Agora, também sabendo que essa "linhagem" principal dos Mitos tem apenas duas vitórias e muita história para contar, saiba como foi a única vitória do Gorila de Monza. À bordo de seu belo March, Vittorio sofria com a falta de confiabilidade de seu carro, que chegou a dar á ele uma pole em Anderstorp. Em duas, das três provas completadas até 11º etapa, Brambilla tinha ganhando pontos, o que mostrava que ele tinha um certo talento difícil de se encontrar.
No domingo, dia 17 de agosto de 1975, uma chuva torrencial caia na Áustria, o que deixava a prova ainda mais emocionante. Embaixo de toda aquela água poderíamos ver quem era verdadeiramente talentoso em pista escorregadia. Brambilla era oitavo, mas tudo era possível. Na largada, Depailler pega a terceira colocação de Fittipaldi, enquanto Lauda e Hunt se mantem na mesma posição.
Nas primeiras voltas, Mass, Scheckter e Pryce começariam a voar na pista austríaca, sendo que um largou mal, um rodou e outro veio lá de trás (respectivamente). Já Vittorio não cometeu erros, superou Emerson e Hans-Joachim, o que já colocava-o na fantástica 4º colocação, com Patrick Depailler logo a frente, enquanto Niki Lauda se arrastava segurando James Hunt.
No fim da 14º volta, com Brambilla já na frente de Depailler, James Hunt decide ir para cima de Lauda ao ver o Gorila de Monza logo atrás. A chuva tinha diminuído, mas a tempestade ainda estava por chegar. Na mesma volta, o futuro campeão de 1975 perdeu as duas primeiras colocações, com Vittorio indo rapidamente ao encontro de Hunt, que agora ainda teria tráfego na frente.
Depois de rodar, Scheckter tinha minimas chances de pontuar, mesmo assim era outro que surpreendia embaixo da chuva que voltava a ser forte. Na 27º volta, Pryce supera a McLaren de Mass e toma a terceira colocação, uma conquista fantástica para alguém com um Shadow. A tempestade veio, e a direção de prova decidiu dar como encerrada a corrida, dando á vitória para Vittorio Brambilla, que, infelizmente conquistou a metade dos pontos.
Vittorio ainda correu mais 5 temporadas na Fórmula 1, nunca tendo um carro ao seu nível de talento. Infelizmente, da mesma forma de de Cesaris, ele já nos deixou, no dia 26 de maio de 2001 com 63 anos por causa de um ataque cardíaco...
Imagens tiradas do Google Imagens
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