quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Há 70 Anos, O Automobilismo Retornava Das Cinzas


Largada da Copa Robert Benoist, o primeiro Grand Prix na Europa depois de Belgrado 39

Dia 9 de setembro de 1945. Se passara sete dias desde o final da guerra mais sangrenta que o Mundo já sofreu. Os Grand Prix não aconteciam na Europa desde 1939, mais precisamente no Grande Prêmio de Blegrado, que foi, e tinha, que ser vencido por ele: Tazio Nuvolari, à bordo de, é claro, um carro alemão, um Auto Union, que até hoje não retornou as competições de monopostos.

Estava na hora do mundo voltar (tentar, pelo menos) a viver normalmente, então por quê não trazer de volta as corridas de automóveis, que recebiam tantas críticas antes do estouro da II Guerra. Havia um temor, especialmente porque o esporte á motor era um dos esportes, senão o esporte, que mais matava no planeta, por isso ninguém queria ver a população européia perder mais alguém.

Largada da Copa da Libertação, a segunda corrida do dia

Mesmo assim, a corrida acontece, mostrando que a paixão pela velocidade fala mais alto do que a preocupação pela própria vida. Não há muitas informações sobre a prova, mas se sabe que ela foi disputada no dia 9 de setembro, exatamente um ano depois da morte do mitológico francês Robert Benoist, que deu nome á corrida, que muitas vezes pode ser chamada também de Paris Cup.

A prova foi realizada em Bois de Bologne. Pelo que achei de informações, havia 17 pilotos inscritos para a corrida, na qual largaram apenas 11. Os carros? Da Simca, Fiat, Riley, Salson, Aston Martin, Bugatti, Simca-Gordini e Singer. Os pilotos? Adrien Alin, Aldo Gordini, Brunot, Creuchet, Ferry, His, Jean Brault, Robert Cayeux, Robert-Aimé Bouchard, Savoye e Victor Polledry.

Largada da Copa dos Prisioneiros, última corrida do dia

Ao fim de suas 36 voltas, Aldo Gordini comemorou sua fantástica vitória na Robert Benoist Cup de 1945, a primeira corrida depois da II Guerra Mundial. Logo depois dessa prova, ocorreu a Coupe de La Libertation, que foi vencida por Henri Loveau, e mais tarde foi a vez de Jean-Pierre Wimille vencer a Prisioners Cup.

Todas essas três corridas ocorreram no mesmo local e no mesmo dia: 9 de setembro de 1945, há 70 anos o automobilismo retornava das cinzas da II Guerra Mundial para não parar mais...

Caso pedirem, faço um post mais detalhado das outras duas corridas...

Wimille

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário