Duas semanais depois do GP britânico, o GP da Alemanha retornava á Nürbugring depois de um período de reformas que durou cerca de três anos para ser terminado. Havia uma mudança no grid, e essa era de que Piercarlo Ghinzani havia saído da Osella por causa de sua situação financeira, que era inferior da de Huub Rothengatter, que era o novo piloto da equipe italiana.
Na sexta-feira, o primeiro treino livre viu Teodorico Fabi voar no seco e marcar um tempo mais de 1s mais rápido do que os carros de ponta, que preferiram deixar para marcar seu tempo no sábado. Azar... No dia seguinte Nürburg amanheceu embaixo de uma chuva torrencial, o que tirava quase todas as chances de alguém tirar a pole do italiano, que mesmo depois de bater na reta tinha motivos para comemorar.
Apenas um piloto conseguiu fazer seu tempo no Q2 ser o mais rápido do que o anterior, e esse piloto é Pierluigi Martini, que enfrentou problemas na sexta-feira e não marcou tempo. No fim, a Toleman comemorava uma pole position inesperada, que não veio do "rei das poles", e sim de um italiano que corrida na Indy e que não conseguiu andar bem no ano anterior. Outro felizão da vida era Ghinzani, que via sua provável futura equipe largando na primeira fila.
Senna DEVE ter pensado: "Mais que absurdo... ele fez pole com Toleman e eu não..." (poeticsofspeed.com) |
Com isso o grid ficava com Stefan Johansson ao lado de Fabi na primeira fila, Alain Prost e Keke Rosberg na segunda fileira, Ayrton Senna em 5º e Piquet em 6º, de Angelis, Alboreto, Patrese e Mansell fechavam o TOP TEN. Em 11º estava Marc Surer, logo atrás dele Niki Lauda, Laffite era 13º e o MITO o 14º, Boutsen em 15º com Tambay em 16º.
Terminando o grid, Berger era o 17º, com Cheever em 18º e Stefan Bellof em 19º, voltando a brigar por posições melhores com sua Tyrrell Renault. Warwick estava num vergonhoso 20º lugar, tendo Philippe Alliot em 21º, Manfred Winkelhock em sua última corrida na F-1 em 22º, Hesnault, outro mico, largava em 23º e nas últimas colocações estavam Rothengatter, Brundle e Martini.
No domingo, o tempo nublado ameaçava mais uma vez a categoria de ver um corrida que começasse no seco e terminasse no molhado, como em Silverstone. Na hora da partida, Teo não conseguiu pular bem, causando certa confusão com quem vinha atrás. Ayrton Senna largou muito bem, tomando a ponta antes da primeira curva, enquanto Johansson furava o pneu após um toque. Fabi se torna apenas o 8º colocado...
Ainda na primeira volta, Keke Rosberg usou todo o poder de seu motor Honda nas subidas e descidas do novo Nürbugring para passar Ayrton, que agora tentava voltar a ponta. Alboreto fez uma largada fenomenal e estava na terceira colocação, não conseguindo se aproximar dos dois primeiros enquanto era extremamente pressionado por Elio de Angelis e Alain Prost.
poeticsofspeed.com |
Depois desse abandono, a Toleman volta a sonhar com os pontos, já que Fabi assumiu o 6º lugar. Mas a alegria da equipe do "Tio Ted" não demoraria muito, com o italiano abandonando com problemas na embreagem, dando o 6º posto á Lauda, que fazia uma corrida de recuperação. Quem vinha lá de trás tentando alguma coisa, além do austríaco, era Stefan Johansson.
Stefan passa Stefan, e agora vai á caça de Gerhard Berger. Rothengatter era a nova vítima dos problemas que assolavam os pilotos em Nürburgring. Niki Lauda vinha lá de trás tentado tomar o lugar de Bellof, que para nos boxes, sem ter nenhum problema, mas voltando atrás do vizinho austríaco.
Alain Prost se aproveitou das "faíscas" soltadas pelos rivais da frente para assumir o segundo lugar. O francês ainda acreditava numa possível vitória na casa dos fornecedores de motor. Johansson passa por Berger para assumir o 7º posto, enquanto Niki Lauda perdia seu motor TAG-Porsche. Mesmo com a grande quantidade de fumaça saindo de trás de sua McLaren, o austríaco não desistiu e foi até o fim da prova, mesmo sabendo que não tinha as minimas chances de pontuar.
Na 60º volta, Mansell assume o último lugar do pódio, escapando do francês que perdera a chance de ter dois fantásticos pódios consecutivos. Em busca da vitória, Prost roda e perde todas as chances de assumir a ponta do Campeonato. Mas sempre o incrível pode acontecer, e é o que aconteceu com Laffite, que de repente voltou ao pódio com Nigel indo lento na pista.
Terminando o pódio, dois franceses, Prost e Laffite. Boutsen ainda conseguiu um belo 4º lugar, com Niki Lauda conquistando um milagroso 5º posto ao passar por Nigel Mansell. Berger foi o 7º, e Bellof, em sua primeira prova com os turbos, foi o 8º. Brundle sentiu como é sofrer sendo o único carro aspirado do grid, terminando 4 voltas atrás de Alboreto...
RESULTADOS:
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 1:35:31.337 - 9pts
- 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +11.661 - 6pts
- 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - +51.154 - 4pts
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +55.279 - 3pts
- 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +1:13.972 - 2pts
- 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - +1:16.820 - 1pt
- 17 - Gerhard Berger - Arrows BMW - +1 Volta
- 3 - Stefan Bellof - Tyrrell Renault - +1 Volta
- 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +1 Volta
- 4 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - +4 Voltas
- 29 - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Motor
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Freios
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Alfa Romeo - Turbo - OUT
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - Motor - OUT
- 24 - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - Caixa de Câmbio - OUT
- 19 - Teodorico Fabi - Toleman Hart - Embreagem - OUT
- 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - Transmissão - OUT
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - Ignição - OUT
- 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - Turbo - OUT
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - Rodada - OUT
- 8 - Marc Surer - Brabham BMW - Motor - OUT
- 9 - Manfred Winkelhock - RAM Hart - Motor - OUT
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Alfa Romeo - Caixa de Câmbio - OUT
- 14 - François Hesnault - Renault Elf - Embreagem - OUT
- 10 - Philippe Alliot - RAM Hart - Pressão de Óleo - OUT
- 30 - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - Alternador - OUT
- 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Colisão - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:22.806 - Volta 53
- 413º GP
- 5º E Última Vitória de Michele Alboreto
- 1º Pole Position de Teodorico Fabi
- 91º Vitória da Ferrari
- 1º E Única Pole Position da Toleman
- 50º GP da Toleman
- 91º Vitória do Motor Ferrari
- 1º Pole Position do Motor Hart
- MELHOR PILOTO: Michele Alboreto
- AZARADO: Ayrton Senna / Keke Rosberg / Elio de Angelis
- SORTUDO: Niki Lauda
- SURPRESA: Jacques Laffite
- Prêmio Bônus - MITAGEM DO FIM-DE-SEMANA: Teo Fabi / François Hesnault
Alboreto fez uma grande corrida, mas não mereceu a vitória, tendo uma mistura de sorte com velocidade na hora certa. Senna, Keke e Elio eram os três maiores pretendentes á vitória, mas seus carros, mais uma vez, deixaram-os na mão. Lauda queria porque queria conquistar mais pontos no campeonato, e agora conseguiu mesmo com o motor indo embora. Laffite mais uma vez surpreendeu na corrida marcada pela mitagem de Teodorico Fabi que fez a pole com a Toleman e também por François Hesnault ser o primeiro cobaia das cameras onboards durante as corridas...
Campeonato de Pilotos:
poeticsofspeed.com |
Campeonato de Pilotos:
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 46pts
- 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 41pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 97T - G - 26pts
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW10 - G - 18pts
- 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 16pts
- 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT54 - P - 13pts
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE60B - G - 11pts
- 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - JS25 - P - 10pts
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - A8 - G - 9pts
- 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - 97T - G - 9pts
- 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - FW10 - G - 6pts
- 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 5pts
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE60B - G - 4pts
- 4/3 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - G - 4pts
- 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS25 - P - 3pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 3pts
- 8 - Marc Surer - Brabham BMW - BT54 - P - 1pt
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 65pts
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 46pts
- John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 35pts
- Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 24pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - HES/TAM/WAR - G - 15pts
- Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 14pts
- Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/LAF - P - 13pts
- Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 9pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - BRU/JOH/BEL - G - BEL
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com.br - http://poeticsofspeed.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário