sábado, 26 de setembro de 2015

Quando Você Acha Que Já Viu de Tudo 9# - Mais Um Brasileiro na Benetton?


Pelo que me lembro, apenas dois brasileiros passaram pela Benetton, mas sabia que existe um que podia fazer parte da dupla (formando um trio) Nelson e Roberto? Estou falando de Maurizio Sandro Sala, paulistano, casado, tem dois filhos, e que já duelou com Ayrton Senna na sua adolescência. Quando ambos chegaram á Europa, cada um estava numa categoria, dificultando o acesso da mídia, que, é claro, focava no futuro tricampeão.

Quando ainda corria em competições de base, Sala começou a chamar atenção das equipes de Fórmula 1. Um chamado foi feito pela Benetton, na época ainda chamada de Toleman. No fim de 1985, Sandro estava ao lado de Paolo Barilla e Alessandro Nannini em Paul Ricard, prestes a andar um pouco no carro que tinha sido de Teo Fabi e Piercarlo Ghinzani.


Os tempos foram surpreendentes, com o brasileiro superando os dois italianos, que eram os principais cotados para uma vaga na Benetton. Agora, a decisão seria mais difícil de ser feita. Por isso eles marcaram outro teste, no começo de 1986, já com um motor BMW em Silverstone. Depois de 15 voltas, o brasileiro teve que devolver o carro de volta á equipe que tinha que manda-lo para o Rio, já que a corrida de abertura estava muito próxima.


Maurizio disse: "O carro é completamente diferente comparado ao do ano passado. Com o motor BMW é muito mais potente! Para começar havia um problema com a demasiada pressão do turbo, a "pescagem" do combustível e com a engrenagem do câmbio, mas esses eram os únicos problemas. Eu fiz cerca de 10-15 voltas e nós terminamos pelas 11 horas para que o carro pudesse ser levado de volta a fabrica e, em seguida, para o Rio. "Eu tentei apenas uma volta rápida porque era um shakedown e tinha vários Fórmula Fords e F3s por perto."

O team manager, Peter Collins também disse ao jornal: "Não é nada mais do que um shakedown", e ainda acrescentou: "Sala testou para nós no passado e é, convenientemente, do mesmo tamanho de Teo Fabi, por isso é ideal para entrar no cockpit rapidamente sem nenhum ajuste."


A sua vez ainda não havia chegado, mas parecia que poderia finalmente chegar em 1987, quando Bernie Ecclestone ofereceu uma vaga na Brabham. Das exigências, uma seria difícil de se cumprir, que era conquistar o título da F-3 britânica. A disputa entre Nigel Mansell e Nelson Piquet se aproximava do auge, atingindo proporções imensas que chegavam as categorias de base.

Correndo pela equipe de Eddie Jordan, Sala passou a ser prejudicado, enquanto, ao mesmo tempo, tinha que enfrentar as duras criticas da imprensa britânica, que sonhava com Andy Wallace na Fórmula 1 na temporada seguinte. O resultado? Um vice-campeonato que acabou com a carreira de Maurizio, que foi para o Japão...


Assim acabou a história de Maurizio Sando Sala, o brasileiro que rivalizou com Ayrton Senna, quase conseguiu uma vaga na Benetton e foi prejudicado pela própria equipe enquanto era massacrado pela imprensa britânica...

Imagens tiradas do Google Imagens

Um comentário:

  1. Triste fim de uma carreira que sequer sabemos se poderia ter sido brilhante. Mas Maurizio não abandonou os carros para sempre: é dono de uma oficina mecânica especializada em carros blindados.

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