quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

GP Memorável 63# - Itália 2008


Depois do polêmico GP da Bélgica em Spa-Francorchamps, os pilotos estavam em Monza para mais um Grande Prêmio da Itália. Lewis Hamilton, ainda muito afetado pelo ocorrido na última etapa, mantinha as críticas sobre Kimi Räikkönen que tentava se manter na briga pelo título para não virar peça chave de uma possível conquista de Felipe Massa, que tinha dois pontos de atraso para o líder.

De qualquer modo, ninguém esperava que Monza se transformaria num inferno naquele fim-de-semana do dia 14 de setembro de 2008. Chuvas fora de estação atormentaram a vida dos pilotos e das equipes durante todo o período de GP. Começando pelos treinos livres, quando a chuva colocou Adrian Sutil no topo da tabela no TL1 enquanto pilotos como Hamilton e Massa não conseguiram marcar tempos.

A chuva só deu trégua no TL2...

Os pilotos precisavam sentir como estava a pista, mas a chuva era tão forte que até isso era difícil de ser feito. O treino chegou com as equipes ainda sofrendo para colocarem seus carros na pista, além de errarem muito nas estratégias de alguns de seus pilotos, o que dificultava uma boa qualificação. Com isso, as surpresas reinaram em Monza...

O jovem Sebastian Vettel, de apenas 21 anos e 72 dias, marcou a pole position com o tempo de 1:37.555 à bordo de uma surpreendente Toro Rosso. Heikki Kovalainen fechou a primeira fila com sua McLaren sendo seguido por Mark Webber e Sébastien Bourdais, posições invejáveis conquistadas pela equipe de Faenza que um dia já teve um querido nome: Minardi.


Nico Rosberg aparecia ao lado de Felipe Massa, enquanto Fernando Alonso, Timo Glock e Nick Heidfeld fechavam os dez primeiros lugares. Robert Kubica, que se viu mais uma vez superado pelo companheiro, mas nada que o abalasse, estava ao lado de outra surpresa, o italiano Giancarlo Fisichella da Force India.

David Coulthard conseguiu alinhar na mesma fila de Kimi Räikkönen, enquanto Lewis Hamilton e Rubens Barrichello estavam logo atrás. Fechando o grid, Nelsinho Piquet, Kazuki Nakajima, Jenson Button e Adrian Sutil (para quem começou o fim-de-semana na ponta, o treino qualificatório foi um fiasco total).


No dia da corrida, mais chuva para dar ainda mais emoção para um fim-de-semana que já estava incrível. Pela primeira vez na história, o GP da Itália de Fórmula 1 iria ser realizado sob chuva, por isso a largada foi dada atrás do Safety Car, facilitando a vida dos pilotos no perigoso circuito de Monza. Antes da saída definitiva, Vettel faz uma dura manobra para cima de Kovalainen, em busca de aquecimento dos pneus, quase jogando o finlandês para fora da pista.

A largada foi dada com o ronco do motor Ferrari cortando pela reta dos boxes do autodromo italiano em primeiro lugar, coisa que seria muito mais provável estar acontecendo com uma Ferrari, mas não, era com uma Toro Rosso. Sébastien Bourdais, que havia ficado na largada, acabou voltando na última colocação.


Os mais agressivos já começam sua batalha para recuperar as posições, Glock passa por Alonso e é sétimo com Kubica já ultrapassando seu companheiro para assumir a nona colocação. Lá atrás, Lewis Hamilton ficava preso atrás de Kimi Räikkönen, que, com toda a paciência do mundo, tentava uma manobra sobre David Coulthard. O escocês com seu velho impeto, já consegue passar por Fisichella para ir no 11º posto, mas por pouco tempo, já que erra e cai para 14º, atrás de Kimi e Lewis.

Felipe Massa vem tentando passar por Nico Rosberg, mas o piloto da Williams batalha arduamente para manter esses belos pontinhos para sua conta. Mais atrás, Fernando Alonso dá o troco em Timo Glock, enquanto, no fundo do pelotão, Nakajima passa por Button e Sutil. No sétimo giro, o alemão da Toyota acaba rodando na primeira curva depois de arriscar para cima de Alonso, perdendo a oitava posição para Kubica.


Pressionado, Fisichella finalmente cede á pressão de Räikkönen que tenta escapulir enquanto o italiano está na frente de Lewis Hamilton, que, sendo mais agressivo do que o finlandês, logo toma a posição do piloto da Force India. Na 11º volta, o britânico volta para cima do ferrarista na I di Lesmo, conseguindo a ultrapassagem para a alegria da equipe.

Mais uma vez, David Coulthard tinha no caminho Giancarlo Fisichella, e como os dois já estavam se estranhando, acabaram se tocando na primeira curva, danificando a asa dianteira do italiano que acabaria no muro da Parabólica após perder o bico na reta oposta. Felipe Massa consegue passar por Nico Rosberg, mas de maneira duvidosa, o que obriga-o a devolver a posição para o alemão.



Lewis Hamilton vem forte lá de trás, agora passando por Nick Heidfeld. Logo depois, o brasileiro da Ferrari finalmente faz a ultrapassagem definitiva sobre Rosberg para assumir a quarta posição. Nada para o britânico da McLaren que faz mais uma ultrapassagem, agora sobre Timo Glock, também de maneira dura após jogar o piloto da Toyota para fora da pista. Uma volta depois, de novo ele nas câmeras a passar por Robert Kubica para assumir a oitava colocação.


Na 18º volta, Sebastian Vettel vai aos boxes para sua primeira parada, voltando na quarta colocação enquanto Hamilton passa por Alonso também de maneira dura, tocando roda com roda com o ex-companheiro em plena reta. As chances de chuva forte para os próximos minutos aumenta, o que dificulta na escolha de pneus para os pilotos, especialmente com a pista secando.

Duas voltas depois de ser ultrapassado por Hamilton, Alonso novamente se vê atrás de Timo Glock que deu o troco para cima de Kubica. Kovalainen, Webber e Massa param nos boxes, devolvendo a liderança para Sebastian Vettel que corta a reta sendo seguido por Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Jarno Trulli e Timo Glock.

A chuva que já havia caído em Monza era torrencial, mas nesse momento
da prova ela já era pouco percebida

Na volta seguinte, Hamilton já ganha mais uma posição para assumir a segunda colocação geral depois de passar por Nico Rosberg. 27º volta, a parada tão esperada da McLaren acontece para o líder do campeonato que é liberado sem problemas para voltar na 10º colocação. Com estratégias diferentes, alguns pilotos ganham posições importantes na tabela.

Kovalainen recupera a segunda colocação depois da parada de Rosberg, enquanto Fernando Alonso também vai aos boxes, junto com Massa e Glock, voltas antes de Kubica e Webber também pararem. Nesse momento, Hamilton vê a chance de vitória se abrir em sua frente, mas, com a previsão errônea de que a chuva voltaria com força, ele foi obrigado a parar para colocar pneus intermediários.

Favorito, Kovalainen foi coadjuvante em Monza

Depois das paradas definitivas, a classificação estava assim: Vettel, Kovalainen, Kubica surpreendentemente em terceiro, Alonso, outra surpresa, em quarto, Heidfeld segurando Massa em quinto, Hamilton embalado atrás do rival de Ferrari, e Webber fechando os lugares pontuáveis. Rubens Barrichello estava em nono, mas teve que parar para colocar intermediários. Piquet Jr também já esteve na terceira colocação, mas como não havia parado, retornou apenas na décima segunda colocação.

Quem vinha fazendo prova pífia era Kimi Räikkönen, perdido no meio do pelotão sem muita decisão se abriria caminho ou ficaria por ali mesmo, no final, ele decidiu que seria importante arrancar alguns pontinhos na casa da Ferrari. O finlandês começou ultrapassando Nakajima, logo depois foi a vez de Jenson Button e David Coulthard para ele assumir a misera 10º posição.

Kubica fez maravilhosa prova sendo beneficiado pela estratégia

Webber tentava pressionar Hamilton na disputa pela sétima colocação, mas o inglês, mais uma vez, fez dura manobra para cima do rival que reclamou. As últimas voltas se aproximam com Felipe Massa tentando alguma coisa para cima de Nick Heidfeld, que é duro para ceder a posição, enquanto Lewis Hamilton se aproximava ainda mais.

Räikkönen finalmente assumiu a nona posição depois de passar por Nelsinho Piquet, mas já não tendo muito o que fazer para chegar aos pontos. A Scuderia Toro Rosso, comandada por Gerhard Berger, ficava apreensiva vendo o mais jovem piloto da história da categoria cortando as retas de Monza em busca de uma inesperada vitória, e além do mais, sem cometer erros e nem ser ameaçado. Absoluto em Monza, Sebastian Vettel!


Mas é claro que David Coulthard tinha que aprontar mais uma, agora com Kazuki Nakajima em plena Parabólica, deixando destroços que botaram medo nos postulantes ao título que tiveram que passar por cima do obstáculo. Massa se mantinha na frente de Hamilton. Pilotos como Nico Rosberg, Timo Glock e Jarno Trulli, que estavam nas primeiras posições, viram os pontos sumirem rapidamente com a fraca estratégia de suas equipes.

E lá vinha o menino de 21 anos e 73 dias, contornando a Parabólica com toda a calma do mundo para chegar á reta dos boxes, onde toda a equipe Toro Rosso o aguarda ansiosamente para gritar, finalmente, "VENCEMOS UMA CORRIDA DE FÓRMULA 1!". Aquela que já foi chamada de Minardi, que um dia já foi amada e querida por todos, vencia uma corrida de Fórmula 1 em casa! Sebastian Vettel vence o GP da Itália de 2008! Para o delírio de todos os presentes em Monza!


O garoto chamado de "novo Schumacher" vencia com uma Minardi-Ferrari em Monza, para a loucura de todos os italianos fanáticos pela Fórmula 1, e ainda mais por todos os envolvidos na equipe Toro Rosso. Gerhard Berger e todos os engenheiros se sentiam orgulhosos pelo que haviam feito, tinham escrito um nome na história da categoria.

No pódio, outros garotos da nova geração da Fórmula 1, para que se formasse o "top três" mais jovem da história da categoria, com a média de 23 anos e 350 dias. Não haviam palavras para descrever aquele momento mágico em Monza, quando o mundo viu a primeira grande demonstração do menino Sebastian Vettel e a milagrosa e fantástica atuação da Toro Rosso naquele fim-de-semana molhado no quintal de casa...


RESULTADOS:

  1. 15 - ALE - Sebastian Vettel - Scuderia Toro Rosso Ferrari - 1:26:47.494 - 10pts
  2. 23 - FIN - Heikki Kovalainen - McLaren Mercedes - +12.512s - 8pts
  3. 4 - POL - Robert Kubica - BMW Sauber - +20.471s - 6pts
  4. 5 - ESP - Fernando Alonso - Renault F1 Team- +23.903s - 5pts
  5. 3 - ALE - Nick Heidfeld - BMW Sauber - +27.748s - 4pts
  6. 2 - BRA - Felipe Massa - Scuderia Ferrari - +28.816s - 3pts
  7. 22 - GBR - Lewis Hamilton - McLaren Mercedes - +29.912s - 2pts
  8. 10 - AUS - Mark Webber - Red Bull Racing Renault - +32.048s - 1pt
  9. 1 - FIN - Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - +39.468s
  10. 6 - BRA - Nelson Piquet Jr - Renault F1 Team- +54.445s
  11. 12 - ALE - Timo Glock - Toyota Racing - +58.888s
  12. 8 - JAP - Kazuki Nakajima - Williams Toyota - +1:02.015s
  13. 11 - ITA - Jarno Trulli - Toyota Racing - +1:05.954s
  14. 7 - ALE - Nico Rosberg - Williams Toyota - +1:08.635s
  15. 16 - GBR - Jenson Button - Honda Racing - +1:13.370s
  16. 9 - GBR - David Coulthard - Red Bull Racing Renault - +1 Volta
  17. 17 - BRA - Rubens Barrichello - Honda Racing - +1 Volta
  18. 14 - FRA - Sébastien Bourdais - Scuderia Toro Rosso Ferrari - +1 Volta
  19. 20 - ALE - Adrian Sutil - Force India Ferrari - +2 Voltas
  20. 21 - ITA - Giancarlo Fisichella - Force India Ferrari - Acidente - OUT
Volta Mais Rápida: Kimi Räikkönen - 1:28.047 - Volta 53


Curiosidades:
- 799º GP
- 1º GP da Itália Com Chuva
- 1º Vitória de Sebastian Vettel
- Vencedor Mais Jovem da História: 21 anos e 73 dias
- 1º Pole Position de Sebastian Vettel
- Poleman Mais Jovem da História: 21 anos e 72 dias
- 1º Pódio de Sebastian Vettel
- Piloto Mais Jovem a Subir ao Pódio: Sebastian Vettel com 21 anos e 73 dias
- 4º E Último Pódio de Heikki Kovalainen
- Pódio Mais Jovem da História: Média de 23 anos e 350 dias
- 1º Vitória da Toro Rosso
- 1º Pole Position da Toro Rosso
- 1º Pódio da Toro Rosso
- Toro Rosso Se Tornou a 5º Equipe Italiana a Vencer na F-1
- Toro Rosso Se Tornou a 2º Equipe Italiana, Não Montadora, a Vencer na F-1
- 209º Vitória do Motor Ferrari


  • MELHOR PILOTO: Sebastian Vettel / Lewis Hamilton
  • SORTUDO: Felipe Massa
  • AZARADO: Lewis Hamilton / Sébastien Bourdais
  • SURPRESA: Sebastian Vettel
Vettel e Hamilton deram show na molhada corrida de Monza, com o alemão fazendo uma prova consistente sem cometer erros para conquistar sua primeira vitória, e com o britânico dando show de ultrapassagens sendo agressivo a ponto de, certas vezes, exagerar para cima dos outros pilotos. Felipe Massa teve sorte que a previsão de chuva estava errada, caso contrário, Lewis Hamilton o superaria facilmente com a estratégia. Bourdais tinha tudo para fazer a italianada da Toro Rosso ainda mais feliz, mas acabou tendo azar em ficar no grid no início da prova. O jovem alemão surpreendeu a todos ao vencer sem nenhum erro sobre carros da McLaren e BMW...


Campeonato de Pilotos
  1. 22 - GBR - Lewis Hamilton - McLaren Mercedes - 78pts
  2. 2 - BRA - Felipe Massa - Scuderia Ferrari - 77pts
  3. 4 - POL - Robert Kubica - BMW Sauber - 64pts
  4. 1 - FIN - Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - 57pts
  5. 3 - ALE - Nick Heidfeld - BMW Sauber - 53pts
  6. 23 - FIN - Heikki Kovalainen - McLaren Mercedes - 51pts
  7. 5 - ESP - Fernando Alonso - Renault F1 Team - 28pts
  8. 11 - ITA - Jarno Trulli - Toyota Racing - 26pts
  9. 15 - ALE - Sebastian Vettel - Scuderia Toro Rosso Ferrari - 23pts
  10. 10 - AUS - Mark Webber - Red Bull Racing Renault - 20pts
  11. 12 - ALE - Timo Glock - Toyota Racing - 15pts
  12. 6 - BRA - Nelson Piquet Jr - Renault F1 Team - 13pts
  13. 17 - BRA - Rubens Barrichello - Honda Racing - 11pts
  14. 7 - ALE - Nico Rosberg - Williams Toyota - 9pts
  15. 8 - JAP - Kazuki Nakajima - Williams Toyota - 8pts
  16. 9 - GBR - David Coulthard - Red Bull Racing Renault - 6pts
  17. 14 - FRA - Sébastien Bourdais - Scuderia Toro Rosso Ferrari - 4pts
  18. 16 - GBR - Jenson Button - Honda Racing - 3pts

Campeonato de Construtores:
  1. ITA - Scuderia Ferrari Marlboro - Ferrari - F2008 - RAI/MAS - 134pts
  2. GBR - Vodafone McLaren Mercedes - McLaren Mercedes - MP4/23 - HAM/KOV - 129pts
  3. ALE - BMW Sauber F1 Team - BMW Sauber - F1.08 - HEI/KUB - 117pts
  4. JAP - Panasonic Toyota Racing - Toyota - TF108 - TRU/GLO - 41pts
  5. FRA - ING Renault F1 Team - Renault - R28 - ALO/PIQ - 41pts
  6. ITA - Scuderia Toro Rosso - Toro Rosso Ferrari - STR2B/STR3 - BOU/VET - 27pts
  7. AUT - Red Bull Racing - Red Bull Renault - RB4 - COU/WEB - 26pts
  8. GBR - AT&T Williams - Williams Toyota - FW30 - ROS/NAK - 17pts
  9. JAP - Honda Racing F1 Team - Honda - RA108 - BUT/BAR - 14pts
Imagens tiradas do GPExperts.com.br - Google Imagens - F1-fansite

Nenhum comentário:

Postar um comentário