quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Que Esperar? - Equipes e Pilotos


Prometi e eis aqui o post "O Que Esperar" das equipes e de seus pilotos para o resto dessa temporada, que vem sendo um das mais chatas dos últimos anos. Mesmo assim ainda vibramos muito com as últimas corridas na Grã-Bretanha, na Áustria e na Hungria. Vamos equipe por equipe, que serão ordenados pela classificação atual no Campeonato de Construtores.

Mercedes AMG Petronas F1 Team: Parece que finalmente chegou uma das temporadas mais aguardadas da minha vida. Mercedes x Ferrari. Duas das minhas três equipe favoritas podendo disputar o título. Mas ainda sabemos que a Mercedes tem um poderio maior do que o ferrarista, no conjunto em geral. Mas também devemos lembrar a equipe italiana progrediu muito durante essa metade da temporada. Agora, ainda devemos esperar para ver essa batalha, mas antes disso quero dizer que ainda acredito num título da Mercedes, caso a Ferrari pare de evoluir.

Lewis Hamilton: É atual campeão do Mundo e devia se controlar melhor. Apesar de dar show erra muito sob pressão de recuperar as posições perdidas, e por isso ele não é nem o 1º, nem o 2º melhor piloto da atualidade, sendo no máximo o 3º. Ainda torço para uma recuperação de Rosberg no Campeonato, mas pelo que o britânico fez nas últimas corridas depois de Spa em 2014.... Vai que temos isso ao contrário?
Expectativas: Infelizmente, acredito em um tricampeonato do britânico, que poderá ter facilidade caso não erre.

Nico Rosberg: Grande piloto? No máximo bom, que consegue extrair o máximo do carro quando consegue, mas que deixar a desejar na batalha contra Hamilton. Caso ainda queire conquistar seu primeiro campeonato, o alemão precisa mostrar talento para conseguir superar o companheiro nessas últimas etapas, conseguindo uma virada...
Expectativas: Se fosse mais rápido poderia até ameaçar o título de Hamilton, mas acho que fica no duelo pela segunda colocação do Vettel.


Scuderia Ferrari: De volta á briga pelo título, a Ferrari tem uma grande responsabilidade pela frente: Manter-se regular e esperar mais erros dos pilotos da equipe alemã. Essa temporada vem vendo um renascimento da Scuderia que sonha voltar a ter as glorias passadas com Ascari e Schumacher, mas ainda tem um grande degrau pela frente, que é a Mercedes...

Sebastian Vettel: Todos começaram a duvidar de seu talento em 2014, mas agora todos voltaram a exalta-lo por causa dos ótimos resultados com o carro vermelho, que atingiu seu número de vitórias pré-estipulador por Arribavene. Mas uma coisa é possível, Sebastian ainda pode ser campeão desse ano caso os erros toscos de Hamilton e Rosberg continuem se repetindo.
Expectativas: Caso as Mercedes tenham grandes problemas como erros e disputas internas, Vettel pode até sonhar em um título, o que seria fantástico...

Kimi Räikkönen: Acabou de esfriar a "Silly Season" e agora deve estar mais empolgado do que antes, especialmente quado chegamos á véspera do GP da Bélgica, onde Kimi conquistou vitórias em quase todas as corridas que terminou, por isso mesmo acho que ele e Jim Clark são os melhores pilotos que o circuito belga já viu. A torcida agora vai para que ele se recupere no campeonato, já que está atrás do compatriota Bottas.
Expectativas: Räikkönen tem pela frente a maior chance de vencer na temporada, em Spa, e quem sabe de ultrapassar e despachar Valtteri Bottas na disputa pelo 4º lugar.


Williams Martini Racing: Acho que a equipe se superou nesse ano, fazendo um carro pior do que o de 2014 á ponto de não conseguir pontos em Mônaco e na Hungria, pistas sinuosas. Acredito que a equipe não consegue alcançar a Ferrari, mas há altas possibilidades de pódio em corridas em Spa, em Monza, em Sochi, em Hermanos Rodríguez, em Interlagos e Yas Marina.

Valtteri Bottas: Com 77 pontos, Bottas vem tendo um ano regular apesar dos problemas durante o GP da Austrália, chegando a superar o companheiro Felipe Massa. Valtteri foi o primeiro beneficiado de um erro do compatriota, que rodou em Montreal e perdeu a chance de outro pódio. Ainda não acho o finlandês aquele grande piloto, mas isso é só uma questão de tempo, devo esperar...
Expectativas: Poderá batalhar o quanto quiser, mas acho impossível ele segurar um carro da Ferrari até o fim da temporada, quem sabe possa ainda ficar na frente do companheiro.

Felipe Massa: A nossa maior esperança de vitórias só teria uma chance caso a Mercedes e a Ferrari cometessem um deslize sozinhas, talvez um acidente envolvendo eles durante a largada, ninguém sabe, mas é isso que o brasileiro deve torcer para conseguir voltar a vencer. Como disse sobre a Williams, suas maiores chances são em Spa e em Monza, onde motor é quase tudo...
Expectativas: Sonho do brasileiro é ver ele voltando a vencer, mas isso é impossível nesse ano. Felipe deverá se preocupar com as Red Bulls e tentar se aproximar de Bottas.


Infiniti Red Bull Racing: Das próximas corridas, acredito eu que apenas em Marina Bay eles poderão voltar ao pódio, mas ainda apenas num caso de problemas com os carros alemães e italianos. O carro é péssimo de motor, que não é muito forte em comparação com os rivais. De resto, a Red Bull mostra ter um ótimo chassis, que consegue bons resultados em pistas mais sinuosas.

Daniel Ricciardo: O talentoso piloto australiano perdeu mais um ano de sua carreira com um péssimo carro desenvolvido pela sua equipe, que ainda conseguiu melhorar em 2014, dando 3 vitórias a ele, mas nesse ano vitória é quase impossível. Ricciardo deve se concentrar em ser regular para tentar alcançar Felipe Massa, que está logo na sua frente na tabela de pilotos.
Expectativas: Dificilmente conseguirá se aproximar dos pilotos da Williams, por isso, acho correto eles se preocuparem com a Force India e Lotus

Daniil Kvyat: Muitos duvidavam de seu talento durante as primeiras corridas, mas depois do GP monegasco, Daniil vem mostrando um ótimo serviço pela equipe austríaca que comemorou seu primeiro pódio conquistado em Hungaroring. Da mesma forma do companheiro, ele de se focar em se aproximar das Williams no campeonato, especialmente de Massa.
Expectativas: Como eu disse, se quiser alguma coisa, tente parar a Force India e a Lotus.


Sahara Force India F1 Team: Diferentemente de seu histórico, a Force India começou mal o ano e vem tendo uma ótima metade, que deve continuar no resto da temporada, especialmente por ter um carro capaz de se aproximar das Williams nas pistas mais rápidas do calendário, como o de Spa e de Monza. Por isso acredito que essas deverão ser as melhores provas da equipe indiana na temporada...

Nico Hülkenberg: Continua mostrando talento e potencial, mas nunca é aproveitado, ou seja, um carreira que está indo para o ralo da Fórmula 1 que já devorou outros inúmeros talentosos nomes. Hulk conseguiu ótimos resultados nas últimas corridas, especialmente em Silverstone, quando chegou a andar na frente das duas Ferraris.
Expectativas: Quem sabe se não é nesse ano que o alemão sobe ao pódio? Acho que ele deverá se preocupar com as Red Bulls e com a Lotus, afinal, está no meio de todo mundo do pelotão...

Sergio Pérez: Outro talentoso piloto que deve alegrar o México nos próximos meses, quando a categoria voltará á correr no Hermanos Rodríguez depois de várias décadas. Da mesma foi de Hülkenberg, Pérez deverá mostrar seu talento nas próximas corridas, conseguindo ótimos pontos para o campeonato de pilotos, que vem sendo um desastre para o mexicano.
Expectativas: Se quiser se manter na equipe por causa do talento, é hora do mexicano começar a melhorar e conseguir bons resultados.


Lotus F1 Team: Começou a temporada animada, e da mesma forma das companheiras que usam motores Mercedes deve andar bem nas próximas provas. O carro é ótimo em pistas de média/alta velocidade, mas não é tão boa em circuitos de baixa, como por exemplo no GP da Hungria, quando Grosjean comemorou o quase impossível 7º lugar conquistado.

Romain Grosjean: Todos se esquecem dele, mas acho que é outro piloto injustiçado do grid atual da Fórmula 1, sofrendo com uma equipe que está á beira de voltar a ser Renault, o que pode ser ruim ou bom. A verdade é que o francês ainda tem muito o que sonhar pelo seu futuro na categoria. Já nessa temporada deve se preocupar em acompanhar Hülkenberg, que também tem o objetivo de alcançar das Red Bulls.
Expectativas: Talvez consiga melhores resultados em pistas de alta, e quem sabe poderá se aproximar da briga Force x Red Bull.

Pastor Maldonado: A alegria do grid atual, aquele piloto que só deve sair da categoria quando tiver mais de 40 anos por ser o verdadeiro showman. Apesar dos vários problemas e acidentes, Maldonado é um piloto rápido e talentoso, que extrapola, muitas vezes, o limite desse talento como podemos ver no GP da Hungria semanas atrás. Seu maior objetivo será chegar onde está Grosjean.
Expectativas: Continue a MITAR...


Scuderia Toro Rosso: A amada e querida Minardi voltou a ter um 4º lugar na Fórmula 1 depois da surpreendente prova em Hungaroring, quando Max Verstappen se tornou o mais jovem piloto a terminar no top five, ficando atrás apenas de Vettel, Kvyat e Ricciardo. A equipe se mostrou mais eficiente do que a irmã durante a primeira parte da temporada, especialmente por ter um chassis até melhor. Mas os problemas de falta de confiabilidade, seja do motor seja do resto dos componentes deixaram Max e Carlos muitas vezes na mão...

Max Verstappen: Suas declarações ácidas tem mexido o circo, o que gosto, já que é uma coisa que todos reclamam que está em falta na Fórmula 1... mas que quando aparece alguém assim vem logo atirando a primeira pedra contra... Verstappen vem se mostrando ser rápido, disputando com Sainz Jr a posição de primeiro piloto na Toro Rosso. Nas próximas provas dificilmente poderão disputar alguma coisa mais grande, mas devem esperar o GP de Cingapura para tentar surpreender novamente.
Expectativas: Talvez se mantenha a mesma colocação, sem ganhar muitos pontos.

Carlos Sainz Jr: Sua maior missão é se aproximar do companheiro que conquistou fantásticos 12 pontos de uma só vez, enquanto ele teve problemas quando deveria terminar entre os cinco primeiros. Mesmo assim vem mostrando ser mais merecedor de uma posição melhor do que a 16º no campeonato de pilotos. Como disse sobre Verstappen, ele terá sua grande chance em Cingapura...
Expectativas: Não irá ganhar tantos pontos, mas pelo menos tem que passar a Sauber...


Sauber F1 Team: Com a atualização do motor para o GP da Bélgica, a Sauber pode voltar a comemorar pontos em Spa-Francorchamps. Apesar de não haver muito dinheiro, a equipe agradece aos pontos conquistados por Nasr e Ericsson, que ainda colocam eles na frente da McLaren, o que deverá ser seu principal objetivo...

Felipe Nasr: Pelo que vem mostrando, tem um grande futuro pela frente, mas deve se cuidar para não se afobar em busca de resultados quase impossíveis, como o 5º lugar do GP da Austrália que ficilmente deverá se repetir. Como sua equipe, seu principal objetivo é marcar pontos para se manter a frente de nomes como Alonso e Button.
Expectativas: Pelo menos mais umas 4 provas nos pontos seria ótimo para a confiança dele e da Sauber.

Marcus Ericsson: Muito dinheiro, pouco talento, mesmo assim o sueco tem mais um ano garantido na categoria, sustentando a Sauber. Seu principal objetivo nessa segunda parte da temporada é superar as McLarens e se aproximar do companheiro, objetivo que será difícil de cumprir...
Expectativas: Quase nada, além de ganhar alguns pontinhos valiosos na disputa contra a McLaren.


McLaren Honda: Eu avisava desde o começo do ano, "A McLaren Não Vai Ter Motor Bom", "Será Um Desastre Essa Primeira Temporada", e ainda tem gente que fala que ninguém imaginava isso... A McLaren tenta, mas não consegue sair do lugar com os motores japoneses, ficando na frente apenas da Sauber e da Manor. Nessa segunda parte da temporada ela ainda terá um objetivo mais "light", que seria superar a equipe suiça, coisa que acho difícil. Mas eles ainda acreditam num pódio até Austin! Será possível?

Fernando Alonso: A corrida na Hungria foi fantástica, com Max Verstappen em 4º e Fernando Alonso em 5º surpreendendo a todos na McLaren, que foi a loucura. Isso mostra que o carro pode andar muito bem em pistas mais sinuosas, e da mesma forma dos carros com motor Renault, devem esperar o GP de Cingapura. Quem sabe mais alguns pontos?
Expectativas: Acredito que ainda ganha alguns pontos, mas nada surpreendente como os 10 conquistados na Hungria.

Jenson Button: O campeão de 2009 vem sofrendo mais uma vez nas mãos da Honda. Button deu a McLaren os primeiros pontos depois dessa volta ridícula de uma grande parceria. O máximo que o britânico deve pensar é em superar Alonso, os treinos e nas corridas, para, quem sabe, conseguir tomar a frente no duelo entre equipes.
Expectativas: Igual o espanhol, Button deve conquistar alguns pontinhos, e quem sabe terminar na frente de uma Sauber.


Manor Marussia F1 Team: O que falar da Manor? Quase nada... já que a equipe ainda busca sobreviver com alguns patrocínios que ainda chegam aos poucos. Imaginem se eles conquistassem algum pontinho? Imaginem a festa que iriam fazer só por voltar a pontuar depois de Jules...

Roberto Merhi: Começou a atrás do companheiro, mas já se recuperou no campeonato. Suas maiores esperanças para o resto da temporada serão se manter em boa forma para, quem sabe, continuar na F-1 em 2016...

Will Stevens: Menos ainda para falar, apenas que tem que se focar em superar Merhi, que começou pior do que ele...


RESUMO: No final de tudo quero fazer um pequeno resumo do que pode vim pela frente: Mercedes e Ferrari duelaram pelo título até as últimas provas, e quem sabe até a última. Williams tentará se aproximar da equipe italiana, mas acho difícil conseguir superar, por isso deve se preocupar com a aproximação da Red Bull, que por sua vez tem a Force India e a Lotus tentando chegar. Mais atrás, Toro Rosso quer entrar nessa briga, mas acho difícil pela falta de resultados apresentados durante a primeira parte da temporada. Já McLaren e Sauber devem duelar para não serem a penúltima colocada, com a equipe suiça levando ligeira vantagem. E por último a Manor...

Imagens tiradas de GPUpdate.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário