sábado, 12 de dezembro de 2015

GP Memorável 62# - EUA 1959


Depois do cancelamento do GP do Marrocos, que seria realizado em outubro, a Fórmula 1 só retornou depois de quase três meses entre os GPs da Itália e dos EUA. O ano que acabaria se tornando o único a não ter nenhum campeão participando das provas, chegara a sua última etapa, em Sebring, na Flórida com três pilotos disputando o título, algo inédito até então.

Tony Brooks havia sofrido uma quebra em Monza, e por isso acabara perdendo a segunda colocação na tabela de pilotos para Stirling Moss, que era o mais próximo de ameaçar Jack Brabham na batalha pelo título nos EUA. Para ser campeão, o australiano precisava ser primeiro ou segundo com Moss atrás dele, sendo possível também uma terceira colocação, mas com a volta mais rápida (que valia pontos) enquanto o britânico era segundo. Caso abandonasse, Jack ainda poderia ser campeão com Brooks em segundo e Moss em terceiro.

Já o piloto de Rob Walker precisava de uma vitória, mas ainda com chances caso terminasse em segundo com Jack Brabham atrás dele e Brooks não marcando a volta mais rápida. Já para o britânico de Maranello, a situação era mais difícil, com ele precisando de uma vitória com a volta mais rápida e Brabham fora do segundo posto...


O sonho de Alec Ulmann se tornava realidade com 19 pilotos se inscrevendo para o primeiro Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1. Seis desses bravos homens eram estadunidenses, o que deixava Ulmann ainda mais orgulhoso do evento. Sem nenhum campeão na pista, o carro número acabou ficando para Rodger Ward, vencedor das 500 Milhas naquele ano, com seus Kurtis Kraft-Offy.

Existe uma historieta interessante sobre a entrada do estadunidense no GP. Ulmann, louco para chamar pilotos de casa para a corrida, ligou para o campeão e ofereceu uma vaga na prova e um pouco de dinheiro, algo inegável para alguém como Ward. Em sua autobiografia, John Cooper conta: Na noite anterior dos treinos livres, John Cooper e seus pilotos encontraram com Rodger no hotel, que disse que estava no GP para correr com um carro de pista de terra.

Jack Brabham perguntou atônito: "No Grande Prêmio?"

Ward respondeu: "Claro. E vocês terão uma surpresa os esperando! Porque, vou joga-los para fora da pista em todas as curvas!"

O estadunidense continuou: "... Eu sei que isso (seu carro) pode fazer uma curva mais rapidamente do que qualquer outro carro esporte que vocês tem na Europa. Vocês podem ser mais rápidos nas retas, mas quando se trata de curvas vocês não terão chance. Sebring tem várias curvas, não é?"


Para a surpresa dos europeus, o carro de Rodger estava dentro das especificações e iria correr, mas durante a primeira volta dos treinos, era visível a semelhante velocidade dos carros com motor traseiro da Cooper com o de motor dianteiro da Kurtis Kraft. Depois disso, Ward foi conversar com a equipe britânica: "Eu preciso falar a você. Esses buggies europeus sem dúvida fazem curvas rápidas!".

Com um carro fraco, Ward estaria ali apenas para fazer número, saindo da última colocação do grid. Lá na frente, Stirling Moss havia marcado a pole position com um tempo de 3:00.0, seguido por Jack Brabham e Tony Brooks numa configuração de grid 3-2-3. De uma hora para outra, o terceiro lugar foi herdade por Harry Schell, o que causou um grande furor nos boxes da Ferrari que reclamaram do feito do estadunidense que havia, misteriosamente, perdido seis segundos de seu tempo. O feito, mais tarde, foi descoberto ao saberem que Shell havia cortado a pista, herdando a primeira fila de maneira irregular.


Os protestos foram em vão, com Harry Schell e seu Cooper a saírem da primeira fila. Fechando o grid estavam Maurice Trintignant em quinto, Wolfgang von Trips em sexto, Cliff Allison em sétimo, Phil Hill em oitavo, Innes Ireland em nono, Bruce McLaren em décimo, Roi Salvadori em décimo primeiro, Alan Stacey em décimo segundo, Bob Said em décimo terceiro, Alessandro de Tomaso em décimo quarto, George Constantine em décimo quinto, Harry Blanchard em décimo sexto, Fritz d'Orey em décimo sétimo, Phil Cade em décimo oitavo e Rodger Ward em último.

Na largada, Moss e Brabham pulam na frente, com Schell caindo para o nono posto e Bruce McLaren, se beneficiando da confusão no acidente entre von Trips e Brooks, companheiros de Ferrari que se tocaram na primeira curva (o que afundava as chances de título do britânico), pulando para a terceira colocação.


Hill era quarto para a alegria dos norte-americanos, mas por pouco tempo, já que Ireland e Allison ultrapassariam-o. Lá atrás, Brooks agora tentaria remar a partir da décima quinta colocação para conquistar alguma posição honrosa mesmo sabendo que suas chances de título se esvaziaram. Ward havia assumido a décima quarta posição e vinha fazendo prova consistente. O único brasileiro na prova, Fritz d'Orey, era o décimo segundo.


Stirling Moss abria muito em relação á Jack Brabham, mas na volta cinco viu seu câmbio quebrar e suas chances de título mais uma vez acabarem. Brooks foi para o nono posto depois de passar por d'Orey, Schell, Constantine, Ward e de Tomaso. Lá na frente, o ferrarista Cliff Allison tomava a terceiro colocação sendo fortemente ameaçado por Wolfgang von Trips e Maurice Trintignant.

Com problemas no clutch, o britânico começa a perder desempenho caindo para a quinta colocação. Tony Brooks, que também já havia passado por Roi Salvadori, agora tinha na mira seu companheiro de equipe, que não dificultou a passagem do compatriota. von Trips batalhava bravamente para se manter na terceira colocação, mas a superioridade dos carros de motor traseiro da Cooper colocaram o experiente Trintignant no pódio.


Jack Brabham começa a ter problemas mecânicos em seu Cooper, mas seu leal companheiro Bruce McLaren se mantém como escudeiro na segunda colocação. Depois da grande burrada que havia feito, Wolfgang von Trips se via na frente de Tony Brooks, que pouco tinha chances de superar o companheiro a não ser que um problema o assolasse, coisa que aconteceu. Brooks quarto.

Há um pouco mais de 500 metros da linha de chegada, na última volta, Jack Brabham vê seu Cooper começar a parar, sem combustível, o que faz a equipe se contorcer de dor depois de ter avisado o australiano que deveria ter enchido mais o tanque. Companheiro, escudeiro e amigo fiel, Bruce McLaren começa a diminuir também para tentar ajudar Brabham, que sinaliza como louco, balançando os braços e a cabeça para que McLaren voltasse a acelerar para vencer a prova.

"And there comes the CHAMPION!!"

Trintignant estava muito próximo do jovem Bruce, que conseguiu se safar e terminar na primeira colocação há meros 0.6s do francês. Mesmo cansado, Jack pula de seu Cooper e começa a empurra-lo para a linha de chegada, mas antes perdendo o pódio para Brooks que se safou por cerca de 1 minuto e 57 segundos em relação ao australiano que conseguiu o quarto lugar de maneira fantástica.

E depois de 23 anos, o mundo voltava a ver um carro com motor traseiro ganhando um campeonato, agora com o Cooper de Jack Brabham depois da Auto Union de Bernd Rosemyer. A alegria era enorme nos boxes de John Cooper, que acreditou no projeto ao lado de seus dois pilotos que fizeram uma fantástica temporada.

Brabham foi campeão, mas o vencedor da prova foi Bruce McLaren, o mais jovem piloto da história da categoria a vencer uma prova oficial, aos 22 anos e 104 dias, feito que só foi superado duas vezes, uma por Alonso em 2003 e outra por Vettel em 2008. O neozelandês, mesmo recebendo uma coroa de laranjas, tinha o que comemorar ao beijar a Miss Sebring...


RESULTADOS:

  1. 9 - NZE - Bruce McLaren - Cooper Car Company- Cooper Climax - 2:12:35.7 - 8pts
  2. 6 - FRA - Maurice Trintignant - Rob Walker Racing Team - Cooper Climax - +06s - 7pts
  3. 2 - GBR - Tony Brooks - Scuderia Ferrari - Ferrari - +3:00.9s - 4pts
  4. 8 - AUS - Jack Brabham - Cooper Car Company - Cooper Climax - +4:57.3s - 3pts
  5. 10 - GBR - Innes Ireland - Team Lotus - Lotus Climax - +3 Voltas - 2pts
  6. 4 - ALE - Wolfgang von Trips - Scuderia Ferrari - Ferrari - Motor
  7. 17 - EUA - Harry Blanchard - Blanchard Automobile Co. - Porsche - 4 Voltas
  8. 3 - GBR - Cliff Allison - Scuderia Ferrari - Ferrari - Embreagem - OUT
  9. 12 - GBR - Roi Salvadori - High Efficiency Motors - Cooper Maserati - Transmissão - OUT
  10. 1 - EUA - Rodger Ward - Leader Cards Inc. - Kurtis Kraft Offenhauser - Embreagem - OUT
  11. 14 - ARG - Alejandro de Tomaso - OSCA Automobili - Cooper OSCA - Freios - OUT
  12. 5 - EUA - Phil Hill - Scuderia Ferrari - Ferrari - Embreagem - OUT
  13. 15 - BRA - Fritz d'Orey - Camoradi USA - Tec-Mec Maserati - Vazamento de Óleo - OUT
  14. 7 - GBR - Stirling Moss - Rob Walker Racing Team - Cooper Climax - Transmissão - OUT
  15. 19 - EUA - Harry Schell - Ecurie Bleue - Cooper Climax - Embreagem - OUT
  16. 16- EUA- George Constantine - Taylor-Crawley Racing Team - Cooper Borgward - Superaquecimento-OUT
  17. 11 - GBR - Alan Stacey - Team Lotus - Lotus Climax - Embreagem - OUT
  18. 18 - EUA - Bob Said - Connaught Cars-Paul Emery - Connaught Alta - Acidente - OUT
  19. 22 - EUA - Phil Cade - Phil Cade - Maserati - DNS
Volta Mais Rápida: Maurice Trintignant - 3:05.0 - Volta 39

Curiosidades: 
- 84º GP
- 1º Vitória de Bruce McLaren
- Vitória Mais Jovem da História
- 1º e Única Melhor Volta de Maurice Trintignant
- 7º Vitória da Cooper
- 7º Vitória do Motor Climax
- 1º Título de Jack Brabham
- Última Corrida Até o GP de Mônaco de 1994 Sem Nenhum Campeão


  • MELHOR PILOTO: Bruce McLaren / Tony Brooks
  • SORTUDO: Jack Brabham
  • AZARADO: Stirling Moss / Tony Brooks
  • A HONRA: Bruce McLaren
Brooks foi o melhor piloto e poderia ter levado o título caso não tivesse o azar de ser atingido por von Trips, enquanto Moss novamente perdeu a chance de ser campeão, agora por problemas em seu próprio carro. Brabham teve sorte em ver seus dois rivais terem problemas, pois, quem sabe, poderia ter perdido o título por falta de combustível. E por último, o mais honroso dos prêmios vai para Bruce McLaren, que mostrou como os mais jovens respeitavam os mais velhos antigamente, sendo fiel ao seu companheiro de equipe.


Campeonato de Pilotos:
  1. AUS - Jack Brabham - Cooper Car Company - Cooper Climax - 31 pontos (34 pontos)
  2. GBR - Tony Brooks - Scuderia Ferrari - Ferrari - 27 pontos
  3. GBR - Stirling Moss - Rob Walker Racing Team - Cooper Climax - 25,5 pontos
  4. EUA - Phil Hill - Scuderia Ferrari - Ferrari - 20 pontos
  5. FRA - Maurice Trintignant - Rob Walker Racing Team - Cooper Climax - 19 pontos
Campeonato de Construtores:
  1. Cooper Climax - 40 pontos (53 pontos)
  2. Ferrari - 32 pontos (40 pontos)
  3. BRM - 18 pontos
  4. Lotus Climax - 5 pontos
Imagens tiradas do GPExperts.com - Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário