quarta-feira, 30 de setembro de 2015

25 Anos - Um Fim-de-Semana Pesado em Jerez


Dia 28 de setembro de 1990. Os treinos em Jerez começam a todo vapor, com Ayrton Senna prestes a marcar sua 50º pole position. As Lotus vem tendo um ótimo desempenho á ponto de andarem entre os dez primeiros, o que os levava a crer em pontos para o domingo. O jovem britânico Martin Donneley sai á pista para marcar suas últimas voltas rápidas, mas não retorna de volta para os boxes.

Um terrível acidente havia lançado o corpo do piloto para fora do carro numa das cenas mais fortes da história da categoria. Com ferimentos (muito bem) visíveis, Donneley estava lá, estirado no chão, todo contorcido e com as câmeras focando em seu corpo. O Lotus, que parecia ser todo emendado e rebitado mal resistira ao acidente que ocorreu no guard-rail, que ficou destruído.


Apesar do impacto, o piloto conseguiu sair dessa, recuperando-se, mas nunca voltado á correr de volta no circo. Uma pena... Em meio ao abalo, os treinos voltaram para Senna marcar sua 50º pole para chegar como favorito para um bicampeonato faltando 3 provas para o fim. Alain Prost fechava a primeira fila, com Nigel Mansell largando ao lado de Alesi e Berger, Patrese, Boutsen, Piquet, Nannini e o abatido Warwick largando no top ten.


Na largada, Alesi acaba batendo e abandonando, piorando as chances de um bicampeonato de Senna mais cedo. Depois de mínimas mudanças, as paradas mudaram toda a perspectiva do pódio, colocando Alain Prost na frente, Ayrton em segundo e Nelson em terceiro. Infelizmente, Piquet teria problemas que forçaram-o abandonar.

Apenas algumas voltas depois, lá estava Senna, sentado no muro depois de abandonar e deixar a disputa pelo título pro Japão. Com outros abandonos, além de passar pelos dois Williams, Alessandro Nannini era o novo colocado no pódio. Ao fim das 73 voltas em Jerez, Alain Prost seguia com mínimas chances de título, mas pelo menos diminuia as chances de uma humilhação.


Nigel Mansell era o segundo, com Nannini comemorando outro merecido pódio na temporada de 1990, a melhor do italiano que já tinha brigado por vitória com Senna na Alemanha. Infelizmente, dias depois, Alex acabaria sofrendo um acidente de helicóptero, fazendo-o perder o braço esquerdo, que mesmo replantado não tinha as mesmas utilidades de antes. Resultado? Nannini se recuperou, mas jamais voltou para a Fórmula 1, competindo pela Alfa na DTM durante os anos 90.


Este foi o fim-de-semana do GP da Espanha de 1990, ocorrido há 25 anos. Considero essa corrida como aquela que marcou a virada da década de 80 para 90, especialmente graças á segurança que aumento mais no esporte. No fim da temporada, Senna era bicampeão depois de jogar o carro em Prost, Piquet era o showman depois de duas vitórias seguidas, Moreno era o novo brasileiro nas equipes grandes, Alesi era a nova promessa, Boutsen era o novo descartado, Mansell voltava para casa, Donneley e Nannini se recuperavam e Patrese... continuava o bom e velho escudeiro de sempre.

Acabo o post dizendo: "Até hoje tento entender a dinâmica do acidente, mas não consigo"

Imagens tiradas do GPExperts.com.br - F1-history.deviantart.com

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