Gianclaudio Regazzoni nasceu em Medrisio na Suiça em 5 de setembro de 1939.
Começou logo na Ferrari em 1970, com apoio da torcida italiana, já que Clay nasceu numa região de fronteira com a Itália. Estrou no GP da Holanda com um quarto lugar, logo depois na Grã Bretanha mais um 4º lugar. Fica fora na Alemanha e consegue o seu primeiro pódio na Áustria em 2º, e não seria só isso, Regazzoni ainda venceria na Itália, voltaria a ter outros pódio no resto do campeonato rendendo a ele um 3º lugar no final do campeonato, mesmo disputando 8 das 13 corridas.
Ferrari de 1971, sendo pilotada por Ickx |
Vai para a BRM em 1973 e faz novamente um mal ano, ao lado de Lauda, Clay conquista 2 pontos e Lauda também. O ano de 1973 seria marcado pelo seu acidente na África do Sul, quando o ingles Mike Hailwood salvou sua vida, mesmo quando queimou suas mãos e pés.
Regazzoni em 1974 |
Começa com dois 4º lugares o ano de 1975, ano que Lauda ofuscaria Regazzoni, que venceria apenas na Itália e terminava em 5º, enquanto seu companheiro ganha o titulo com 5 vitórias.
Regazzoni em 1976 |
Por causa dos maus resultados apresentados nos anos de 75 e 76, a Ferrari manda Regazzoni embora, que acha a Ensign. Consegue ficar nos pontos 3 vezes, rendendo a ele o 17º lugar com 5 pontos. No ano de 1978 correria pela Shadow, mesmo com o terrivel carro, Regazzoni ainda consegue terminar em 16º com 4 pontos, com dois 5º lugares.
Última vitória de Regazzoni |
Acidente de Regazzoni em 1980. |
Infelizmente Clay Regazzoni morreria em um acidente de carro, após colidir com um caminhão em Parma na Itália.
O que eu penso: Regazzoni teve um grande inicio de carreira na Ferrari, mas após perder o titulo em 1974, parece ter se abatido, nunca mais voltou a ser aquele grande piloto que fora em 74, mas ainda está na mente dos grandes fãs da F-1.
NOTA: 8,9
Nenhum comentário:
Postar um comentário