segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

GP Memorável 59# - Itália 1985


Duas semanas depois do último GP da Holanda, ocorrido em Zandvoort, a Fórmula 1 chegou á Monza para o 56º Grande Prêmio da Itália, e pela segundo vez no ano sentia-se falta de alguém no paddock. Depois de Manfred Winkelhock perder a vida entre os GPs da Alemanha e da Áustria, foi a vez do mundo automobilístico perder uma de suas maiores promessas, outro alemão, Stefan Bellof. A sua morte nos 1000Km de Spa-Francorchamps abalou ainda mais o circo da categoria, e deixou um vazio ainda maior no grid.

Outro que estava ausente para a prova era Jonathan Palmer, machucado depois de um forte impacto nos mesmos 100Km de Spa que vitimou Bellof. Sem a Zakspeed, o grid ganhava uma nova equipe que vinha se desenvolvendo desde o fim de 1984, a Beatrice, que corria com um chassis Lola e com o apoio de Carl Haas e Teddy Mayer. O piloto do carro 33? Nada menos nada mais do que Alan Jones, campeão de 1980.

Philippe Streiff agora estava pronto para o desafio de correr no lugar de Andrea de Cesaris na Ligier, voltando á categoria depois de sua passagem relâmpago com um terceiro carro da Renault no Estoril, no ano anterior. A Renault por sua vez anunciou que estava abandonando a categoria como equipe, deixando Patrick Tambay e Derek Warwick sem equipe para 1986...


A Ferrari por sua vez tinha uma tarefa ainda mais difícil do que em 1984, com um carro que perdia cada vez mais performance ao mesmo tempo que Michele Alboreto batalhava pelo título com Alain Prost, que andava junto aos seguranças nos boxes de Monza, temendo alguma coisa qualquer que podia vir dos tifosi.

Nos treinos, Ayrton Senna mais uma vez crava a pole na temporada de 1985, sendo seguido por Keke Rosberg e Nigel Mansell, com Nelson Piquet na quarta colocação e Alain Prost e Elio de Angelis formando a terceira fila. Fechando o top ten estavam a Ferrari de Michele Alboreto, que milagrosamente arranjou a sétima posição, Patrick Tambay, Marc Surer e Stefan Johansson.

Gerhard Berger larga ao lado de Derek Warwick na sexta fila, enquanto Riccardo Patrese fica entre ele e Thierry Boutsen. Teo Fabi, figura carimbada em Monza no ano anterior, largava ao lado de Niki Lauda, com que disputou a vitória, com Eddie Cheever seguindo-os. Martin Brundle, a única Tyrrell, largava na frente de ambas as Ligiers, com Streiff sendo mais rápido do que Laffite. Fechando o grid tínhamos Piercarlo Ghinzani, Huub Rothengatter, Pierluigi Martini, Kenny Acheson, Alan Jones e Philippe Alliot.


No domingo, o sol se mantinha em Monza, mas a alegria de Senna duraria pouco depois da largada, especialmente por ter uma fila de carros com motores mais potentes logo atrás. Na partida, Rosberg e Senna dividem a reta até a primeira curva, quando o finlandês espalha e joga o brasileiro para fora da pista, beneficiando Mansell que assume a segunda posição. Mais atrás, Piquet cai para sétimo enquanto Alan Jones vai para 16º. Ghinzani falhou em largar.

Sendo pressionado por Prost, Senna facilmente é superado pelo francês que vai em busca dos lideres. No meio do pelotão, Niki Lauda inicia sua recuperação ultrapassando Teo Fabi, Martin Brundle, Alan Jones, Riccardo Patrese e Eddie Cheever, até que Nigel Mansell, seguindo Rosberg na disputa pela liderança, começa a ter problemas no motor, indo aos boxes e retornando voltas atrás do último colocado.

Ayrton Senna teve pouco tempo para apreciar o terceiro lugar, sendo ultrapassado por Elio de Angelis, que guiava de forma agressiva nas retas de Monza. Mais ao fundo, Jacques Laffite finalmente supera o novo companheiro que vem se mostrando páreo duro para o experiente compatriota. Niki Lauda continua a se recuperar e já era o oitavo quando Nelson Piquet conseguiu passar por Michele Alboreto para ser quinto colocado.


Batalhando com Warwick, Surer supera o piloto da Renault na volta oito para se tornar o décimo colocado. Depois dos abandonos de Jones e Cheever, Teo Fabi vem sendo perseguido por Martin Brundle na batalha pela décima quarta posição, sendo superado com facilidade pelo jovem inglês que corre com o novo Tyrrell 014 com motor turbo.

Laffite agora trabalha para manter um carro entre ele e Streiff, atacando e ultrapassando Fabi que começa a ter problemas e vai ao fundo do pelotão. Depois de passar por Alboreto, Lauda nem faz esforço para assumir a quinta colocação, já que Nelson Piquet vai aos boxes para trocar de pneus, algo que destrói a corrida do brasileiro.

Enquanto Brundle era ultrapassado por Laffite, Tambay perde duas posições importantes para Stefan Johansson e Marc Surer. Warwick já havia abandonado. Em apenas seis voltas, Niki Lauda mostra toda a superioridade de sua McLaren TAG-Porsche e passa por Ayrton Senna e Elio de Angelis para assumir a terceira colocação, logo atrás de Alain Prost que mantém-se atrás de Rosberg, mais líder do que nunca.


Philippe Alliot, que largou em último, se manteve boa parte da prova na frente de Huub Rothengatter até abandonar, fazendo Nigel Mansell ir para 16º e, posteriormente, 15º após ultrapassar o holandês da Osella. Depois da parada, Boutsen perde sua posição para Laffite, Brundle e Streiff. Lá na frente, perseguindo Prost, Lauda acaba quebrando a asa dianteira e tem de ir aos boxes. Mais uma vez o azar tira o pódio do campeão.

Michele Alboreto para e volta na 8º colocação, na frente de Patrick Tambay que é logo superado por um alucinante Lauda que persegue o italiano. A única Renault na pista vai aos boxes, voltando atrás de Laffite e Brundle e na frente de Boutsen, que ultrapassa Streiff. Keke Rosberg roda, vai aos boxes para trocar os pneus lixados e volta muito atrás do novo líder, Alain Prost.

Mesmo assim, o motor Honda não dá trégua nas retas de Monza fazendo o finlandês se aproximar de Alain Prost em poucas voltas se formos comparar a diferença depois da parada. No meio desse período, Ayrton Senna passa por Elio de Angelis assumindo a terceira colocação, Nelson Piquet ultrapassa por Marc Surer e Stefan Johansson para ter quinto e Niki Lauda abandona com problemas na transmissão.


Nas últimas voltas da perseguição Rosberg-Prost, Nelson Piquet consegue ultrapassar Elio de Angelis e vai caça de Ayrton Senna, enquanto Stefan Johansson perde desempenho e é ultrapassado por Surer e Alboreto. Louco como um leão, Nigel Mansell assinala a volta mais rápida da prova pouco antes de Keke Rosberg finalmente reassumir a liderança e rapidamente escapar de Alain Prost.

Parecia que a segunda vitória da Williams e de Keke Rosberg em 1985 estavam assegurados, mas só parecia. Nelson Piquet passa por Ayrton Senna e se tornar o terceiro colocado em performance fantástica, enquanto Marc Surer ultrapassa de Angelis e vai ao ataque do brasileiro da Lotus. Michele Alboreto também é outro que supera Elio para ser o quinto colocado.

Keke Rosberg para nos boxes, e agora sem volta com seu motor Honda mais uma vez estourado. Na volta seguinte é a vez de Michele Alboreto parar, fazendo a torcida italiana ir a loucura com Alain Prost prestes a ganhar nove pontos e abrir ainda mais para o italiano no campeonato de pilotos. Depois do abandono de Laffite, Tambay passa por Brundle e já se aproxima de de Angelis, que acaba de perder a posição para Stefan Johansson.

Nas últimas voltas nada muda, apenas com Nigel Mansell abandonando também por causa do motor Honda. Marc Surer atacava ferozmente Ayrton Senna, e o brasileiro conseguia defender com bravura a terceira colocação, terminando no pódio na única corrida terminada no pódio em Monza até 1990. Alain Prost venceu com a sorte de um campeão, e Piquet deu show para terminar em segundo com Johansson e de Angelis fechando os lugares pontuáveis.


RESULTADOS:
  1. 2 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:17:59.451 - 9pts
  2. 7 - Nelson Piquet - Brabham BMW - +51.685s - 6pts
  3. 12 - Ayrton Senna - Lotus Renault - +1:00.390s - 4pts
  4. 8 - Marc Surer - Brabham BMW - +1:00.609 - 3pts
  5. 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 2pts
  6. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 1pt
  7. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - +1 Volta
  8. 3 - Martin Brundle - Tyrrell Renault - 1 Volta
  9. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - +1 Volta
  10. 25 - Philippe Streiff - Ligier Renault - +2 Voltas
  11. 5 - Nigel Mansell - Williams Honda - Motor
  12. 19 - Teodorico Fabi - Toleman Hart - +4 Voltas
  13. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor
  14. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Motor - OUT
  15. 26 - Jacques Laffite - Ligier Renault - Motor - OUT
  16. 1 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Transmissão - OUT
  17. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Escapamento - OUT
  18. 24 - Huub Rothengatter - Osella Alfa Romeo - Motor - OUT
  19. 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Turbo - OUT
  20. 17 - Gerhard Berger - Arrows BMW - Motor - OUT
  21. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - Transmissão - OUT
  22. 33 - Alan Jones - Team Haas Lola Hart - Motor - OUT
  23. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
  24. 10 - Kenny Acheson - RAM Hart - Embreagem - OUT
  25. 29 - Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Bomba de Combustível - OUT
  26. 20 - Piercarlo Ghinzani - Toleman Hart - DNS
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Nigel Mansell - 1:28.283 - Volta 38

Curiosidades:
- 416º GP
- 21º Vitória de Alain Prost
- 100º GP de Elio de Angelis
- 1º GP da Haas-Lola
- 48º Vitória da McLaren
- 20º Melhor Volta da McLaren
- 120º Pódio da McLaren
- 18º Vitória do Motor TAG-Porsche
- 40º Pole do Motor Renault
- 20º Pódio do Motor BMW


  • MELHOR PILOTO: Nelson Piquet
  • SORTUDO: Alain Prost
  • AZARADO: Nigel Mansell / Keke Rosberg / Niki Lauda
  • SURPRESA: Stefan Johansson
  • Prêmio Bônus - MERECIA: Marc Surer
Em Monza, Nelson Piquet era idolatrado e isso continuou assim nessa edição, quando o brasileiro deu um show mesmo depois de parar logo no início da prova. Alain Prost andou com escolta durante todo o fim-de-semana, já que temia qualquer ato agressivo dos tifosi que tiveram que aplaudir do francês que conseguiu uma milagrosa vitória depois de se beneficiar dos problemas de Mansell e Rosberg, que foram os azarados, já que lideravam com folga a corrida. Lauda fez grande prova, depois de quebrar o bico perdeu mais uma vez chances de pontos. Johansson foi a surpresa, conseguindo se manter na pista mesmo com problemas para conquistar dois pontinhos. E Marc Surer bateu na trave de subir ao pódio, uma pena...


Campeonato de Pilotos:
  1. 2 - Alain Prost - Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - 65pts
  2. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - 53pts
  3. 11 - Elio de Angelis - John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - 31pts
  4. 12 - Ayrton Senna - John Player Special Tema Lotus - Lotus Renault - 97T - 23pts
  5. 28 - Stefan Johansson - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - 21pts
  6. 7 - Nelson Piquet - Motor Racing Developments International - Brabham BMW - BT54 - 19pts
  7. 6 - Keke Rosberg - Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - 18pts
  8. 1 - Niki Lauda - Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - 14pts
  9. 15 - Patrick Tambay - Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - 11pts
  10. 26 - Jacques Laffite - Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - 10pts
  11. 18 - Thierry Boutsen - Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - 9pts
  12. 5 - Nigel Mansell - Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - 7pts
  13. 8 - Marc Surer - Motor Racing Developments International - Brabham BMW - BT54 - 5pts
  14. 16 - Derek Warwick - Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - 4pts
  15. 4/3 - Stefan Bellof - Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - 4pts
  16. 25 - Andrea de Cesaris - Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - 3pts
  17. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - 3pts

Campeonato de Construtores:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - LAU/PRO - G - 79pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - ALB/ARN/JOH - G - 77pts
  3. John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - ANG/SEN - G - 54pts
  4. Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - MAN/ROS - G - 25pts
  5. Motor Racing Developments - Brabham BMW - BT54 - PIQ/HES/SUR - P - 24pts
  6. Équipe Renault Elf - Renault - RE60/RE60B - HES/TAM/WAR - G - 15pts
  7. Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - CES/STR/LAF - P - 13pts
  8. Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - BER/BOU - G - 9pts
  9. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford/Renault - 012/014 - BRU/BEL/JOH - 4pts
Imagens tiradas do GPExperts.com.br - Google Imagens - F1.history.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário