Dia 5 de outubro de 1980, The Glen, Estados Unidos. A categoria mais famosa do mundo chega para sua última etapa com o campeonato já decidido, mesmo de maneira polêmica e controversa após Alan Jones jogar seu Williams em cima do Brabham de Nelson Piquet, o novo ídolo dos torcedores brasileiros que estavam na espera de um novo grande piloto desde que Emerson Fittipaldi foi para a Copersucar.
Esse mesmo Emerson Fittipaldi estava lá, no Glen, para participar de mais um GP do Leste dos EUA. Mas essa corrida seria mais especial do que ele, a equipe, os pilotos, os fãs e a mídia imaginava: Era a última prova do primeiro campeão da Fórmula 1 brasileiro. Depois dos treinos, Bruno Giacomelli fez milagre com seu Alfa Romeo, conquistando a pole em cima de Nelson Piquet e Carlos Reutemann.
Na partida, Alan Jones arrisca em cima de Piquet, que não alivia, deixando o australiano sair para fora da pista logo na primeira curva, caindo para o 12º posto. Fittipaldi conseguia melhorar algumas posições graças a sua manobra em cima de Keke Rosberg e os problemas de outros pilotos. Piquet pressionava Giacomelli, mas, por sua vez, era atacado por Carlos Reutemann enquanto tinha problemas.
Jones assumiu a ponta para não largar mais, com o pódio do GP anterior sendo repetido: Alan, Carlos e Didier. Tá, mas e Emerson? O brasileiro mal passou das 15 voltas, abandonando por causa de problemas na sua suspensão. No dia seguinte, nenhuma grande das comunicações falava sobre o bicampeão, que passou a ser excluído depois de se aventurar em seu próprio sonho e Nelson Piquet aparecer.
Assim, Emerson deixou a Fórmula 1, sem sequer ser notado pela imprensa brasileira, mostrando também a importância que a mídia passou a dar á pilotos que já tinham passado de seus tempos. Emerson tinha apenas 34 anos quando anunciou a aposentadoria definitiva da categoria, que ainda tentou traze-lo de volta com a Spirit, mas não conseguiu...
Imagens tiradas de GPExperts.com.br - F1-history.deviantart.com
Na minha opinião, os maiores feitos de Fittipaldi, foram abrir as portas da F1 para o Brasil e criar a equipe. Mais que as vitórias e títulos.
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