quinta-feira, 22 de outubro de 2015

20 Anos - Schumacher Bicampeão


Aida, Japão. A Fórmula 1 chega a sua ante-penúltima etapa da temporada de 1995. Etapa que é importantíssima na disputa pelo título, que já pode ficar com Michael Schumacher pela segunda vez seguida. Dessa vez sem polêmica, o alemão teve um ano fantástico, calando os críticos que ainda não acreditavam no seu potencial que foi claramente mostrado quando superava as poderosas Williams de Hill e Coulthard.


Precisando de pouco para ser bicampeão, Schumacher não foi espetacular nos treinos em Aida, onde conseguiu um importante terceiro lugar no grid, logo atrás de David Coulthard e Damon Hill que formavam a primeira fila. Ao lado do alemão estava Jean Alesi, enquanto Gerhard Berger e Eddie Irvine compunham mais uma fila. Fechando o top ten estavam Johnny Herbert, Heinz-Harald Frentzen, Olivier Panis e Mark Blundell. Substituindo Mika Häkkinen, que havia operado o apêndice, estava Jan Magnussen.


No domingo, o sol prometia ficar durante toda a corrida (promessa que se concretizaria). Alesi pulou de quarto para segundo, enquanto Coulthard mantinha a ponta e Schumacher caia para a péssima quinta colocação. De qualquer forma, o alemão ainda se tornava bicampeão, mas, como ainda devia mostrar que era bom o suficiente para mostrar essa alcunha, Schummy quis destroçar a concorrência.

Na 5º volta, o campeão passa por Gerhard Berger e assume a quarta colocação, indo ao ataque de Damon Hill. No 18º giro, a Williams, a Ferrari e até a Benetton se preparam para a parada de seus pilotos. Schumacher tem um grande pit stop, efetuado rapidamente, o que o manteve na 4º colocação, enquanto Alesi demorou mais um pouco e Hill viu a equipe do "Tio Frank" fazer um desastre nos boxes...


Aos poucos, as posições se corrigiam, e Schumacher se tornava o segundo colocado graças ás péssimas paradas de Williams e Ferrari. Numa corrida sem muita movimentação, o único grande momento no meio dela foi quando Hill finalmente conseguiu passar por Alesi e deixar Berger para atrás.

Na 50º volta, Michael Schumacher toma ponta ao passar por David Coulthard. E assim acabaria a prova, que ainda tinha mais 33 voltas que foram pouco disputadas. Ao fim de 83 giros, Schumacher se tornou o mais jovem bicampeão da história da Fórmula 1, conquistando uma bela vitória na última prova da categoria ocorrida em Aida. Coulthard e Hill fecharam o pódio, enquanto Berger era quarto, Alesi o quinto, e Herbert sexto.


E com isso acabara a principal disputa da temporada de 1995, com Michael Schumacher sendo campeão mais uma vez (agora de maneira limpa), Hill sendo segundo novamente, as Ferraris estando no terceiro pelotão, Sauber e Jordan disputando para serem a quarta força, Aida despedindo-se da categoria sem nenhum brilho e Taki Inoue terminando sua carreira na F-1.

Imagens tiradas do GPExperts.com.br F1-history.deviantart.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário