Com isso, a Tyrrell perdeu um de seus pilotos, e por isso teve que correr atrás do atual líder do campeonato de Fórmula 2, Mike Thackwell. A Toleman ainda não arranjara um segundo piloto, já que ela não tinha um segundo chassis pronto. Mas a equipe já começava a sondar outro piloto, que poderia vim da equipe do "Tio Ken", quando ela não corresse mais naquela temporada.
Teo Fabi se beneficiou do motor BMW e da experiência que vinha conquistando para largar em oitavo, na frente da Toleman de Ayrton Senna. Fechando o top ten, René Arnoux. Andrea era o 11º colocado, com Laffite e Winkelhock logo atrás. Na batalha interna da Arrows, Surer foi mais rápido do que Boutsen. Nigel Mansell era apenas décimo sexto, um mico para alguém que tinha um companheiro largando na primeira fila.
Stefan Johansson e Mike Thackwell sofreram muito, mas quem conseguiu tirar tudo do carro foi o sueco, que conseguiu o 26º tempo, eliminando seu companheiro neozelandês. No domingo, apesar de um templo nublado, a probabilidade era de uma corrida no seco, com boas chances de surpresa, já que o circuito de Hockenheimring permitia muitos abandonos.
Keke Rosberg, que vinha lá de trás, fez uma ótima corrida. Em duas voltas, sua 19º colocação se tornou 12º. Outro piloto que se recuperava era Nigel Mansell, que atacava Laffite e Cheever. Na 4º volta, Ayrton roda e abandona após bater no guard-rail. Apesar do forte impacto, sai bravo e sem apresentar qualquer dor.
Antes desse abandono, Tambay já havia perdido posições Lauda, Fabi e Lauda, e agora para Keke Rosberg, que por sua vez passa por Teo e vai para cima do carro da McLaren, que também consegue fazer a manobra em cima da Renault de Warwick, que é mais uma vítima da fantástica recuperação do finlandês da Williams.
Jacques Laffite, companheiro de Rosberg, vinha se recuperando bem também, mas, na mesma volta do finlandês teve problemas, quando era o 8º. Outros pilotos também faziam boa prova, Arnoux já tinha passado por Michele Alboreto, Mansell era o oitavo agora, Cheever, Boutsen e Hesnault passariam por de Cesaris e estariam a beira do top ten, que rapidamente poderia se tornar top six...
Agora o motor BMW não aguentaria mais, infelizmente, e com isso Nelson Piquet perderia mais uma vitória por causa de seu motor. Com isso, Mansell já era o sexto, enquanto, caso não houvesse abandonado, Rosberg poderia ser o segundo. Na 28ª volta foi a vez de Teodorico Fabi parar por causa de seu motor alemão.
Na 33º volta, Nigel Mansell conseguiu passar Tambay no que foi a última ultrapassagem que valia pontos, já que ao fim de 44 voltas tudo acabou, com Alain Prost vencendo, seguido por Niki Lauda e Derek Warwick. E na última posição pontuável, René Arnoux, que ainda queria voltar a disputar um título...
RESULTADOS:
- 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:24:43.210 - 9pts
- 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +3.149s - 6pts
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - +36.423s - 4pts
- 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - +51.663s - 3pts
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - +1:11.949 - 2pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 1pt
- 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +1 Volta
- 25 - François Hesnault - Ligier Renault - +1 Volta
- 4 - Stefan Johansson - Tyrrell Ford - +2 Voltas
- 21 - Huub Rothengatter - Spirit Hart - +4 Voltas
- 14 - Manfred Winkelhock - ATS BMW - Câmbio - OUT
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
- 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - Turbo - OUT
- 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - Motor - OUT
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Alimentação - OUT
- 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Falha Elétrica - OUT
- 30 - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - Turbo - OUT
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
- 10 - Jonathan Palmer - RAM Hart - Turbo - OUT
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Falha Elétrica - OUT
- 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - Motor - OUT
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Motor - OUT
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - Turbo - OUT
- 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Temperatura - OUT
- 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - Acidente - OUT
- 17 - Marc Surer - Arrows BMW - Turbo - OUT
- 3 - Mike Thackwell - Tyrrell Ford - DNQ
Esses eram os pilotos inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 1:53.538 - Volta 31
Curiosidades:
- 399º GP
- 13º Vitória de Alain Prost
- 4º E Último Pódio de Derek Warwick
- 37º Vitória da McLaren
- 20º Pole Position da McLaren
- 25º Melhor Volta da McLaren
- 7º Vitória do Motor TAG-Porsche
- MELHOR PILOTO: Nigel Mansell / Keke Rosberg
- SORTUDO: Alain Prost
- AZARADO: Nelson Piquet / Elio de Angelis
- SURPRESA: N/H
Mansell fez uma corrida fantástica, saindo da 16º colocação, escalar o grid, até chegar ao fantástico 5º posto, entre as Renaults. Rosberg então nem se fala, fazendo uma linda corrida até onde seu carro resistiu, o que não foi muito... Alain Prost, teve sorte, pois se Elio de Angelis e Nelson Piquet não tivessem problemas terminariam no pódio.
- 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 43,5pts
- 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 39pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 95T - 36,5pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 126C4 - 24,5pts
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE50 - 23pts
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW09/FW09B - 20pts
- 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT53 - 18pts
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 126C4 - 11pts
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE50 - 9pts
- 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - 95T - 9pts
- 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - TG183B/TG184 - 8pts
- 3 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 012 - 8pts
- 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 012 - 5pts
- 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - FW09/FW09B - 4pts
- 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - BT53 - 3pts
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
- 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS23 - 2pts
- 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - FA1F - 2pts
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - 1pt
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - M - 82,5pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 35,5pts
- John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 35,5pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 32pts
- Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts
- MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 21pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL/THA - G - 13pts
- Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - G - 8pts
- Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 6pts
- Ligier Loto - Ligier Renault - JS23 - HES/CES - M - 2pts
- Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - P - 2pts
- Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - SUR/BOU - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com.br - F1-history.deviantart.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário