Dia 28 de setembro de 1990. Os treinos em Jerez começam a todo vapor, com Ayrton Senna prestes a marcar sua 50º pole position. As Lotus vem tendo um ótimo desempenho á ponto de andarem entre os dez primeiros, o que os levava a crer em pontos para o domingo. O jovem britânico Martin Donneley sai á pista para marcar suas últimas voltas rápidas, mas não retorna de volta para os boxes.
Um terrível acidente havia lançado o corpo do piloto para fora do carro numa das cenas mais fortes da história da categoria. Com ferimentos (muito bem) visíveis, Donneley estava lá, estirado no chão, todo contorcido e com as câmeras focando em seu corpo. O Lotus, que parecia ser todo emendado e rebitado mal resistira ao acidente que ocorreu no guard-rail, que ficou destruído.
Apenas algumas voltas depois, lá estava Senna, sentado no muro depois de abandonar e deixar a disputa pelo título pro Japão. Com outros abandonos, além de passar pelos dois Williams, Alessandro Nannini era o novo colocado no pódio. Ao fim das 73 voltas em Jerez, Alain Prost seguia com mínimas chances de título, mas pelo menos diminuia as chances de uma humilhação.
Este foi o fim-de-semana do GP da Espanha de 1990, ocorrido há 25 anos. Considero essa corrida como aquela que marcou a virada da década de 80 para 90, especialmente graças á segurança que aumento mais no esporte. No fim da temporada, Senna era bicampeão depois de jogar o carro em Prost, Piquet era o showman depois de duas vitórias seguidas, Moreno era o novo brasileiro nas equipes grandes, Alesi era a nova promessa, Boutsen era o novo descartado, Mansell voltava para casa, Donneley e Nannini se recuperavam e Patrese... continuava o bom e velho escudeiro de sempre.
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Acabo o post dizendo: "Até hoje tento entender a dinâmica do acidente, mas não consigo" |
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