sexta-feira, 21 de agosto de 2015

GP Memorável 55# - Áustria 1985


Semanas depois do GP da Alemanha, a Fórmula 1 estava em outro templo do automobilismo, o Öesterreichring. Infelizmente a categoria estava de luto por perder mais um piloto, mas dessa vez fora dela, no mundial de marcas. Esse piloto era Manfred Winkelhock, que faleceu no último dia 12. John McDonald agora buscava um substituto.

Os nomes mais sonhados eram o de René Arnoux e John Watson, mas o dinheiro não permitiria tal coisa, por isso era mais provável a contratação de François Hesnault ou Corrado Fabi. No fim de tudo, quem apareceu foi Kenny Acheson, que já havia se aventurado com a equipe em 1983, se classificando para apenas 1 das 7 provas que disputou.


Aproveitando tudo isso, Niki Lauda anunciou sua aposentadoria da F-1, agora definitivamente. Com isso vários rumores ressurgiram com força após  a declaração de que Keke Rosberg estaria á caminho da McLaren. No seu lugar na Williams, Nelson Piquet era o mais cotado. Na Brabham, no lugar do brasileiro, Elio de Angelis surgia com força pela falta de interesse da Lotus em mante-lo.

Por último ainda poderia haver uma vaga na Lotus, que iria para Derek Warwick, o que poderia balançar a equipe de um lado para outro. Havia outros péssimos rumores que rondavam Zeltweg, e esses eram que Renault e Alfa Romeo se retirariam da categoria ao fim do ano, coisa que, infelizmente, aconteceu, com a marca italiana jamais retornando e a francesa conquistando um bicampeonato mais de 20 anos depois dessa decisão.


Piercarlo Ghinzani finalmente chegou na Toleman, enquanto a Tyrrell ainda tinha apenas um carro com motor turbo, que ficara com Stefan Bellof. Nos treinos, Alain Prost ficou com a pole sendo meio segundo mais rápido do Nigel Mansell. Na segunda fila, Niki Lauda e Keke Rosberg, com Nelson Piquet em 5º e Teodorico Fabi novamente voando com a Toleman para o 6º posto. Fechando o top ten, Elio de Angelis, Patrick Tambay, Michele Alboreto e Riccardo Patrese.

Marc Surer conseguiu o 11º lugar, com Stefan Johansson e Derek Warwick logo atrás. Ayrton Senna era apenas o 14º colocado. Jacques Laffite era 15º, Thierry Boutsen o 16º e Gerhard Berger era 17º. Andrea de Cesaris tinha Piercarlo Ghinzani, Eddie Cheever e Philippe Alliot logo atrás. Stefan Bellof com seu Tyrrell turbo era o 22º, com o restante do grid logo atrás. Kennt Acheson, Huub Rothengatter, Jonathan Palmer e Pierluigi Martini.

poeticsofspeed.com

Martin Brundle, com o único carro aspirado do grid, não conseguiu se classificar para a corrida. No domingo, mesmo depois de chover durante a manhã inteira, a pista estava seca para a corrida. Na primeira largada, Teo e Elio ficam no grid, bloqueando a passagem de quem vinha atrás, causando um congestionamento e abandonos de Michele Alboreto e Gerhard Berger.

Para a alegria da Ferrari, e tristeza da McLaren, a prova foi paralisada por causa do acidente, o que deixou furiosa a dupla da Renault, que estava agora nos pontos. Na relargada, Mansell sai mal mais uma vez, com Prost mantendo a liderança e Rosberg ultrapassando Lauda. Ao fim da primeira volta, Ayrton Senna ganhou quatro posições e já era o 10º.


A pressão feita por Keke em cima de Prost era fantástica, com o finlandês usando todo o poder de seu motor Honda. Isso até a 4º volta, quando ele começa a ter problemas com a pressão do óleo, fazendo Rosberg abandonar mais uma vez. Duas voltas depois, Teodorico Fabi se tonar o 6º após passar por Tambay, que logo depois furaria o pneu enquanto Ayrton Senna passa por Michele Alboreto.

No momento: Prost é o líder, Lauda o segundo, Piquet em terceiro, de Angelis, sendo pressionado por Mansell, em quarto e na última colocação pontuável Teo Fabi, com Ayrton Senna já se aproximando. O Toleman número 19 estava rendendo surpreendentemente muito bem nas retas da pista austríaca, perseguindo carros com motores Renault e Honda enquanto ele estava equipado com um Hart.


Na 14º volta... o MITO SUPREMO, Andrea de Cesaris atinge seu "auge" em relação á grandes mitagens, ao perder o controle na saída da Texaco, sair de lado na grama molha que estava disposta verticalmente, proporcionando para nós capotagens fantásticas, que pareciam nunca acabar. O italiano saiu do carro com o capacete e o macacão todo sujo, mas inteiro, para espanto de quem viu o acidente. Ao ver mais uma de seu piloto, Guy Ligier disse: "Eu não posso mais dar serviço para esse jovem piloto", ou seja, era um ultimato para de Cesaris...


Na volta seguinte, Ayrton passa por Fabi e assume a sexta colocação. Voltas depois, Mansell finalmente passa por de Angelis, enquanto Alliot abandona com problemas no turbo. Uma volta depois, outro motor vai pelos ares, agora o Zakspeed de Jonathan Palmer. Começa agora a agonia de Teo Fabi, que enfrenta problemas com sua Toleman, mas retorna a pista mesmo contra a vontade após parar.

Na 23º volta, Ayrton Senna passa pelo companheiro e se torna o quinto colocado. Mais na frente, Nigel Mansell passa pelo seu futuro companheiro, cujo Brabham começa a ter problemas no motor. Sendo pressionado pelo companheiro, Alain Prost decide parar para trocar os pneus, voltando ainda em segundo. Nesse exato momento, o Leão também tem problemas no seu motor e abandona.


Teo Fabi já era o última colocado depois de tanto parar, enquanto Stefan Bellof fazia sua troca, perdendo a posição para ambas as Arrows, seus principais rivais durante a prova. Na 31º volta, Elio de Angelis não resiste aos ataques ferraristas e cede para Alboreto e Johansson. Depois de Kenny Acheson e Derek Warwick, foi a vez de Berger abandonar, por causa de seu turbo BMW.

Com Prost tirando quase dois segundos por volta de Lauda, era de se esperar ver o austríaco parando para trocar os pneus, mas infelizmente ele parou para abandonar a prova após o estouro de seu motor TAG-Porsche, um triste fim para sua última corrida em casa. Uma volta depois, Pierluigi Martini tem problemas na suspensão e abandona, enquanto Tambay passa por Laffite.


Na disputa pelo nono posto, Stefan Bellof acompanha de perto Thierry Boutsen. Na 43º volta, Jacques Laffite também bate e acaba com os sonhos de Guy Ligier na Áustria. Voltas depois, Patrick Tambay estoura o motor e abandona ao mesmo tempo que Bellof consegue passar por Boutsen, que começa a se arrastar na pista.

No fim de tudo, Alain Prost volta a comemorar uma vitória, com Ayrton Senna fazendo uma grande prova e terminando em 2º seguido por Michele Alboreto. Fechando os lugares pontuáveis estavam Stefan Johansson, Elio de Angelis e Marc Surer. Em sua última volta, Stefan Bellof fica sem combustível, e por sorte não perde a 7º colocação para Boutsen, que cruzou depois dos lideres...


RESULTADOS:

  1. 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:20:12.583 - 9pts
  2. 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - +30.002s - 6pts
  3. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +34.356s - 4pts
  4. 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +39.073s - 3pts
  5. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1:22.092s - 2pts
  6. 8 - Marc Surer - Brabham BMW - +1 Volta - 1pt
  7. 3 - Stefan Bellof - Tyrrell Renault - Falta de Combustível
  8. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +3 Voltas
  9. 24 - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - +4 Voltas
  10. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - Motor
  11. 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - Acidente - OUT
  12. 29 - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Suspensão - OUT
  13. 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Motor - OUT
  14. 17 - Gerhard Berger - Arrows BMW - Turbo - OUT
  15. 19 - Teodorico Fabi - Toleman Hart - Elétrico - OUT
  16. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - Motor - OUT
  17. 10 - Kenny Acheson - RAM Hart - Motor - OUT
  18. 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - Escapamento - OUT
  19. 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - Motor - OUT
  20. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Alfa Romeo - Motor - OUT
  21. 30 - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - Motor - OUT
  22. 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Turbo - OUT
  23. 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Acidente - OUT
  24. 23 - Eddie Cheever - Benetton Alfa Romeo - Turbo - OUT
  25. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Pressão do Óleo - OUT
  26. 20 - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - DNS
  27. 4 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - DNQ
Esses foram os pilotos que se inscreveram para a corrida
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 1:29.241 - Volta 39


Curiosidades:
- 414º GP
- 20º Vitória de Alain Prost
- 46º Vitória da McLaren
- 16º Vitória do Motor TAG-Porsche
- 25º Pódio do Motor TAG-Porsche


  • MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
  • SORTUDO: Ayrton Senna / Alain Prost / Stefan Bellof
  • AZARADO: Michele Alboreto
  • SURPRESA: N/H
  • Prêmio Bônus - MITO DA CORRIDA: Andrea de Cesaris
Ayrton Senna deu show, foi o melhor piloto no domingo, não se afobando nas ultrapassagens e tendo sorte em não ter problemas. Alain Prost teve sorte também por causa do abandono da Lauda, pois se não fosse aquilo sua tarefa de vencer na Áustria seria mais difícil. Já Bellof conseguiu assegurar um merecido 7º posto. Alboreto poderia ter feito uma corrida melhor se não tivesse que pegar o carro reserva. E o MITO que MITOU...


Campeonato de Pilotos:
  1. 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 50pts
  2. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 50pts
  3. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 97T - G - 28pts
  4. 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 19pts
  5. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW10 - G - 18pts
  6. 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - 97T - G - 15pts
  7. 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT54 - P - 13pts
  8. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE60/RE60B - G - 11pts
  9. 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - JS25 - P - 10pts
  10. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - A8 - G - 9pts
  11. 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - FW10 - G - 6pts
  12. 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 5pts
  13. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE60/RE60B - G - 4pts
  14. 4/3 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - G - 4pts
  15. 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS25 - P - 3pts
  16. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 3pts
  17. 8 - Marc Surer - Brabham BMW - BT54 - P - 2pts

Campeonato de Construtores:
  1. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 72pts
  2. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 55pts
  3. John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 43pts
  4. Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 24pts
  5. Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - HES/TAM/WAR - G - 15pts
  6. Motor Racing Devempoments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 15pts
  7. Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/LAF - P - 13pts
  8. Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 9pts
  9. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - BRU/JOH/BEL - 4pts

Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts - F1-History.deviantart - http://poeticsofspeed.com/

Um comentário:

  1. E ainda dizem que a melhor época da humanidade é agora...
    As imagens do Grande Prêmio da Áustria de 1985 simplesmente destroem a afirmação acima!

    ResponderExcluir