segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Adeus, Guy Ligier


Eu falei no facebook que esse domingo foi "O Domingo Les Blues", seja na alegria, seja na tristeza. Para começar, ontem fez 28 anos da morte de Didier Pironi, um dos melhores franceses a jamais terem ganhado um título. Depois, vimos Romain Grosjean dar um belo show e conquistar um pódio na Bélgica (onde uma das línguas faladas é o francês) com a Lotus, que já foi, e por voltar a ser Renault, enquanto Charles Pic entra com uma ação contra a equipe de Enstone. E por último, veio a pior notícia (envolvendo Fórmula 1) do dia, Guy Ligier havia morrido aos 85 anos de idade.


Com isso deixo essa imagem de um teste realizado no antigo Magny-Cours no ano de 1979, com Guy Ligier (isso mesmo) dando umas voltas do JS11 de Jacques Laffite, que não pode comparecer ao teste (pelo que eu saiba). Ao fim do dia, estamos todos preocupados com a situação crítica de Justin Wilson, e ao mesmo tempo muito tristes com a perca de alguém como Guy Ligier.


Vamos conhecer um pouco da história da Ligier, que teve início em 1976 na Fórmula 1, conquistando bons resultados e já sendo considerada equipe média. No ano seguinte, Jacques Laffite conquista a primeira vitória da equipe francesa, que cresce mais ainda até atingir o pico entre 1979 e 1980, tendo um ótimo começo de temporada em 79, e um ótimo final de temporada em 80. Com isso, a equipe conquistou seus melhores resultados no Campeonato de Construtores, 3º e 2º, respectivamente, em 1979 e 1980.

Jacques Laffite (O Homem Ligier) e Guy Ligier (O Senhor Ligier

Os anos que se seguiam seriam de dificuldades, com um carro pouco confiável chegando a passar uma temporada inteira sem pontos. Em 1985 a equipe volta a subir ao pódio. No ano seguinte, parecia que a vez da equipe finalmente havia chegado, com ela andando no mesmo nível de carros da Lotus e da McLaren, mas sem conquistar nenhuma vitória além de perder Jacques Laffite...

A Ligier é tão mitológica que até o MITO já passou por ela...

Mesmo com pilotos da estirpe de René Arnoux, Stefan Johansson e Thierry Boutsen, a equipe passou anos sem conseguir pontuar, e só conseguindo alguma coisa quando a prova tinha muitos abandonos. Em 1992 a alegria retornou, mesmo tímida, com Érik Comas pontuando em algumas provas no meio da temporada.

Em 1993 a equipe volta a ter um carro competitivo, que chegava, muitas vezes, a duelar com as McLarens e Benettons. No ano seguinte, as dificuldades retornam, mas Olivier Panis mostra seu talento ao lado de Bernard para conseguir um ótimo pódio na Alemanha. No ano de 1995, com Brundle e Panis, a equipe tem uma de seus duplas mais rápidas, que sempre conseguiam pontos quando possível.


Há anos a Ligier não era mais de Guy Ligier, mesmo assim o mítico nome da equipe francesa ainda estava no grid, mas com dias contados. O ano de 1996 viu Olivier Panis fazer ótimas provas, mas bater na trave em muitas por falta de rendimento, mas... em Mônaco, o mundo se chocou ao ver a Ligier voltar a vencer na Fórmula 1 com o francês, depois de 15 anos...

Essa acabou sendo a trajetória da Équipe Ligier na Fórmula 1, uma equipe que deixou saudade por onde passou, especialmente na categoria máxima do automobilismo, onde colecionou fãs e lindos carros pintados com as cores da França...

Vá com Deus, Guy

Imagens tiradas do Google Imagens

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