domingo, 20 de setembro de 2015

Minha Opinião: Movimentado Fim-de-Semana em Cingapura


Este fim-de-semana em Cingapura foi muito movimentado. Vários rumores, notícias e reclamações ocorreram durante os dias 18, 19 e 20 de setembro, e alguns deles chamaram mais atenção do que outros. Será que o Grupo Volks comprará a Red Bull? Fernando Alonso saindo da McLaren e indo para a equipe austríaca? Globo mal transmitindo o treino classificatório; Max Verstappen gritando "NÃO!" no rádio....

Começamos o fim-de-semana sabendo que a Williams não faria uma boa corrida, por não ter um carro feito para pista sinuosa, enquanto a Red Bull podia surpreender novamente. Mas, aos poucos, fomos nos surpreendendo, vendo que Ferrari seria a grande favorita enquanto os carros com motor Mercedes seriam meros figurantes em Marina Bay.


Isso que, o Grupo Volkswagen, segundo Eddie Jordan, estaria á beira de comprar a Red Bull, que se tornaria, talvez, a Audi. Com isso, nas temporadas de 2016 e 2017, o motor Ferrari empurraria um carro da marca alemã, que desenvolveria uma unidade de potencia híbrida para o ano de 2018. Ou seja, podemos ver o reinicio de uma disputa interrompida pela II Guerra Mundial. Uma disputa que fez o mundo automotivo evoluir durante a década de 30, quando Auto Union duelou com todas as suas forças contra a Mercedes-Benz...

Em relação á isso, torço para que aconteça. Mas se há algum rumor que torço para que não venha a se tornar realidade é Fernando Alonso na Red Bull. Não que eu queire que ele se f*** na McLaren, mas o que eu quero é que ele não tenha perdido um ano á toa  de sua carreira, andando com um péssimo carro no fundo do grid. Caso ele abandone a equipe de Woking, 2015 será apenas outro ano perdido do espanhol...


Outra coisa que ainda não citei aqui no blog é da eminente compra da Lotus pela Renault, coisa que vem sendo afirmada desde a semana do GP da Itália, mas que ainda não foi oficializado. Dizem que a equipe espera receber um pagamento extra da FIA por ser uma das equipes históricas da Fórmula 1, e, enquanto isso não acontecesse, Pastor Maldonado é confirmado pela Lotus para 2016... Ou seja, mais alegria por mais uma temporada... mas, quem garante que a Renault não poderá dar um chute na bunda do MITO venezuelano?

O dia 19 de setembro de 2015 entrará para história como a primeira vez, desde o GP da Austrália de 1990, que a Rede Globo não transmitiu na íntegra o momento mais decisivo do treino... Depois vem falar que a categoria não dá mais IBOPE... Na minha opinião isso foi uma falta de respeito com todo o fã da categoria, que foi notificado durante toda a semana sobre o treino classificatório que seria transmitido no horário "normal" de sábado... Por favor, RGT, melhore seu tratamento com os VERDADEIROS fãs da Fórmula 1, que, independentemente de quem esteja ganhando vão assistir.


Já a corrida foi divida em três partes: A primeira, as primeiras voltas mais chatas da temporada; a segunda, depois do SC, um pouco mais de emoção; e a terceira, depois da invasão de pista, voltas finais eletrizante sem Marina Bay. Por isso, minha nota para essa corrida é 8,0. É claro que tivemos alguma confusão, a primeira causada pelo toque de Hülkenberg e Massa, que tirou o alemão da prova. A minha visão desse acidente é a mesma do Luciano Burti, de que foi um incidente de corrida e que ninguém merecia ser punido.

Mais tarde, vemos um invasor dentro da pista após atravessa-la. O momento sem dúvida foi preocupante, mas ele não cometeu nenhuma loucura comparada ao do padre que invadiu Silverstone em 2003. Agora nada se compara á recuperação de Max Verstappen, que, é claro, foi beneficiado pelo SC, mas que conseguiu fazer uma linda prova e poderia ter surpreendido lá na frente.


O holandês fez várias ultrapassagens arrojadas durante a parte final da prova (inclusive em Nasr, ou seja, em três corridas: VES 3x0 NAS), á ponto de fãs, como eu, temer pelo pior, ou seja, um acidente forte, especialmente quando se ataca Sergio Pérez... Mas acabou dando tudo certo, pelo menos até as últimas voltas, quando a Toro Rosso mandou ele trocar de posição com Carlos, um absurdo para qualquer piloto. Mas o que o jovem respondeu sem dúvida entrará para a história: "NÃO!!". Dito de maneira ríspida e violenta para o engenheiro...

Depois da corrida, Jos disse que acertaria as bolas do filho (Ouch!) caso ele abrisse passagem para Sainz. Pelo jeito, Max vem aprendendo certas coisas com o pai. Não devo esquecer também do péssimo desempenho da Mercedes, que pagou um grande mico ao tirar uma 41º vitória de Hamilton na corrida em que ele igualava o número de GPs de Ayrton Senna... Mas em Suzuka, eu duvido que eles estarão dessa forma.


Para fechar o dia:

  • MELHOR PILOTO: Max Verstappen
  • SORTUDO: Max Verstappen
  • AZARADO: Daniil Kvyat
  • SURPRESA: Felipe Nasr
Imagens tiradas do GPUpdate.net - continentalcircus.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário