terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Os Prêmios do Memória F1 - 2015


Inspirado no post do Blog Curva a Curva, acabo fazendo também minha premiação para os melhores da temporada de 2015 das principais categorias do mundo como a Fórmula 1, o WEC, a MotoGP, a Indy e o WRC.

MELHOR PILOTO: Sébastien Ogier
Nada de Lewis Hamilton, Nelson Piquet Jr ou Scott Dixon, o melhor do ano, para mim, foi Sébastian Ogier, campeão do WRC. Com seu Volkswagen Polo R, o francês dominou tudo o que era possível nas provas dessa temporada, não conquistando boas colocações apenas quando errava ou tinha problemas.

TOP 5:

  1. Sébastien Ogier
  2. Jonathan Rea
  3. José Maria Lopez
  4. Sebastian Vettel
  5. Mark Webber/Timo Bernhard/ Brendon Hartley


MELHOR EQUIPE: Porsche Team
E finalmente, depois de 30 anos de espera, a Porsche voltou ao topo do endurance ao conquistar o título do WEC em suas principais categorias de protótipos e GTs. O trabalho duro do pessoal de Stuttgart foi recompensado com a ótima safra de pilotos a sua disposição, mostrando toda a superioridade da equipe alemã sobre as rivais.

TOP 5:

  1. Porsche Team
  2. ART Grand Prix
  3. Mercedes AMG Petronas
  4. e.dams
  5. Volkswagen Motorsport


MELHOR CATEGORIA : MotoGP
Enquanto a Fórmula 1 se afogava em crise, a MotoGP via sua popularidade crescer num estrondo após o incidente entre Rossi e Márquez em Sepang. Para a última prova da temporada, foi criada uma hype antes vista apenas nos tempos de Prost e Senna, algo fantástico que contribuiu para a popularidade da categoria que teve uma fantástica temporada desde seu início.

TOP 5:

  1. MotoGP
  2. IndyCar
  3. WEC
  4. NASCAR
  5. WRC


MELHOR DOMÍNIO: Jonathan Rea
Parece que Hamilton não vai levar nenhum troféu para casa, pois quem fez bonito mesmo foi Jonathan Rea, piloto da Kawasaki no mundial de Super Bike, na qual se sagrou campeão pela primeira vez depois de vencer 14 das 28 provas da temporada. Um título incontestável do jovem de 28 anos que ainda tem uma grande carreira pela frente.

TOP 5:

  1. Jonathan Rea
  2. Félix Rosenqvist
  3. Stoffel Vandoorne
  4. Lewis Hamilton
  5. Sébastien Ogier


MELHOR ESTREANTE: Max Verstappen
Concorrendo com "homens", Max Verstappen conseguiu surpreender na Fórmula 1, mostrando que não se tem uma mínima idade para surpreender no esporte a motor. O jovem holandês foi o protagonista das mais variadas ultrapassagens do ano, se envolvendo em confusões dentro e fora das pistas que podem atrapalhar sua carreira.

TOP 3:

  1. Max Verstappen
  2. Charles Leclerc
  3. Felipe Nasr


MELHOR CORRIDA: 500 Milhas de Indianapolis
E a melhor corrida do ano não saiu do continente americano, mudando apenas de estado e indo para Indianapolis. Na mais tradicional prova do automobilismo, o mundo voltou a ver o brilho do velho e bom Juan Pablo Montoya, que surpreendeu vindo lá do fundo do pelotão para superar Will Power e conquistar pela segunda vez a Indy 500.

TOP 3:

  1. 500 Milhas de Indianapolis
  2. Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1
  3. Grande Prêmio da Austrália de MotoGP

MELHOR ULTRAPASSAGEM: Max Verstappen em Felipe Nasr em Spa-Francorchamps
Bem, disso acho que poucos tenham dúvida do porque dessa ultrapassagem ter sido aclamada a manobra do ano na entrega dos prêmios da FIA semanas atrás.


O MITO DO ANO: Pastor Maldonado
Esta conquista não deveria ir para outra pessoa além de Pastor Maldonado, o destruidor da Venezuela para o mundo. Tendo um carro bom em mãos, Maldonado sofreu com os azares que o rodeiam, abandonando várias provas e perdendo muitas chances de pontos.


A PERSONALIDADE DO ANO: Valentino Rossi
O bom e velho Valentino não para de causar, dessa vez, numa temporada fantástica por sua parte, viu o título escapar depois do incidente com Márquez em Sepang, acarretando numa punição ao italiano que levou montanhas e montanhas de conterrâneos e torcedores para Valência, última etapa do ano. Isso é ser ídolo. Isso é ser Valentino Rossi. 


A DISPUTA: Nelson Piquet Jr, Sébastien Buemi e Lucas di Grassi na Fórmula E
Na recém-criada Fórmula E, uma safra de talentosos pilotos fez a categoria fazer sucesso rapidamente pelo mundo inteiro, entrando numa disputa frenética até a última etapa, quando três homens tinham chances de título. O Brasil viu o impossível acontecer: um Senna ajudar um Piquet a ser campeão, depois de Bruno segurar Sébastien Buemi durante as últimas voltas.


A VOLTA POR CIMA: Kyle Busch
Até mesmo eu, que não é muito ligado com a NASCAR, vi todo o enrolo que ocorreu com Kyle Busch em 2015. Depois de quebrar a perna em Daytona, no início da temporada, o estadunidense teve que passar por um longo período de recuperação, perdendo as 11 primeiras provas do ano. Mas quando retornou, mostrou todo seu talento para se recuperar e fazer o milagre de ser campeão por um ponto....


A DESPEDIDA: Jeff Gordon
Lembro bem dos tempos vitoriosos de Gordon na NASCAR, isso que ele estreou por lá antes mesmo de eu nascer. De qualquer forma, o número 24 do californiano ficou cravado na história do automobilismo como um dos mais icônicos de sua história. Ao fim da carreira, Jeff conquistou 4 títulos, 93 vitórias e 81 poles na Sprint Cup e 5 primeiros lugares na Xfinity Series.


O MICO: Nissan
Tentando a sorte com um carro de tração dianteira, a Nissan fez seus pilotos pagaram um dos maiores micos da história das 24 Horas de Le Mans, ficando longe dos carros de sua própria classe e perto das classes mais baixas, manchando a história dos japoneses na categoria. Agora é ver o que eles podem fazer pro futuro.


A CONTROVÉRSIA: Marc Márquez e Valentino Rossi em Sepang
Esporte a motor sem polêmica acaba perdendo parte de sua essência: o drama. E na MotoGP, essa essência foi a tona depois do ocorrido no GP da Malásia, penúltima etapa da temporada, quando Rossi jogou Márquez de sua moto, acarretando numa punição que o tirou o título. As discussões sobre o acidente correram todos os dias até a última etapa, e, às vezes, ainda voltam com muita força em grupos de moto velocidade.


A TRAGÉDIA: Justin Wilson
Como todos sabem, o esporte a motor é uma coisa arriscada, sempre foi e sempre será independentemente do que seja feito para o aumento da segurança. Nesse ano, perdemos dois nomes: Jules Bianchi e Justin Wilson, mas o que causou mais impacto foi a do britânico de 37 anos, pai de duas garotinhas e uma grande pessoa. Infelizmente, o que ocorreu em Pocono foi uma fatalidade....


HOMENAGEADO: Stefan Bellof
No ano que se passam 30 primaveras de seu triste acidente fatal, Stefan Bellof foi o homenageado pelo blog Memória F-1. Depois de uma vitoriosa carreira no WSC pela Porsche, onde escreveu seu nome na história após ser campeão em 1984, duas temporadas pela Tyrrell na Fórmula 1 conquistando, entre outros resultados, um terceiro lugar em Mônaco, o alemão acabou entrando no hall da fama do automobilismo.


Em tributo á: Jules Bianchi e Justin Wilson
Daqueles que perdemos em 2015, deixo este final de "premiação" a eles...

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário