quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

GP Memorável 66# - Bélgica 1985


Depois de Monza, a Fórmula 1 chegava com três meses de atraso para o Grande Prêmio da Bélgica, que volta a ser realizado no novo Spa-Francorchamps. O circuito já havia sofrido o problema de ter um péssimo asfalto em 1984, perdendo até a sede da prova belga para Zolder, mas em 1985 eles estavam preparados para voltar ao calendário. Bem, como sabemos, o asfalto simplesmente esfarelava quando os pilotos passavam sobre ele, deixando um buraco de quatro semanas entre o GP de Mônaco e o GP do Canadá.

A temporada já havia perdido o GP de Dallas, e para não perder sua prova, os organizadores do GP da Bélgica contrataram uma empresa chamada Hydrocar para que o asfalto, criticado pela péssima drenagem em 1983, fosse "remodelado" com algo que era considerado topo de linha. A demora no asfaltamento fez a FISA não fazer a inspeção dias antes da prova, então, quando os pilotos entraram na pista...


Apesar de ser um asfalto aderente, logo ficou percebido o quão ruim ele era: os pilotos não conseguiam dar uma volta sequer com um jogo de pneus, que se desgastavam muito rapidamente; na Eau Rouge a situação era terrível, comprometendo até mesmo a integridade dos pilotos. Depois de várias reclamações vindas daqueles que davam o espetáculo, a FISA, os organizadores, os fiscais e até os pilotos decidiram dar uma volta na pista a pé. Foi nesse momento que todos viram a dramaticidade de uma prova aquela altura em Spa.

A solução? Chamar a Hydrocar! Ora, que ótima ideia... O pessoal da empresa trabalhou a noite inteira, "restaurando" o asfalto para o dia seguinte, mas quando os carros foram para a pista, ainda com atraso, estava claro que os problemas ainda existiam e agora haviam piorado. Tempos estavam mais de 25s mais lentos do que os de sexta, e os pilotos tinham que desviar de partes terrivelmente danificadas da pista.


O motim foi quando os carros, sem conseguirem abaixar os tempos, estavam começando a perder seus motores turbo, mas havia algo de pior para vir: Nelson Piquet foi atingido por uma pedra, por sorte não se machucando. Unidos com Niki Lauda, os pilotos não queriam correr, e as equipes logo seguiram o exemplo de seus motoristas que queriam o cancelamento da prova ainda no sábado. E bem, perto das 7 da noite a declaração de que a corrida havia sido cancelada saiu.

Ainda houve uma prova de Fórmula 3000 vencida por Mike Thackwell, tendo muitos abandonos e com um perigo eminente de alguém se acidentar, especialmente na Eau Rouge. A FISA e a FOCA ainda trabalharam com os organizadores para arranjar outra data, apenas no mês de setembro, para o GP da Bélgica não ser um fiasco maior do que já estava sendo.


Os treinos que aconteceram na sexta-feira viram Michele Alboreto voar baixo com sua Ferrari e cravar os melhores tempos, sendo seguido por Elio de Angelis e o inexperiente Ayrton Senna. Alain Prost e Philippe Alliot não conseguiram voltas cronometradas, mas o que devemos destacar são os pilotos que fizeram o 19º e 20º tempos, respectivamente, Jonathan Palmer e Stefan Bellof.

Palmer quebraria a perna no fim-de-semana do dia 1 de setembro, ficando fora do resto do ano, enquanto Bellof... O alemão não teve a mesma sorte, e no mesmo ponto na qual havia maior temor para a prova da Fórmula 1, acabou falecendo ao colidir com Ickx e posteriormente com o muro...


Três meses se passaram, e o circo estava de volta á Spa-Francorchamps, onde a Zakspeed retorna ao grid com Christian Danner fazendo sua estreia e a Beatrice Lola faltando ao seu primeiro compromisso com Alan Jones. Sofrendo de problemas financeiros maiores a cada dia, John MacDonald inscreve apenas um carro para Philippe Alliot, deixando Kenny Acheson sem time.

A polêmica da vez está concentrada para uma prova que ocorrerá no mês de outubro, na África do Sul, onde o apartheid está fazendo suas vitimas, deixando o mundo escandalizado com as atrocidades feitas a partir da segregação racial. Países fazem pressão á FIA para que a prova seja cancelada, mas depois de um comunicado tudo se mantém na mesma, com Kyalami sediando o GP da África do Sul nas vésperas do fim da temporada.


Porém, alguns governantes queriam que seus carros e pilotos não fossem para Kyalami, como o caso da França, que proibira a ida da Renault e da Ligier, e, de certo modo, poderia comprometer equipes motorizadas com os turbos da marca francesa, como no caso da Lotus. De qualquer forma, isso era uma discussão que só comentarei daqui alguns dias.

Nos treinos de sexta-feira, Niki Lauda trava seu acelerador e vai ao muro, quebrando a mão e ficando impossibilitado de correr por cinco semanas, retornando justamente no polêmico GP da África do Sul. Ayrton Senna acabou perdendo a pole por menos de 0.100s para Alain Prost, a única McLaren que alinharia no grid depois da reclamação da Ferrari quando o time de Woking procurou outro piloto para tentar se qualificar no sábado.

Senna toma a ponta com Piquet e Prost logo atrás

Nelson Piquet e Michele Alboreto formavam a segunda fila, com Stefan Johansson e um surpreendente Thierry Boutsen para animar a torcida na terceira fila, Nigel Mansell era o sétimo, com Gerhard Berger em oitavo e Elio de Angelis e Keke Rosberg fechando o top ten em Spa-Francorchamps. Teo Fabi era décimo primeiro, com Marc Surer ao seu lado de as duas Renault, com Tambay na frende Warwick, logo atrás.

Riccardo Patrese era décimo quinto, Piercarlo Ghinzani décimo sexto e Jacques Laffite, superando Streiff, era décimo sétimo. Depois da dupla da Ligier, Eddie Cheever em décimo nono antes dos últimos colocados. Philippe Alliot foi bem e conseguiu um 20º posto, enquanto Martin Brundle tinha Christian Danner e Huub Rothengatter logo atrás. Na última posição, a Minardi de Pierluigi Martini.

Piquet roda e atrapalha todo o pelotão

Horas antes da largada, o imprevisível tempo na região das Ardenas volta a surpreender o paddock com uma chuva que foi suficiente para molhar a pista o bastante para os pilotos largarem com os 'pneus biscoito'. O sol já havia aparecido no momento da partida, mas as arvores em volta da parte final do circuito dificultavam o trabalho natural de 'secagem'.

Na largada, Ayrton Senna pula na frente, com Nelson Piquet desviando de Alain Prost e seguindo compatriota até pouco depois da La Source, quando roda e atrapalha todo o pelotão que se aproxima. Os pilotos conseguiram desviar de Piquet, que rapidamente deu meia volta e conseguiu ficar ainda no meio do bolo. Nigel Mansell largou majestosamente e já havia passado por Alboreto e Johansson para ficar atrás apenas de Senna e Prost.


O carro do vice-líder começa a ter problemas, a falta de confiabilidade dos Ferrari faz Michele Alboreto perder o título aos poucos, decaindo de performance até abandonar, deixando Alain Prost com chances de conquistar o campeonato já ali em Spa, caso conquistasse a vitória, algo extremamente difícil tendo dois showmans caçando a conquista no retorno do circuito belga: Senna e Mansell.

Na quarta volta, o Leão passa pelo Professor e vai ao ataque em cima do líder, enquanto mais atrás Keke Rosberg é o primeiro a parar para troca de pneus para pista seca. Warwick e Tambay disputam pela oitava posição, com Philippe Streiff acompanhando tudo de perto sendo perseguido por Marc Surer que passou Fabi e Ghinzani.


Nelson Piquet é o segundo piloto a parar. Eddie Cheever e Riccardo Patrese duelavam novamente, com o americano conseguindo superar o concunhado italiano, mas antes perdendo a posição para Martin Brundle que também havia passado por Jacques Laffite, que fez péssima largada. Philippe Alliot é outro que ganha várias posições, especialmente com as paradas dos pilotos em sua frente.

Com o trilho se formando, qualquer erro pode ser fatal, e é o que acontece com Johansson, que roda e abandona a prova ainda na oitava volta. Brutalmente, Keke Rosberg vem subindo posições a cada volta, ficando em décimo depois do abandono do sueco da Ferrari. Tambay, de maneira inteligente, para antes de Warwick e consegue superar o companheiro depois que ele também vai aos boxes.


Na nona volta, Ayrton Senna, Nigel Mansell e Alain Prost vão para a troca, deixando a liderança para Elio de Angelis. O Leão voltou na frente do brasileiro, e com o clássico apavoramento que Mansell sempre tem em momentos de grande tensão, Senna consegue ultrapassa-lo logo depois da saída dos boxes. Azar mesmo foi de Prost, que voltou atrás de Rosberg que já é quarto.

No giro seguinte, de Angelis para e Ayrton assume a ponta com Nigel Mansell perseguindo-o em busca da primeira vitória, mas logo atrás vem um bravo e surpreendente Keke Rosberg, caçando o companheiro e deixando Alain Prost cada vez mais para trás. A pista vem secando cada vez mais, e as posições vem se estabelecendo com todos os pilotos fazendo suas trocas.


Senna lidera com Mansell em segundo e Rosberg em terceiro, Prost é quarto, Boutsen já retoma a quinta colocação enquanto Tambay passa também por de Angelis e Berger, o último caindo para décimo depois de ser ultrapassado por Warwick e Cheever. Fabi está na frente de Piquet que passou por Patrese, Laffite e Surer seguem o italiano da Alfa, com Streiff na décima sexta posição e Martini logo atrás. Danner passa por Rothengatter enquanto Brundle vai para o último posto.

Philippe Alliot, que estava perto de fantásticos pontos para a RAM quando parou, acabou batendo logo depois da saída dos boxes, tendo muita sorte de não ter se perdido na Eau Rouge. Ayrton Senna começa abrir monstruosamente para Nigel Mansell, que perde muito terreno para Keke Rosberg que abre para Alain Prost. Boutsen continua com Tambay perseguindo-o.


Riccardo Patrese, décimo terceiro, é ultrapassado por Laffite, Surer e Streiff antes que Elio de Angelis estoura seu turbo e abandona o GP da Bélgica. Nelson Piquet se beneficia do abandono do italiano e, ultrapassando Gerhard Berger e Teo Fabi, assume a nona colocação, precisando tirar baldes de diferença para Eddie Cheever.

No meio da corrida, uma forte chuva chega ao circuito de Spa-Francorchamps, voltando a molhar a pista e aumentar a dificuldade dos pilotos. Apesar de forte, a chuva não molha todo o traçado e sim os boxes e a Eau Rouge, fazendo todos se preocuparem ainda mais caso alguém se perdesse no meio de uma das mais fantásticas e incríveis curvas do mundo.

Derek Warwick assume a sexta posição de Patrick Tambay, que começa a ter problemas e abandona. Enquanto isso, Rothengatter se arrasta na pista com problemas, muito provavelmente, na ignição de sua Osella. Fazendo ótima prova de recuperação, Jacques Laffite supera Gerhard Berger e persegue Nelson Piquet e Eddie Cheever, enquanto mais atrás, Philippe Streiff passa por Marc Surer.


A Alfa Romeo mais bem colocada no circuito começa a parar com problemas no câmbio, deixando Nelson Piquet perto dos pontos, mas longe de Derek Warwick. Riccardo Patrese também começa a parar, mas por causa de seu motor Alfa que mais uma vez falha e deixa o italiano na mão. Na 31º volta, Marc Surer consegue retomar a posição a frente de Streiff.

Perseguindo de maneira alucinada Nigel Mansell, Keke Rosberg tenta de todas as formas tomar a segunda posição do companheiro, que deixa Ayrton Senna escapar numa pista que voltava a secar depois que o sol reapareceu. Se arriscando, Rosberg vai aos boxes depois de ter uma falha nos freios, perdendo o último lugar no pódio para Alain Prost.


Chegando em Derek Warwick, Nelson Piquet se beneficia ao ver Thierry Boutsen parar com problemas logo na sua frente. Mas como o bicampeão não estava satisfeito com o sexto posto, logo tomou a posição da Renault para conquistar mais dois pontinhos para batalhar com Keke Rosberg na tabela de pilotos.

Ao fim das 43 voltas, Ayrton Senna venceu o GP da Bélgica em sua estreia no circuito de Spa-Francorchamps, com direito a dar a proibida volta da vitória ao fim da prova. Mansell fez ótimo trabalho e terminou em segundo, animando ainda mais o Leão em sua ida para Brands Hatch. Prost não conseguiu o título, mas ficou tão próximo quanto estava antes. Rosberg e Piquet fecharam os pontos além de Derek Warwick, que conquistou os últimos pontos da Équipe Renault Elf, aquela que trouxe os turbos para a Fórmula 1...


RESULTADOS:
  1. 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 1:34:19.893 - 9pts
  2. 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - +28.422s - 6pts
  3. 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +55.109s - 4pts
  4. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - +1:15.290s - 3pts
  5. 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - +1 Volta - 2pts
  6. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - +1 Volta - 1pt
  7. 17 - AUT - Gerhard Berger - Arrows BMW - +1 Volta
  8. 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - +1 Volta
  9. 25 - FRA - Philippe Streiff - Ligier Renault - 1 Volta
  10. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +3 Voltas
  11. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - Acidente
  12. 29 - ITA - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - +5 Voltas
  13. 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Renault - +5 Voltas
  14. 24 - HOL - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - NC
  15. 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
  16. 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Caixa de Câmbio - OUT
  17. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - Caixa de Câmbio - OUT
  18. 19 - ITA - Teo Fabi - Toleman Hart - Regulador - OUT
  19. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - Turbo - OUT
  20. 30 - ALE - Christian Danner - Zakspeed Racing - Caixa de Câmbio - OUT
  21. 9 - FRA - Philippe Alliot - RAM Hart - Acidente - OUT
  22. 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - Rodada - OUT
  23. 20 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - Acidente - OUT
  24. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Embreagem - OUT
  25. 1 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Machucou-se - DNS
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 2:01.730 - Volta 38


Curiosidades:
- 417º GP
- XLIII Grand Prix de Belgique
- Realizado no dia 15 de setembro de 1985
- 1º GP de Christian Danner
- Retorno de Spa-Francorchamps
- Retorno da Zakspeed
- 2º vitória de Ayrton Senna
- 75º vitória da Lotus
- 18º pódio do motor Renault
- 10º pódio do motor Honda
- Último ponto da Équipe Renault Elf

  • MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
  • SORTUDO: Alain Prost
  • AZARADO: Michele Alboreto
  • SURPRESA: Derek Warwick
  • Prêmio Bônus - O ESFORÇADO: Keke Rosberg
Ayrton Senna deu show em Spa-Francrochamps, liderando quase todas as voltas da prova e vencendo com considerável facilidade. E mais uma vez, Michele Alboreto viu sua Ferrari o deixar na mão e entregar ainda mais o título para Alain Prost. Vindo da décima quarta posição, Derek Warwick contou com a sorte e com habilidade para conquistar o último ponto da Équipe Renault, aquela que havia começado toda a história dos motores turbo na categoria. E Rosberg se esforçou, esforçou 


Campeonato de Pilotos:
  1. 2 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 69pts
  2. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 53pts
  3. 12 - BRA - Ayrton Senna - Lotus Renault - 32pts
  4. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 31pts
  5. 28 - SUE - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 22pts
  6. 7 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - 21pts
  7. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 21pts
  8. 1 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 14pts
  9. 5 - GBR - Nigel Mansell - Williams Honda - 13pts
  10. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - 11pts
  11. 26 - FRA - Jacques Laffite - Ligier Renault - 10pts
  12. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - 9pts
  13. 8 - SUI - Marc Surer - Brabham BMW - 5pts
  14. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - 5pts
  15. 4 / 3 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford / Tyrrell Renault - 4pts
  16. 25 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 3pts
  17. 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts

Campeonato de Construtores:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 83pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 77pts
  3. John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 63pts
  4. Canon Williams Honda - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G  - 34pts
  5. Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 26pts
  6. Équipe Renault Elf - Renault - RE60 / RE60B - HES/TAM/WAR - G - 16pts
  7. Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/STR/LAF - P - 13pts
  8. Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 9pts
  9. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford / Tyrrell Renault - 012 / 014 - BRU/BEL/JOH - G - 4pts
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExpert.com.br - F1-History.deviantart.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário