia das cameras onboards durante as corridas...

poeticsofspeed.com

Campeonato de Pilotos:
  1. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 46pts
  2. 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 41pts
  3. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 97T - G - 26pts
  4. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW10 - G - 18pts
  5. 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 16pts
  6. 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT54 - P - 13pts
  7. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE60B - G - 11pts
  8. 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - JS25 - P - 10pts
  9. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - A8 - G - 9pts
  10. 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - 97T - G - 9pts
  11. 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - FW10 - G - 6pts
  12. 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 5pts
  13. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE60B - G - 4pts
  14. 4/3 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - G - 4pts
  15. 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS25 - P - 3pts
  16. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 3pts
  17. 8 - Marc Surer - Brabham BMW - BT54 - P - 1pt


Campeonato de Construtores:
  1. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 65pts
  2. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 46pts
  3. John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 35pts
  4. Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 24pts
  5. Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - HES/TAM/WAR - G - 15pts
  6. Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 14pts
  7. Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/LAF - P -  13pts
  8. Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 9pts
  9. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - BRU/JOH/BEL - G - BEL
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com.br - http://poeticsofspeed.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário