quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Grande Prêmio da Rússia 2014

          #ForzaJules
                 

Em um dos GPs mais monótonos da F-1, a Rússia estreava na competição, depois de várias tentativas de Bernie para trazer a Rússia para o calendário, em 2014 ele conseguiu.

Uma das coisas que mais gostei da pista de Sochi foi a primeira curva, o que possibilitaria boas ultrapassagens na largada. Mas antes de qualquer corrida, temos a qualificação, que foi dominada por Hamilton, mas com um deslize de Bottas não vimos uma Williams na ponta pela 2ª vez no ano.


Na corrida, todos estavam pensando em Bianchi, especialmente após a homenagem feita na frente do grid, mesmo assim quando as luzes se apagassem todos deveriam estar com a cabeça na corrida. E foi o que aconteceu. Na largada Rosberg pulou para a ponta, senti que aconteceria um acidente na 1º curva, com o garoto russo de 18 anos se espremendo entre as Red Bulls e Alonso. Ao fim da reta, Rosberg frita os pneus, indo para a área de escape. Mais tarde estranhei por que Rosberg deixou Hamilton passar, mesmo se o alemão já estava a frente quando escapou.

Logo na primeira volta Rosberg e Massa (que largou em 18º e já estava em 11º), pararam, enquanto o alemão colocava os pneus médios o brasileiro colocava pneus macios. Kvyat ia batalhando lá na frente para segurar sua STR no meio das RBRs, McLarens e Alonso, enquanto seu companheiro surpreendia a se manter em 4º no começo da corrida, mostrando mais uma vez que merce uma vaga na F-1 em 2015.


Nico e Felipe iam passando um a um chegando perto do top ten, enquanto lá na frente Hamilton dominava o GP, que já estava ficando monótono, mesmo após os abandonos de Chilton e Kobayashi. Putin, presidente russo, era esperado desde o inicio da corrida, mas chegou apenas no meio dela. A FOM mostrava várias vezes Bernie, Putin e Todt, o que deixou a corrida mais chata ainda.

Massa ficava preso atrás de Pérez, fazendo o brasileiro parar para a troca de pneus, enquanto isso Bottas era ultrapassado por Rosberg, assumindo a 2º posição. Voltas depois Massa voltaria a ficar atrás de Pérez e não conseguiria ultrapassar o mexicano. Bottas lá na frente iria botar pressão sobre Rosberg, mas não o passaria.


No final de tudo Hamilton venceu mais uma vez, seguido por Rosberg e Bottas. Agora vamos para Austin no dia 2/11. Com isso a Mercedes é Campeã de Construtores.

Minha opinião sobre a corrida


  • MELHOR PILOTO: N Rosberg
  • SORTUDO DA CORRIDA: L Hamilton
  • AZARADO DA CORRIDA: J E Vergne
  • DECEPÇÃO DA CORRIDA: D Kvyat
  • SURPRESA DA CORRIDA: N/A
Agora explicando a minha opinião. Nico foi sem duvida o melhor piloto, pois largou melhor que Hamilton, veio lá de trás passando todo mundo e terminou em 2º. Lewis teve sorte, já que Rosberg fez a parada no fim da 1º volta, o que fez Hamilton vencer sem dificuldades. Vergne deu um pulo na largada, mas só terminou em 13º. Mesmo largando em 5º, Kvyat fez uma má corrida, terminando em 14º.


Resultados da Corrida
  1. Lewis Hamilton - Mercedes
  2. Nico Rosberg - Mercedes
  3. Valtteri Bottas - Williams
  4. Jenson Button - McLaren
  5. Kevin Magnussen - McLaren
  6. Fernando Alonso - Ferrari
  7. Daniel Ricciardo - Red Bull
  8. Sebastian Vettel - Red Bull
  9. Kimi Raikkönen - Ferrari
  10. Sérgio Pérez - Force India
  11. Felipe Massa - Williams
  12. Nico Hülkenberg - Force India
  13. Jean-Éric Vergne - Toro Rosso
  14. Daniil Kvyat - Toro Rosso
  15. Esteban Gutirrez - Sauber
  16. Adrian Sutil - Sauber
  17. Romain Grosjean - Lotus
  18. Pastor Maldonado - Lotus
  19. Marcus Ericsson - Caterham
  20. Kamui Kobayashi - Caterham
  21. Max Chilton - Marussia
Curiosidade: A 100 anos não acontecia um GP na Rússia. Em 1914 e 1913 o GP da Rússia foi disputado em São Petersburgo, sendo vencido por Georgy Suvorin (Russo) em 1913, e por Willy Scholl (Alemão) em 1914. Ambos de Benz... mais conhecida como Mercedes.

Fonte: Wikipédia, Corrida de Formula 1 e Continental Circus. Imagens tiradas do Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário