quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Fórmula 1 - 2015


Depois de vermos uma Mercedes voltando ao topo do esporte num ano recheado de corridas fantásticas, a categoria esperava mais uma ótima temporada, mas em vão... A crescente Ferrari se viu batalhando com a Williams logo na primeira corrida, enquanto Red Bull decaia e Sauber tentava-se recompor mesmo com ações judiciais atrapalhando sua vida no início do ano.

Veja agora, alguns momentos dessa temporada que não deixou saudades:

Pré-temporada:
Ferrari mostra potencial e McLaren sofre com seus novos propulsores.

Talvez ninguém acreditou quando eu falei que não esperava muito da McLaren, porém meu palpite estava corretíssimo sendo baseada no começo da Era Turbo da Honda na década de 80, quando ela fez a Williams passar maus bocados durante duas temporadas. A Ferrari e a Sauber foram os destaques dos testes, chamando a atenção pela aproximação que conseguiram ter em relação ao seus rivais.


A Force India começa mal, andando apenas com o carro do ano passado com algumas adaptações, mostrando que a situação financeira da equipe não andava boa. Outras equipes que tinham expectativas baixas eram Red Bull e Toro Rosso, equipadas com um problemático motor Renault. Aos poucos, ia surgindo rumores sobre uma volta da Marussia, rebatizada de Manor, depois de ganhar sua recompensa pelo 9º lugar de Jules Bianchi no GP de Mônaco de 2014...

Enquanto o francês batalhava pela vida, nós, fãs, buscávamos todo o tipo de informação para discutir, e quando a notícia era (consideravelmente) bombástica, as discussões eram longas como sobre o incidente de Wolff com Nasr. E o que falar sobre o acidente de Fernando Alonso? Misterioso ele ainda continua sendo, e como eu disse, dificilmente será solucionado.

"HAM-ROS-VET" começava...

GP da Austrália:
1) Lewis Hamilton
2) Nico Rosberg
3) Sebastian Vettel
MELHOR PILOTO: Felipe Nasr / Jenson Button

Num GP da Austrália sem Fernando Alonso, sem Manor, sem Valtteri Bottas e com apenas 15 carros partindo, começamos a temporada de 2015 com Pastor Maldonado já achando um muro pela frente. A corrida foi pouco disputada, com Pérez sofrendo para ultrapassar Button no sinuoso circuito de Albert Park. Aqui, a Williams começou suas peripécias durante a temporada, fazendo Felipe Massa perder o pódio para Sebastian Vettel que agradeceu ao entrar num seleto grupo de pilotos que estreou com um top três pela Ferrari.

Lá na frente, nenhuma surpresa, com as Mercedes dominando para fazerem mais uma dobradinha HAM-ROS. Será que, do pódio, Arnold Schwarzenegger conseguiu ver a placa "Fora Dilma"? Bem, um dia temos que perguntar isso ao Exterminador...

Ferrari is back? Parece que não foi bem assim...

GP da Malásia:
1) Sebastian Vettel
2) Lewis Hamilton
3) Nico Rosberg
MELHOR PILOTO: Kimi Räikkönen / Roberto Merhi

Em Sepang, Sebastian Vettel volta a ter a sorte que acompanha todo campeão, superando ambas as Flechas de Prata depois delas cometerem erros de estratégia. A corrida com isso ficou animada, além de ter Kimi Räikkönen escalando o pelotão, Max Verstappen e Carlos Sainz Jr surpreenderam Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, mostrando que o chassis da Toro Rosso era mais eficiente do que o da Red Bull.

Voltando depois de lesionar as costas, Valtteri Bottas já conseguiu um resultado positivo superando seu companheiro, porém não havia motivos para se alegrar, pois todos perceberam que a Ferrari havia tomado o posto da Williams no pelotão da frente. Apesar de tomar três voltas do vencedor, mal aparecer na TV, ter um carro "em branco" adaptado para as regras de 2015, Roberto Merhi merece também o prêmio de Melhor Piloto ao lado de Kimi Räikkönen...

Na pior prova da temporada, uma foto do pior carro...

GP da China:
1) Lewis Hamilton
2) Nico Rosberg
3) Sebastian Vettel
MELHOR PILOTO: Pastor Maldonado

De longe, a corrida mais chata de toda a temporada de 2015, sem nenhum grande momento para ser comentado além dos azares de Pastor Maldonado e da dificuldade de colocar uma Toro Rosso no pit lane. Max Verstappen tinha tudo para ganhar mais alguns pontos, mas como sua "Minardi" ainda mantinha-se problemática isso não foi possível.

Felipe Nasr conseguiu levar sua Sauber ao top ten pela segunda vez, mostrando que se tivesse que conquistar alguma coisa em 2015, seria apenas no início da temporada. Para fechar, mais um domínio da Mercedes, agora sem erros de estratégia que beneficiariam a Ferrari. E a McLaren? Estragou a bela corrida de Maldonado com Button encarnando o espirito do venezuelano....

A imagem do ano

GP do Bahrein:
1) Lewis Hamilton
2) Kimi Räikkönen
3) Nico Rosberg
MELHOR PILOTO: Kimi Räikkönen

Depois de duas provas mornas em três GPs, o que a Fórmula 1 precisava era de um gás a mais depois do GP do Bahrein, que novamente nos proporcionou várias disputas e ultrapassagens. Pela primeira vez vimos Räikkönen batalhar pelas primeiras posições, lembrando os bons tempos de Lotus em 2012 e 2013. Vettel teve azar, sendo superado por Bottas que ainda o segurou até o fim.

E mais uma vez o vencedor era Lewis Hamilton, o que levantava a pergunta: "Será que ele rivalizaria com alguém?". Quem merecia aplausos era Fernando Alonso que conquistou um belo 11º lugar com sua McLaren Honda...

A nova pintura ajudou pouco a McLaren, que continuou a perder patrocínios...

GP da Espanha:
1) Nico Rosberg
2) Lewis Hamilton
3) Sebastian Vettel
MELHOR PILOTO: Nico Rosberg

Sem cometer erros, Nico Rosberg começou a reagir no campeonato a partir do GP da Espanha, superando Lewis Hamilton e Sebastian Vettel com facilidade. Em outra corrida monótona da temporada, a McLaren apresentou sua nova pintura, agora cinza com listras vermelhas, mas sem nenhum alarde de seus pilotos que continuavam no fundo do pelotão.

Verstappen deu show, mas seu acidente apagou sua atuação...

GP de Mônaco:
1) Nico Rosberg
2) Sebastian Vettel
3) Lewis Hamilton
MELHOR PILOTO: Max Verstappen

Na corrida mais discutida de todo o ano, Nico Rosberg teve sorte ao voltar a vencer no Principado de Mônaco. Lewis Hamilton, revoltado com o ocorrido, fez uma tempestade sobre copo d'água... A Mercedes errou, porém o britânico iria manter a liderança do campeonato. Outro incidente que gerou muita discussão foi o acidente de Max Verstappen, o nome da corrida.

O holandês vinha fazendo grande prova, ganhando posições com manobras arriscadas e ao mesmo tempo bonitas. Romain Grosjean, com problemas de freio, acabou parando o progresso de "Mad Max" que conseguiu se perder na Sainte-Devote, batendo no piloto da Lotus e indo de frente no muro... Infelizmente, sua atuação mais memorável até então ficou ocultada pelo acidente...

Maldonado finalmente figurou nos pontos, mas antes disso...

GP do Canadá:
1) Lewis Hamilton
2) Nico Rosberg
3) Valtteri Bottas
MELHOR PILOTO: Sebastian Vettel

Em Montreal, Kimi Räikkönen se viu novamente com condições reais de pódio, já que Sebastian Vettel largaria no fundo do grid. Já a Lotus tinha esperanças renovadas com seus dois pilotos perto do top five e com boas chances de pontos na corrida. No domingo, Massa e Vettel escalaram o pelotão numa prova morna, sem grandes emoções além daquelas ultrapassagens feitas pela dupla.

Lá na frente, o finlandês da Ferrari rodava sozinho e perdia o pódio por falta de aderência de seus pneus. Agora aumentava ainda mais os rumores de uma possível ida de Bottas para a Scuderia em 2016. Hamilton conquistou mais uma vitória, o que mostrava que o ocorrido em Monte Carlo não havia o abalado.

A sorte levou Felipe aos seus dois pódios...

GP da Áustria:
1) Nico Rosberg
2) Lewis Hamilton
3) Felipe Massa
MELHOR PILOTO: Nico Rosberg

Rosberg voltou a superar Hamilton na Áustria depois de um final de treino confuso como no último ano. Na corrida, não houve tanta emoção durante boa parte da prova que viu as Mercedes escaparem na frente e Felipe Massa se segurar atrás de Sebastian Vettel depois que Kimi Räikkönen bateu com Fernando Alonso, mostrando que, apesar de obterem resultados diferentes, ambos os campeões viviam fases dificeis.

No fim da prova, Maldonado mostrou que a Fórmula 1 não consegue viver sem ele... O venezuelano se perdeu duas vezes na disputa com Max Verstappen, que cedeu depois de uma manobra espetacular do piloto da Lotus. Depois de problemas na parada, Vettel voltou atrás de Massa, que conseguiu segurar o alemão para conquistar seu primeiro pódio na temporada...

E a Williams aprontou mais uma vez...

GP da Grã-Bretanha:
1) Lewis Hamilton
2) Nico Rosberg
3) Sebastian Vettel
MELHOR PILOTO: Lewis Hamilton

Quando a vitória sorriu para a Williams, suas péssimas trocas e estratégias acabaram tirando a chance até de um pódio em Silverstone. Parecia que era impossível vermos a sequência HAM-ROS-VET se repetir na Inglaterra, especialmente pelas dificuldades que a Scuderia Ferrari passou durante o fim-de-semana, porém a chuva veio, e o péssimo desempenho dos carros do "Tio Frank" embaixo d'água selaram a chance de pódio rapidamente.

Depois de ver Button conseguir fazer milagre nas ruas de Mônaco, Fernando Alonso conseguiu arrancar um pontinho na Grã-Bretanha, mostrando que ainda estava vivo na categoria máxima do automobilismo. A Manor, por sua vez, voltou a sentir o cheiro dos pontos com seus dois carros fazendo ótimo trabalho apesar de erros por parte de seus pilotos.

No meio da tristeza da morte de Jules Bianchi, a F-1 teve uma de suas melhores provas do ano

GP da Hungria:
1) Sebastian Vettel
2) Daniil Kvyat
3) Daniel Ricciardo
MELHOR PILOTO: Sebastian Vettel

A tristeza em Hungaroring era enorme com a notícia de que Jules Bianchi havia sucumbido aos seus ferimentos nove meses depois de seu acidente. Mesmo assim, os pilotos foram a pista para representarem seu país e sua equipe, voltando a dar show numa prova marcada pela emoção de ver as Mercedes errarem e as Ferraris voltarem ao topo.

As últimas voltas da corrida foram fantásticas, com muitas disputas e ultrapassagens que levaram á resultados pouco imaginados durante toda a temporada. Azares de Räikkönen e Sainz Jr são pouco lembrados perto dos feitos de Max Verstappen e Fernando Alonso, que terminaram em 4º e 5º com carros medianos para baixo, e o mais incrível, na frente das Mercedes...

Max Verstappen infernizou Felipe Nasr durante a temporada inteira...

GP da Bélgica:
1) Lewis Hamilton
2) Nico Rosberg
3) Romain Grosjean
MELHOR PILOTO: Max Verstappen

Em Spa-Francorchamps, o temor das grandes equipes era a largada. Ao contrário das previsões, a Mercedes conseguiu ter seus dois carros largando bem, e com isso dominando a prova de ponta-a-ponta. A Ferrari e a Williams foram surpreendidas pela força de Lotus e Force India que duelaram pelo pódio, que até a última volta era de Sebastian Vettel.

No 900º GP da Ferrari, Kimi Räikkönen sofreu problemas no treino e Vettel um estouro que custou seu pódio na corrida, algo que deixou os ferraristas muito revoltados. Quem agradeceu foi Grosjean, que fez belo fim-de-semana para fechar o pódio no terceiro lugar. A corrida ainda teve Max Verstappen dando outro show e Valtteri Bottas sendo vítima das marmeladas da Williams nos boxes.

O amor dos tifosi por Felipe Massa...
GP da Itália:
1) Lewis Hamilton
2) Sebastian Vettel
3) Felipe Massa
MELHOR PILOTO: Felipe Massa

Em Monza, a Mercedes passou a ter um motor ainda mais potente depois de usar seus tokens, o que elevava a dificuldade da disputa para a Ferrari, que por sua vez ainda conseguiu colocar Räikkönen na primeira fila. Porém, o finlandês fez péssima largada, facilitando a vinda de mais um pódio "HAM-ROS-VET"...

Nas últimas voltas de uma corrida sem emoção, Nico Rosberg estoura seu motor, cedendo o último lugar do pódio para Felipe Massa que sofria com a pressão de Valtteri Bottas. No fim, o brasileiro conseguiu segurar o companheiro, subindo ao pódio mais uma vez em sua "segunda casa"...

NO!

GP de Cingapura:
1) Sebastian Vettel
2) Daniel Ricciardo
3) Kimi Räikkönen
MELHOR PILOTO: Daniel Ricciardo

Pela primeira, e única vez no campeonato, a Mercedes misteriosamente não teve o melhor carro, sendo facilmente superada pela Ferrari e pela Red Bull, que tiveram um ótimo fim-de-semana. Hamilton abandonou, enquanto Rosberg batalhou para conquistar um pífio quarto lugar enquanto Vettel, Ricciardo e Räikkönen dominavam a corrida.

Outros dois pontos que podemos abordar sobre essa corrida é o 10º lugar de Felipe Nasr e o "NO!" de Max Verstappen quando foi informado que deveria dar passagem para Carlos Sainz Jr. Mais tarde, foi elogiado por Tost além de escapar de um chute nas bolas que seu pai prometeu dar caso obedecesse a esse tipo de ordem.

O "GP2 engine" atrapalhou Button e Alonso na casa da Honda...

GP do Japão:
1) Lewis Hamilton
2) Nico Rosberg
3) Sebastian Vettel
MELHOR PILOTO: Nico Hülkenberg

Na casa da Honda, as Mercedes voltaram a dominar a categoria. Rosberg até ameaçou, mas na corrida Hamilton o superou com facilidade. A prova foi uma das mais chatas da temporada, com nenhum grande momento além do surto de Fernando Alonso no rádio: "GP2 engine, GP2.... Ahhhhh". Por último, quem deu a volta por cima em Suzuka foi o vencedor das 24 Horas de Le Mans, Nico Hülkenberg, que terminou em 6º.

O surpreendente pódio de Pérez elevou as expectativas para o GP do México

GP da Rússia:
1) Lewis Hamilton
2) Sebastian Vettel
3) Sergio Pérez
MELHOR PILOTO: Sergio Pérez

Depois do "GP mais monótono da história da Fórmula 1", a Rússia teve uma edição de se orgulhar em 2015. Rosberg tinha tudo para voltar a vencer, mas, problemas com seu acelerador entregaram a vitória para Lewis Hamilton que ficou ainda mais perto do título. Quem surpreendeu foi Sergio Pérez, fazendo magnífica prova chegando nas últimas voltas batalhando pelo pódio com Bottas e Räikkönen.

Quando ambos os finlandeses bateram, tenham certeza que enquanto a "Finlandia chorava" o México comemorava. Com isso, a Mercedes se tornava bicampeã do mundo com Sebastian Vettel e Sergio Pérez completando o pódio em Sochi. Na Rússia, vimos o último grande resultado de Nasr na temporada, com o sexto lugar...

A Patrícia deu a melhor prova do ano

GP dos EUA:
1) Lewis Hamilton
2) Nico Rosberg
3) Sebastian Vettel
MELHOR PILOTO: Max Verstappen

Um GP ameaçado por um furacão foi o melhor da temporada, dando grandes emoções desde o primeiro treino livre. Enquanto não tínhamos qualificação, os pilotos e as equipes brincavam para animar o público em Austin, o que deixou ainda mais legal aquele fim-de-semana chuvoso no Texas. Na hora da corrida, a chuva sumiu, deixando-a muito emocionante.

As Red Bulls andaram no mesmo ritmo da Mercedes no início da prova, enquanto Vettel escalava o pelotão para se aproximar dos lideres. Aos poucos, o que aconteceu na Hungria voltava a acontecer, com multiplos abandonos que beneficiavam as equipes médias e pequenas, incluindo a McLaren que colocara seus dois carros na zona de pontuação.

O título de Hamilton não podia vim em uma prova melhor, com Rosberg cometendo um erro bobo e ambas as Red Bull se perdendo depois da metade da corrida, entregando o pódio para Sebastian Vettel e grandes resultados para Verstappen, Alonso, Button, Pérez, Nasr e Rossi...

Os mexicanos deram um exemplo para o mundo...

GP do México:
1) Nico Rosberg
2) Lewis Hamilton
3) Valtteri Bottas
MELHOR PILOTO: Nico Rosberg

Na volta do GP do México, a torcida mexicana dá um exemplo para todo mundo de como uma torcida deve se comportar mesmo com uma corrida pífia. Rosberg finalmente venceu Hamilton na pista, enquanto as Ferraris tiveram um fim-de-semana de esquecer. Já Pérez comemorou sua volta ao México, correndo com toda a equipe ajudando além de uma torcida calorosa apoiando.

Agora não adianta mais, Rosberg...

GP do Brasil:
1) Nico Rosberg
2) Lewis Hamilton
3) Sebastian Vettel
MELHOR PILOTO: Romain Grosjean

Pela segunda vez seguida, Rosberg superou Lewis Hamilton, agora no Brasil. O inglês havia sofrido um acidente em Mônaco, e por estar doente chegou a rodar a notícia de que não iria participar da corrida. Numa das piores edições do GP do Brasil, Romain Grosjean conquistou um belo e inesperado resultado depois de arriscar na estratégia, enquanto Max Verstappen efetuou mais algumas belas ultrapassagens no "S do Senna", contrariando a declaração do tricampeão que dizia que era impossível ultrapassar...

GP de Abu Dhabi:
1) Nico Rosberg
2) Lewis Hamilton
3) Kimi Räikkönen
MELHOR PILOTO: Sebastian Vettel

O GP de Abu Dhabi foi morno, mas que representou bem essa temporada. Rosberg dominou mais uma vez, enquanto Räikkönen não perdeu a chance de subir ao pódio na última corrida da temporada que teve como melhor piloto Sebastian Vettel, que deu show vindo da 15º colocação do grid. Em sua despedida da Lotus, Romain Grosjean deu seu melhor para terminar na merecida 9º colocação.

MINHA OPINIÃO:

Talvez minha opinião não vale nada perto da tua, por isso já peço, caso queira pular, pule essa parte e não se preocupe com o que vou falar sobre esse ano de 2015.

Quem sentirá saudades da temporada de 2015 da Fórmula 1? Quem? O que vimos foi apenas mais uma demonstração de poder das Flechas de Prata e como a categoria continua se afundando com seus complexos regulamentos que espantam montadoras e equipes daquilo que nem todos já consideram o pináculo do esporte à motor.

Não adianta falar que a F-1 se tornou apenas negócios, porque ela já era isso desde os tempos de Ayrton Senna e Alain Prost, quando perdemos absolutamente o controle de quais equipes vão dominar a categoria. Também não é valido dizer que é a Mercedes que vem destruindo a Fórmula 1, basta você olhar para seus primórdios até os tempos atuais: Alfa Romeo, Ferrari, Mercedes-Benz, Cooper, Lotus, Brabham, Tyrrell, McLaren, Ferrari, Lotus, Williams, McLaren, Williams, McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes.

Não só a ideia de tornar a Fórmula 1 negócios vem a destruindo, mas também a deixando na mão do chamado Grupo de Estratégia, que ao invés de ajudar, piora a situação da categoria, não deixando espaço para nenhum crescimento de equipes menores. A falta de comunicação com o público também é fatal, tendo muito pouco acesso a rede sociais, o que dificulta a chegada o público mais jovem.

Outro problema é o temperamento de certas equipes como Ferrari e Mercedes que não tem uma relação com o público como por exemplo a Lotus. Quando seus pilotos vão querer se divertir, logo são advertidos, o que tira a graça da categoria... por acaso querem transforma-los em robôs? Deixem as pessoas que fazem o espetáculo livres, soltas para fazerem e dizerem o que quiserem.

Caçando outros problemas também percebi que a imprensa não ajuda muito, causando "mimimi" sobre simples fatos tradicionais da Fórmula 1, como comemorar com champagne (não é verdade, Hamilton?) sendo tacado em quem está em sua volta. Se querem a categoria como ela era antes, rasguem o livro de regras, abram as vagas, diminuam os custos, destruíam o Grupo de Estratégia, chamem montadoras, tragam de volta circuitos do passado, tenham uma relação melhor com o público, deem mais liberdade aos pilotos, renove-se....

Se isso não acontecer, vamos ficar no loop de um "ano fantástico e um ano pífio" que vivemos desde 2008? Nós não queremos isso! Queremos ver mais pilotos e mais equipes disputando pela vitória, mais nomes fantásticos do automobilismo passando pela Fórmula 1, mais montadoras deixando sua marca....

O que vimos em 2015 foi apenas uma consequência da má organização da Fórmula 1...

EQUIPE POR EQUIPE

Mercedes AMG Petronas: Merecidamente, bicampeões do mundo. Fizeram um ótima trabalho, evoluindo na confiabilidade, porém, regredindo nas estratégias, cometendo alguns deslizes que poderia ser fatais caso a Ferrari tivesse condições de título.

Scuderia Ferrari: Para mim, foi a equipe que melhor trabalhou nesse ano, dando um grande salto de 2014 para 2015. Agora é ver se essa evolução continuará grande, para se aproximarem as Mercedes. Os tifosi já agradecem a volta das conquistas, pelo menos das vitórias.

Williams Martini Racing: Por quê eu disse que ela foi a pior equipe da temporada? Porque foi uma das que menos evoluiu, errou muito nos boxes e nas estratégias, errou no projeto do carro e isso combinado com alguns erros na pista é fatal.

Red Bull Racing: A partir da segunda metade do campeonato evoluiu muito, com seus pilotos passando a integrar com mais facilidade o top ten. A equipe foi a mais chorona de todo o ano, se afastando da Renault e ainda mantendo a dúvida se corre ou não em 2016.

Sahara Force India: Pela primeira vez desde 2009, a Force India terminou bem o campeonato. Depois de sofrer com problemas financeiros no início do ano, a equipe indiana se recuperou e acabou em alta a temporada de 2015, com resultados animadores para a temporada que vem.

Lotus F1: Depois de um ano pífio em 2014, a Lotus teve mais o que comemorar em 2015, voltando a desfilar no meio do pelotão com seus dois pilotos. Com sua dupla excêntrica, e relações públicas legais de se ver, a Lotus é a equipe da "zuera" dessa temporada.

Scuderia Toro Rosso: Com a dupla mais jovem da história da Fórmula 1, havia expectativas muito negativas em cima da Toro Rosso, que mostrou que não devemos julgar pilotos pela sua idade. Ao conquistar dois quartos lugares, a equipe de Faenza igualou ao melhor resultado de sua antecessora...

Sauber F1: A equipe foi marcada pela confusão que sua chefe causou no começo do ano, contratando mais pilotos do que o possível, colocando-os numa saia justa em Merlboune, onde conquistaram seu melhor resultado: 5º lugar com Felipe Nasr.

McLaren Honda: Ano sofrido da McLaren na volta de sua parceria mais vitoriosa e famosa. Dizem que o chassis era bom, mas ainda acho que isso é apenas uma desculpa para tacar ainda mais a culpa no motor Honda, que evoluiu durante o campeonato, passando a ter o melhor som dentre todas as unidades de potência.

Manor Marussia: A equipe mais simpática da temporada, andando sempre lá no fundo com um carro de 2014 que rendia melhor do que uma McLaren de 2015. Mesmo sofrendo com seus problemas financeiros, não fez nenhuma marmelada como Williams e Sauber.

PILOTO POR PILOTO

Lewis Hamilton: O campeão do mundo se aproveitou de seu grande momento na categoria, sentindo prazer em aquilo que fazia dentro e fora das pistas. O título foi merecido, especialmente por ter diminuído a quantidade de erros cometidos em relação à outras temporadas.

Nico Rosberg: Começou a dominar só depois do título de seu companheiro, deixando a pergunta no ar: "Foi ele que aumentou o ritmo ou Hamilton relaxou no campeonato?", esperemos 2016 para ver. Para mim, Nico foi um dos piores pilotos da temporada, sem nenhum momento espetacular que merecesse destaque além de sua sequência de poles.

Sebastian Vettel: Aquele que escolhi como melhor piloto do ano levou a Ferrari, sua equipe do coração, de volta às conquistas, chegando a superar uma das Mercedes em certos momentos do campeonato. Vettel elevou o moral da equipe de Maranello, e caso os italianos façam um carro melhor, não duvido em ver o alemão disputando o título.

Kimi Räikkönen: Erros e mais erros levaram Räikkönen á aposentadoria no meio da temporada, mas sua boa relação com Sebastian Vettel, e a volta de resultados melhores, asseguraram a vaga do Homem de Gelo para 2016. Temporada fraca para alguém que já foi campeão, mas, em certos modos, comparo ele ao seu ídolo, James Hunt, que decaiu depois de seu único título.

Valtteri Bottas: Com uma corrida a menos, conseguiu superar Felipe Massa, mostrando que deveria ter uma chance nas equipes mais fortes, mas como a Williams fez uma proposta muito cara a Ferrari, Bottas se manteve na "equipe da marmelada". Da mesma forma de seu companheiro, teve sorte quando subiu ao pódio, sempre com alguma Mercedes ou Ferrari errando ou tendo problemas.

Felipe Massa: E pelo segundo ano consecutivo, Felipe Massa foi superado por Valtteri Bottas, mesmo tendo uma corrida mais do que o finlandês. O brasileiro tentou, batalhou e fez o máximo possível para conquistar dois pódios sofridos segurando ótimos pilotos como Bottas e Vettel.

Daniil Kvyat: O russo acabou superando Daniel Ricciardo em 2015 depois de começar a temporada cabisbaixo, e terminar com a cabeça erguida, com uma próspera temporada de 2016 na mente. Kvyat subiu ao pódio pela primeira vez, dedicando seu feito á Jules Bianchi, fazendo um ótimo trabalho depois do GP monegasco.

Daniel Ricciardo: Depois de superar o tetracampeão Sebastian Vettel em 2014, Ricciardo acabou sendo superado pelo seu novo companheiro em 2015. Mesmo assim, o ano do australiano foi de alegria, pelo menos fora da pista, sendo o piloto que mais utilizou as redes sociais, se tornando um viral.

Sergio Pérez: Um começo de temporada pífio e um fim magnífico de Sergio Pérez mostra que a Fórmula 1 ainda pode ser surpreendente. De uma batalha para superar uma problemática McLaren Honda na Austrália, para terminar em quinto na última corrida do ano em Abu Dhabi mostra o quanto o mexicano evoluiu num campeonato na qual voltou a correr em casa e subir ao pódio.

Nico Hülkenberg: O vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2015 cometeu diversos erros durante o ano, mesmo assim conquistou alguns belos resultados na briga clássica dessa temporada: Force India x Lotus, superando nomes como Romain Grosjean e Daniel Ricciardo em certas ocasiões para ainda terminar logo atrás do companheiro.

Romain Grosjean: Em sua última temporada pela Lotus, Grosjean deu o seu melhor para conquistar alguns grandes resultados dentro das limitações de seu carro. Na rara ocasião de Spa-Francorchamps, quando andou entre os cinco primeiros, viu a sorte sorrir para ele conquistar um milagroso pódio.

Pastor Maldonado: O mito venezuelano fez de tudo nessa temporada; bateu, teve atuações apagadas, atuações memoráveis e bateu mais ainda. Depois de sofrer com uma sequência de abandonos no início do ano, Maldonado se recuperou para conquistar alguns bons resultados dentre das limitações de seu carro.

Max Verstappen: O melhor estreante do ano deu o que falar, mostrando ser firme naquilo que diz e forte na pista, cometendo alguns erros, mas recompensando-os com resultados fantásticos e surpreendentes. Aguardemos pelo futuro do jovem holandês.

Carlos Sainz Jr: O espanhol teve um belo início de temporada, superando várias vezes Verstappen. Mas, na segunda metade da temporada, acabou tendo uma performance péssima, sendo marcado pelo seu acidente em Sochi.

Felipe Nasr: O brasileiro que não tinha carro deu show nas provas na qual marcou pontos, fazendo o possível com um carro que pouco era atualizado. Sofreu com problemas nos freios durante o ano todo, além de ser o boneco de pano de Verstappen em várias corridas. De qualquer forma, Nasr foi bem em sua temporada de estreia.

Marcus Ericsson: Ericsson não teve um ano de se orgulhar, superando o companheiro quando não precisava e sendo superando quando precisava. O sueco ainda se mantém no grid em 2016, segurando a Sauber no colo com alguns resultados mais positivos e outros negativos, e principalmente com o dinheiro de seu patrocínio...

Jenson Button: O garoto inglês marcou a temporada pelos seus rádios indecifráveis, mas sempre mantendo o sorriso no rosto mesmo tendo um carro fraco "com motor de GP2". Button fez um milagre que ninguém havia conseguido fazer antes: superar Fernando Alonso em número de pontos sendo companheiro dele... Todos deverão lembrar do feito do britânico nas ruas de Monte Carlo caso a Honda se recupere...

Fernando Alonso: Seu péssimo ano fez ele se tornar uma pessoa melhor, digamos que mais humilde do que antes, o que recuperou o carisma de muitos. Os memes causados por ele e por Button no Brasil foram o cúmulo da diversão da temporada de 2015. Para mim, ele foi a personalidade do ano por causa disso...

Kevin Magnussen: Na provável última chance de Magnussen na Fórmula 1, o motor Honda acabou destruindo o sonho do dinamarquês de participar da primeira etapa da temporada.

Will Stevens: A Manor fez três escolhas que envolviam dinheiro, mas nenhuma delas foi tão ruim quanto a de Will Stevens, que mesmo estando na equipe durante todo o ano, foi superado por Rossi e Merhi.

Roberto Merhi: O espanhol deu seu máximo na equipe britânica, conseguindo alguns resultados surpreendentes com um carro de 2014.

Alexander Rossi: O único piloto a participar de todas as corridas de 2015 se deu bem em casa, conquistando um ótimo 12º lugar que fez ele empatar com Roberto Merhi no duelo interno da Manor.

PRÊMIOS DO MEMÓRIA F-1

MELHORES PILOTOS DA TEMPORADA:
1) Sebastian Vettel
2) Lewis Hamilton
3) Max Verstappen

MELHORES EQUIPES DA TEMPORADA:
1) Scuderia Ferrari
2) Mercedes AMG Petronas
3) Scuderia Toro Rosso


PERSONALIDADE DO ANO:
Fernando Alonso

ROOKIE OF THE YEAR:
1) Max Verstappen
2) Felipe Nasr
3) Carlos Sainz Jr

MELHOR GP:
Grande Prêmio dos Estados Unidos


PIOR PILOTO DA TEMPORADA:
Will Stevens

PIOR EQUIPE DA TEMPORADA:
Williams Martini Racing

MITO DO ANO:
Pastor Maldonado

Campeonato de Pilotos:

  1. 44 - GBR - Lewis Hamilton - Mercedes AMG Petronas F1 Team - 381 pontos
  2. 6 - ALE - Nico Rosberg - Mercedes AMG Petronas F1 Team - 322 pontos
  3. 5 - ALE - Sebastian Vettel - Scuderia Ferrari - 278 pontos
  4. 7 - FIN - Kimi Räikkönen - Scuderia Ferrari - 150 pontos
  5. 77 - FIN - Valtteri Bottas - Williams Martini Racing - 136 pontos
  6. 19 - BRA - Felipe Massa - Williams Martini Racing - 121 pontos
  7. 26 - RUS - Daniil Kvyat - Infiniti Red Bull Racing - 95 pontos
  8. 3 - AUS - Daniel Ricciardo - Infiniti Red Bull Racing - 92 pontos
  9. 11 - MEX - Sergio Pérez - Sahara Force India F1 Team - 78 pontos
  10. 27 - ALE - Nico Hülkenberg - Sahara Force India F1 Team - 58 pontos
  11. 8 - FRA - Romain Grosjean - Lotus F1 Team - 51 pontos
  12. 33 - HOL - Max Verstappen - Scuderia Toro Rosso - 49 pontos
  13. 12 - BRA - Felipe Nasr - Sauber F1 Team - 27 pontos
  14. 13 - VEN - Pastor Maldonado - Lotus F1 Team - 27 pontos
  15. 55 - ESP - Carlos Sainz Jr - Scuderia Toro Rosso - 18 pontos
  16. 22 - GBR - Jenson Button - McLaren Honda - 16 pontos
  17. 14 - ESP - Fernando Alonso - McLaren Honda - 11 pontos
  18. 9 - SUE - Marcus Ericsson - Sauber F1 Team - 9 pontos
  19. 98 - ESP - Roberto Merhi - Manor Marussia F1 Team - 0 pontos
  20. 53 - EUA - Alexander Rossi - Manor Marussia F1 Team - 0 pontos
  21. 28 - GBR - Will Stevens - Manor Marussia F1 Team - 0 pontos
  22. 20 - DIN - Kevin Magnussen - McLaren Honda - 0 pontos
Campeonato de Construtores:
  1. Mercedes AMG Petronas F1 Team - Mercedes - F1 W06 Hybrid - HAM/ROS - 703 pontos
  2. Scuderia Ferrari - Ferrari - SF15-T - VET/RAI - 428 pontos
  3. Williams Martini Racing - Williams Mercedes - FW37 - BOT/MAS - 257 pontos
  4. Infiniti Red Bull Racing - Red Bull Renault - RB11 - RIC/KVY - 187 pontos
  5. Sahara Force India F1 Team - Force India Mercedes - VJM08/VJM08B - PER/HÜL - 136 pontos
  6. Lotus F1 Team - Lotus Mercedes - E23 Hybrid - GRO/MAL - 78 pontos
  7. Scuderia Toro Rosso - Toro Rosso Renault - STR10 - VES/SAI - 67 pontos
  8. Sauber F1 Team - Sauber Ferrari - C34 - NAS/ERI - 36 pontos
  9. McLaren Honda - McLaren Honda - MP4/30 - BUT/ALO/MAG - 27 pontos
  10. Manor Marussia F1 Team - Marussia Ferrari - MR03B - MER/ROS/STE - 0 pontos

Imagens tiradas do Google Imagens e f1-fansite.com

2 comentários:

  1. Sensacional!!
    Ótima análise, gosto muito do blog!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Caio, sempre é ótimo receber elogios sobre seu trabalho!

    Abraços!

    ResponderExcluir