Semanas depois do fantástico GP de Dallas a Fórmula 1 chegava á Brands Hatch, que novamente sediava o GP britânico, que prometia para aquele ano. A descoberta das irregularidades do carro da Tyrrell colocou a equipe em xeque para a disputa da corrida em casa, já que, depois de descobrirem que o carro estava abaixo do peso, foi descoberto bolinhas de chumbo que os carros levavam nos depósitos de água, o que era proibido.
Ao fim dos treinos, Nelson Piquet surpreendeu a todos com a pole com um tempo de 1:10.869, quase 0.200s mais rápido do que Alain Prost. Na segunda fila tínhamos Niki Lauda com Elio de Angelis ao seu lado, Keke Rosberg era 5º, com Derek Warwick logo atrás e Ayrton Senna conquistando um ótimo 7º posto. Fechando o TOP TEN estavam Michele Alboreto, Nigel Mansell e Patrick Tambay.
Numa reviravolta, a Osella exigiu que Jo Gartner largasse, usando o argumento que Bellof e Johansson não deveriam largar. E com isso, 27 carros estavam no grid de Brands Hatch, esperando as luzes se apagarem para que a corrida se iniciasse. Na largada, tudo transcorre normalmente, com Piquet segurando Prost e Lauda.
Ayrton Senna vinha fazendo uma prova fantástica em Brands Hatch, e agora já era o 6º colocado depois de passar por Michele Alboreto enquanto Keke Rosberg tinha problemas e ia para os boxes. Se aproximava-nos da 10º volta, e a única mudança que aconteceu foi que Teo Fabi passou por Thierry Boutsen. Mas a alegria do italiano não duraria uma volta, já que ele abandonaria.
A posição perigosa de três carros na pista fez a prova ser paralisada, coisa que beneficiou Nelson Piquet que foi aos boxes. Até aquele momento a classificação estava assim: Piquet, Prost, Lauda, Warwick, de Angelis, Senna, Alboreto, Tambay, Mansell, Boutsen, de Cesaris, Arnoux, Laffite, Surer, Patrese, Ghinzani, Bellof, Hesnault e Rothengatter.
Volta de Johansson á categoria,,, |
Huub Rothengatter começou a sofrer problemas, e com isso o holandês foi para os boxes para tentar resolver. Depois de 5 minutos, o Spirit volta a pista. Enquanto isso, Patrick Tambay segura Elio de Angelis, que por sua vez também segura Ayrton Senna, que tem um carro muito mais equilibrado do que dos ponteiros.
Lá na frente, Niki Lauda ainda ataca Nelson Piquet, que se defende bravamente. Mais atrás, Thierry Boutsen tem problemas e abandona enquanto Nigel Mansell comete um erro, roda, e abandona depois de passar num estacionamento. René Arnoux agora era o 9º após passar o companheiro. Voltas depois, Niki Lauda consegue passar por Nelson Piquet e assume a segunda colocação.
Enquanto isso, Alboreto finalmente passa por Arnoux e vai á guerra com o MITO, que não quer perder essa 7º colocação. Lá na frente, Senna continua a atacar de Angelis, que ainda tem mais de 5s de vantagem para o brasileiro graças a soma dos tempos das duas baterias da corrida. Na disputa pela décima colocação, Patrese finalmente passa pela Osella de Ghinzani.
Piquet tenta se aproximar do líder, mas o motor TAG-Porsche impossibilita tal coisa. E finalmente, os dois foram para fora da pista, Arnoux tacou o carro no italiano, que jogou o carro em cima do francês. A Ferrari saiu intacta e voltou para a corrida, enquanto a Ligier teve estragos maiores, mas nada que fizesse ele abandonar a corrida.
Niki Lauda voltou a comemorar uma vitória em 1984, enquanto Derek Warwick foi saudado pela torcida britânica ao voltar ao pódio com a Renault. Senna deu show, e surpreendeu a todos com o pódio que veio na base da sorte e do talento. Terminando os lugares pontuáveis, Elio de Angelis, Michele Alboreto e René Arnoux, enquanto Nelson Piquet foi 7º colocado.
RESULTADOS:
- 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 1:29:28.532 - 9pts
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - +42.423 - 6pts
- 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - +1:03.328 - 4pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 3pts
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 2pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 1pt
- 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - +1 Volta
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - Turbo
- 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - +3 Voltas
- 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +3 Voltas
- 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +3 Voltas
- 17 - Marc Surer - Arrows BMW - +4 Voltas
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - +5 Voltas
- 21 - Huub Rothengatter - Spirit Hart - NC
- 25 - François Hesnault - Ligier Renault - Elétrico - OUT
- 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Caixa de Câmbio - OUT
- 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - Caixa de Câmbio - OUT
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Elétrico - OUT
- 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - Bomba d'água - OUT
- 10 - Jonathan Palmer - RAM Hart - Acidente - OUT
- 14 - Manfred Winkelhock - ATS BMW - Elétrico - OUT
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Motor - OUT
- 3 - Stefan Johansson - Tyrrell Frod - Colisão - OUT
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Colisão - OUT
- 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Colisão - OUT
- 30 - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - Colisão - OUT
- 20 - Johnny Cecotto - Toleman Hart - DNQ
Esses foram os pilotos que se inscreveram para a corrida
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:13:191 - Volta 57
Curiosidades:
- 398º GP
- 22º Vitória de Niki Lauda
- 20º Melhor Volta de Niki Lauda
- 36º Vitória da McLaren
- 6º Vitória do Motor TAG-Porsche
- 2º Pódio de Ayrton Senna
- 2º Pódio da Toleman
- 3º Pódio de Derek Warwick
- MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
- SORTUDO: René Arnoux / Michele Alboreto
- AZARADO: Alain Prost / Nelson Piquet
- SURPRESA: Ayrton Senna
Todos pensavam que aquela performance de Senna em Mônaco havia sido só por causa da chuva, mas estavam enganados, Ayrton surpreendeu em Brands Hatch e conquistou um lindo terceiro posto em sua melhor corrida pela Toleman, que naquele ano tinha um carro fantástico para o brasileiro. Arnoux e Alboreto tiveram sorte, pois enfrentaram problemas, seja técnicos, seja em disputas, e ainda terminaram nos pontos graças aos abandonos de Prost e Piquet, que perderam pontos importantes...
Campeonato de Pilotos:
- 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 34,5pts/35,5pts
- 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 33pts
- 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 95T - 26pts/29pts
- 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 126C4 - 23pts/24pts
- 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW09/FW09B - 20pts/20,5pts
- 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE50 - 19pts
- 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT53 - 18pts
- 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 126C4 - 11pts/11,5pts
- 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - TG183B/TG184 - 8pts/9pts
- 3 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 012 - 8pts/0pts
- 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE50 - 7pts/8pts
- 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - 95T - 6pts
- 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 012 - 5pts/0pts
- 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - FW09/FW09B - 4pts/5pts
- 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - BT53 - 3pts/4pts
- 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
- 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
- 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS23 - 2pts/3pts
- 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - FA1F - 2pts
- 18 - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - 1pt/3pts
Campeonato de Construtores:
- Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - 67,5pts/68,5pts
- Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 34,5pts/35,5pts
- John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 32,5pts/35pts
- Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 26pts/27pts
- Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts/25,5pts
- MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 21pts/22pts
- Tyrrel Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL - G - 13pts/0pts
- Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - SEN/CEC - P - 8pts/9pts
- Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 6pts
- Ligier Loto - Ligier Renault - JS23 - HES/CES - M - 2pts/3pts
- Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - GHI/GAR - P - 2pts
- Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - SUR/BOU - G - 1pt/3pts
Imagens tiradas do Google Imagens - F1-History.Deviantart.com - GPExperts.com.br
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