E agora já se passaram 35 anos do GP da Itália 1980, que foi disputado, pela única vez, fora de Monza. Ímola já tinha visto monstros como Jim Clark, Graham Hill e John Surtees cortarem seu traçado, mas nunca como prova oficial da categoria, sempre sendo uma corrida não oficial, que não valia para o Campeonato.
Depois de anos esquecida, o circuito retornou a categoria como uma alternativa além do autódromo mais famoso da Itália, que recebia os GPs da Itália, sem interrupções, desde 1949. Com uma geração inteira que jamais correra no circuito, todos esperavam uma ótima prova no Autodromo Enzo e Dino Ferrari.
Do resto da corrida, as favoritas francesas voltaram a sofrer problemas, largando a vitória para Nelson Piquet, que conquistou mais uma em 1980, se aproximando ainda mais de Alan Jones, que terminou em 2º, enquanto Carlos Reutemann cruzou em terceiro. Fechando os lugares pontuáveis estavam Elio de Angelis, Keke Rosberg e Didier Pironi, com destaque ao italiano e ao finlandês, que fizeram grande prova mesmo com os defasados Lotus e Fittipaldi.
Mas a verdade é que também sinto falta de Ímola. Não devemos odiar o circuito só por causa dos acontecimentos daquele fim-de-semana do 1º de maio de 1994, mas muito pelo contrário, devemos respeita-lo pela forma que se adaptou para receber a categoria máxima do automobilismo. É claro que ele se auto-mutilou, mas caso quisesse se manter no calendário da Fórmula 1, precisava fazer tal tipo de coisa.
O banking de Monza |
Agora falando um pouco sobre o traçado... Preferia mil vezes os antigos, seja de Monza, seja de Ímola, pois eram mais fantásticos e não tinham tanta frescurinha como passaram a ter na década de 60. Falando sobre o traçado atual, prefiro o de Monza, por disponibilizar de grandes retas e velocidades absurdas.
Ambos os circuitos são fantásticos, mas tirar Monza do GP da Itália é um atentado, da mesma forma de deixar Imola fora do calendário.
Imagens tiradas do Google Imagens
Eu gostaria de Ímola de novo.
ResponderExcluirEu gostari de Ímola de novo.
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