sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Noticias: Bianchi e seu Estado de Saúde

#ForzaJules
Na minha volta, após uma semana sem postar, gostaria de falra mais sobre Jules e seu estado de saúde, o inquérito da FIA, e as últimas mortes na F-1.

Na mesma semana do GP do Japão, a FIA anunciou que abriria um inquérito sobre o acidente de Bianchi, e as primeiras respostas começam a chegar. Coo todos já devem saber a chuva tinha aumentado, a ponto dos pneus de chuva serem colocados, Sutil acabou aquaplanando na pista e batendo na barreira de pneus (no momento do replay do acidente de Sutil, Bianchi estava logo a frente da Sauber). Como sempre acontece, o trator que serve para retirar os carros acidentados da pista, entrou e quando já estava chegando na área de escape asfaltada, Bianchi acaba saindo de frente se chocando com o trator.

Primeiros atendimentos a Bianchi
Quando eu estava assistindo a corrida, vi o nome Bianchi perder posições na parte de baixo da TV, pensei comigo mesmo que Jules teria rodado, já que a chuva estava piorando. Quando vi o Safety Car entrar na pista fiquei chateado, estava querendo a continuação da corrida, acabei estranhando também a entrada do Medical Car, já que Sutil bateu de lado, e não de frente que poderia acarretar com algum problema nas pernas. A equipe Marussia estava sendo mostrada muitas vezes, mesmo assim ainda não imaginava que Bianchi estaria envolvido. Normalmente quando demora para mostrar algum erro, como eu estava pensando  que Jules tinha tido, eu sempre fico um pouco decepcionado com a FOM, mas quando falaram que Jules tinha batido no trator fiquei assustado. Me lembrei do acidente de Liuzzi no GP da Europa de 2007, quando a chuva começou a cair, e ao final da reta dos boxes vários pilotos estavam indo de encontro com a barreira de pneus. Liuzzi conseguiu escapar com um choque na traseira do Safety Car, mas acabou batendo de traseira (mas em baixa velocidade), no trator.

Atendimento a Bianchi
32 minutos, esse foi o tempo que a ambulância demorou para chegar no hospital, e segundo o inquérito não fez diferença no socorro do piloto francês de 25 anos. 5 dias após o acidente de Jules foi diagnosticado com  lesão axonal difusa. Muitos pensavam que Jules acabou batendo a cabeça no trator, coisa que não dá para ter certeza no vídeo, mas na verdade a lesão cerebral foi causada por um desaceleração brusca, de 50G, que acabou fazendo que o cérebro de Bianchi chocasse - se com as paredes do crânio.

Sutil fica observando resgate de Bianchi
Quando vi o vídeo do acidente, acabei me surpreendendo de como a Marrussia nº17 foi reto na direção do trator e em alta velocidade, cheguei a pensar que houve um problema com o freio, ou o acelerador tinha prendido, e até mesmo no caso da barra de direção da Marussia ter quebrado (essa última temendo em relação à morte de Ayrton). Mas nessa sexta (10/10), Charlie Whiting disse que segundo a telemetria da Marussia, não houve nenhum problema técnico no carro. Charlie Whiting também disse na possibilidade de ter um limite de velocidade nas bandeiras amarelas, mas que não seria possível isso já acontecer no GP da Rússia. Se falou muita coisa nessa sexta até mesmo na possibilidade de se colocar "saias" embaixo dos tratores, como nos caminhões, mas pensei em uma probabilidade melhor, a de colocar algum material que não atrapalhe a movimentação do trator e que também não seja possível passar por baixo dele com "saia" e tudo, mas que também na hora do choque não houvesse um grande impacto. Não sei que tipo de material poderia ser, mas... essa é minha idéia.

Brabham de Elio em cinzas
Como falei no inicio do post, iria relembrar as últimas mortes no circo da F-1. Gostaria de lembrar que a última morte que não envolveu a cabeça do piloto foi a quase 30 anos, em 1986 com Elio de Angelis. No final dos anos 80 e na década de 90 (exceto 1994) houve um grande pulo na segurança da F-1, ocorrendo fortes acidentes como o de Berger em Imola e de Andretti no Brasil. As últimas mortes em um fim-de-semana na F-1, foram de Ratzenberger e Senna, ambos sendo acarretados por algum choque com a cabeça. No caso do áustriaco o choque de sua cabeça com o muro de concreto, e o de Senna com a barra suspensão passando pelo seu capacete. Outro caso é de Maria de Villota, também da Marussia em 2012, quando a espanhola acabou rodando no aeroporto russo e batendo em um dos caminhões da equipe, perdendo um olho e afetando parte do cérebro, um ano depois, Maria já estava recuperada do acidente, mas foi encontrada morta em seu apartamento, por causas naturais.

Só espero nunca dizer que Bianchi faleceu por causa de seu acidente no Japão. #ForzaJules
Imagens retiradas do Globo.com, Continental Circus e Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário