|
Ligier de 1979 |
A Ligier tinha no inicio de 1979 uma dupla de franceses, com Depailler e Laffite. O ano começa bem, com Laffite vencendo na Argentina, e Depailler em 4º. E logo depois no Brasil uma dobradinha. Começava a temporada de 1979, e a Ligier despontava como futura campeã, mas tudo iria mudar. Laffite que era lider, não completou os três GPs seguidos e Depailler conseguiu uma vitória e um 5º lugar. No GP de Mônaco Laffite abandona de novo, enquanto Depailler termina em 5º. No GP da França Ickx entra no lugar de Depailler, enquanto Laffite termina em 8º, o belga não termina. A Ligier só voltaria ao pódio no GP da Alemanha, com o 3º lugar de Laffite, depois na Áustria e na Holanda também. Na Itália, Laffite teria que vencer para se aproximar dos lideres, coisa que não acontece. Laffite ainda não terminaria as duas últimas provas, e a Ligier que iniciou o ano como favorita terminou com seus pilotos em: Laffite em 4º, Depailler em 6º e Ickx em 17º.
|
Pironi em sua Ligier |
Para o ano de 1980, chama outro francês, Didier Pironi. O ano começa mal, os dois carros não completam a primeira prova. No GP Brasil, Laffite continua seu maré de azar, enquanto Didier termina em 4º. Na África do Sul, a Ligier coloca seus dois carros no pódio, com Laffite em 2º e Pironi em 3º. No GP do Oeste dos EUA, Laffite mais uma vez não termina e Pironi passa em 6º. No GP belga Pironi surpreende e vence, e no principado de Mônaco faz pole, mas não termina, mesmo assim Laffite compensa com o 2º lugar, a Ligier estava voltando. No GP caseiro, Laffite termina em 3º e Pironi em 4º. No GP da Inglaterra nenhum Ligier completa, mas na Alemanha Laffite vence, enquanto Pironi iniciaria uma fase de 4 GPs sem terminar. No GP da Áustria Laffite termina em 4º, e em 3º na Holanda. Na Itália Pironi consegue um 6º posto e Laffite um 9º. Nos dois últimos GPs, Pironi conquista duas vezes o 3º lugar, enquanto Laffite termina em 5º no último GP. Depois de um belo ano, mais regular do que 79, a Ligier conquista seu melhor posto no Mundial de Construtores, um 2º lugar com 66 pontos, pouco mais da metade da Williams, que terminou com 120 pontos.
|
Jacques Laffite, o "Homem Ligier" |
Essa foi uma das melhores, senão a melhor época da Ligier na F-1, com duplas francesas, e é claro, com o eterno Jacques Laffite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário