Semanas depois do GP da Alemanha, a Fórmula 1 estava em outro templo do automobilismo, o Öesterreichring. Infelizmente a categoria estava de luto por perder mais um piloto, mas dessa vez fora dela, no mundial de marcas. Esse piloto era Manfred Winkelhock, que faleceu no último dia 12. John McDonald agora buscava um substituto.
Os nomes mais sonhados eram o de René Arnoux e John Watson, mas o dinheiro não permitiria tal coisa, por isso era mais provável a contratação de François Hesnault ou Corrado Fabi. No fim de tudo, quem apareceu foi Kenny Acheson, que já havia se aventurado com a equipe em 1983, se classificando para apenas 1 das 7 provas que disputou.
Por último ainda poderia haver uma vaga na Lotus, que iria para Derek Warwick, o que poderia balançar a equipe de um lado para outro. Havia outros péssimos rumores que rondavam Zeltweg, e esses eram que Renault e Alfa Romeo se retirariam da categoria ao fim do ano, coisa que, infelizmente, aconteceu, com a marca italiana jamais retornando e a francesa conquistando um bicampeonato mais de 20 anos depois dessa decisão.
Marc Surer conseguiu o 11º lugar, com Stefan Johansson e Derek Warwick logo atrás. Ayrton Senna era apenas o 14º colocado. Jacques Laffite era 15º, Thierry Boutsen o 16º e Gerhard Berger era 17º. Andrea de Cesaris tinha Piercarlo Ghinzani, Eddie Cheever e Philippe Alliot logo atrás. Stefan Bellof com seu Tyrrell turbo era o 22º, com o restante do grid logo atrás. Kennt Acheson, Huub Rothengatter, Jonathan Palmer e Pierluigi Martini.
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Para a alegria da Ferrari, e tristeza da McLaren, a prova foi paralisada por causa do acidente, o que deixou furiosa a dupla da Renault, que estava agora nos pontos. Na relargada, Mansell sai mal mais uma vez, com Prost mantendo a liderança e Rosberg ultrapassando Lauda. Ao fim da primeira volta, Ayrton Senna ganhou quatro posições e já era o 10º.
No momento: Prost é o líder, Lauda o segundo, Piquet em terceiro, de Angelis, sendo pressionado por Mansell, em quarto e na última colocação pontuável Teo Fabi, com Ayrton Senna já se aproximando. O Toleman número 19 estava rendendo surpreendentemente muito bem nas retas da pista austríaca, perseguindo carros com motores Renault e Honda enquanto ele estava equipado com um Hart.
Na 23º volta, Ayrton Senna passa pelo companheiro e se torna o quinto colocado. Mais na frente, Nigel Mansell passa pelo seu futuro companheiro, cujo Brabham começa a ter problemas no motor. Sendo pressionado pelo companheiro, Alain Prost decide parar para trocar os pneus, voltando ainda em segundo. Nesse exato momento, o Leão também tem problemas no seu motor e abandona.
Com Prost tirando quase dois segundos por volta de Lauda, era de se esperar ver o austríaco parando para trocar os pneus, mas infelizmente ele parou para abandonar a prova após o estouro de seu motor TAG-Porsche, um triste fim para sua última corrida em casa. Uma volta depois, Pierluigi Martini tem problemas na suspensão e abandona, enquanto Tambay passa por Laffite.
No fim de tudo, Alain Prost volta a comemorar uma vitória, com Ayrton Senna fazendo uma grande prova e terminando em 2º seguido por Michele Alboreto. Fechando os lugares pontuáveis estavam Stefan Johansson, Elio de Angelis e Marc Surer. Em sua última volta, Stefan Bellof fica sem combustível, e por sorte não perde a 7º colocação para Boutsen, que cruzou depois dos lideres...
- 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:20:12.583 - 9pts
- 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - +30.002s - 6pts
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +34.356s - 4pts
- 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +39.073s - 3pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1:22.092s - 2pts
- 8 - Marc Surer - Brabham BMW - +1 Volta - 1pt
- 3 - Stefan Bellof - Tyrrell Renault - Falta de Combustível
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +3 Voltas
- 24 - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - +4 Voltas
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - Motor
- 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - Acidente - OUT
- 29 - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Suspensão - OUT
- 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Motor - OUT
- 17 - Gerhard Berger - Arrows BMW - Turbo - OUT
- 19 - Teodorico Fabi - Toleman Hart - Elétrico - OUT
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - Motor - OUT
- 10 - Kenny Acheson - RAM Hart - Motor - OUT
- 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - Escapamento - OUT
- 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - Motor - OUT
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Alfa Romeo - Motor - OUT
- 30 - Jonathan Palmer - Zakspeed Racing - Motor - OUT
- 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Turbo - OUT
- 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Acidente - OUT
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Alfa Romeo - Turbo - OUT
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Pressão do Óleo - OUT
- 20 - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - DNS
- 4 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - DNQ
Esses foram os pilotos que se inscreveram para a corrida
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 1:29.241 - Volta 39
Curiosidades:
- 414º GP
- 20º Vitória de Alain Prost
- 46º Vitória da McLaren
- 16º Vitória do Motor TAG-Porsche
- 25º Pódio do Motor TAG-Porsche
- MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
- SORTUDO: Ayrton Senna / Alain Prost / Stefan Bellof
- AZARADO: Michele Alboreto
- SURPRESA: N/H
- Prêmio Bônus - MITO DA CORRIDA: Andrea de Cesaris
Ayrton Senna deu show, foi o melhor piloto no domingo, não se afobando nas ultrapassagens e tendo sorte em não ter problemas. Alain Prost teve sorte também por causa do abandono da Lauda, pois se não fosse aquilo sua tarefa de vencer na Áustria seria mais difícil. Já Bellof conseguiu assegurar um merecido 7º posto. Alboreto poderia ter feito uma corrida melhor se não tivesse que pegar o carro reserva. E o MITO que MITOU...
Campeonato de Pilotos:
- 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 50pts
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 50pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 97T - G - 28pts
- 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 19pts
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW10 - G - 18pts
- 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - 97T - G - 15pts
- 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT54 - P - 13pts
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE60/RE60B - G - 11pts
- 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - JS25 - P - 10pts
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - A8 - G - 9pts
- 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - FW10 - G - 6pts
- 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 5pts
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE60/RE60B - G - 4pts
- 4/3 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - G - 4pts
- 25 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS25 - P - 3pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 156/85 - G - 3pts
- 8 - Marc Surer - Brabham BMW - BT54 - P - 2pts
Campeonato de Construtores:
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 72pts
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 55pts
- John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 43pts
- Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 24pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - HES/TAM/WAR - G - 15pts
- Motor Racing Devempoments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 15pts
- Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/LAF - P - 13pts
- Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 9pts
- Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - BRU/JOH/BEL - 4pts
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts - F1-History.deviantart - http://poeticsofspeed.com/
E ainda dizem que a melhor época da humanidade é agora...
ResponderExcluirAs imagens do Grande Prêmio da Áustria de 1985 simplesmente destroem a afirmação acima!