sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Época Memorável #1 - Ferrari vs McLaren



Na estreia do "quadro", Época Memorável, gostaria de começar com as grandes disputas entre Ferrari e McLaren. Acabei deixando a Williams de fora, para focar mais nas duas maiores equipes de todos os tempos.

Começando pelas primeiras disputas, ainda nos anos 70. Em 1974, Clay Regazzoni e Emerson Fittipaldi, estavam disputando o titulo ponto a ponto. Numa temporada em que a consistência estava favorecendo o suiço, Fittipaldi teve sorte na última corrida, quando Regazzoni terminou em 11º e o brasileiro em 4º, dando o título ao Emmo. Um ano depois Lauda venceria o campeonato, com quase 20 pontos de diferença para o brasileiro.


Em 1976, Lauda e Hunt protagonizaram uma batalha histórica que virou até filme. Com Lauda dominando o campeonato até a Alemanha, onde sofreu gravissímo acidente, quase morrendo. Hunt aproveitou e voltou a disputa pelo titulo, que foi disputado na sombra do Monte Fuji. A tempestade japonesa, fez que o campeão Lauda, se retirasse da corrida, que acabou sendo vencida por Andretti, mas com o titulo de Hunt.

Depois disso, a McLaren decaiu, Lauda venceria em 1977 e Scheckter em 1979. Nos anos 80 a McLaren dominaria, enquanto a Ferrari era apenas codjuvante.


Em 1990, Prost e Senna estavam brigando pelo titulo mais uma vez, só que com uma coisa diferente, Prost estava na Ferrari. Ayrton já podia ter sido campeão em Jerez, mas com problemas no carro fizeram o futuro tri abandonasse. No Japão, ao final da primeira curva os dois batem, dando o titulo ao brasileiro.

Apenas em 1998 o titulo voltou a ser disputado por Ferrari e McLaren. Até o Japão Mika tinha vencido 7 vezes, e Schummy 6, mesmo assim apenas 4 pontos separavam o 1º do 2º. Tudo estava indo bem para Schumacher até uma acidente na Chicane Casio, onde o alemão furaria o pneu. Häkkinen venceria e se tornaria campeão. Em 1999, novamente a Ferrari estava na briga, só que dessa vez com Eddie Irvine. Numa temporada de 4 vitórias para cada lado, que chegava favorecido no Japão era o irlandes, que acabaria terminando em 3º, enquanto Mika em 1º, levando o bi por 2 pontos.

Em 2000, Schumacher queria voltar a ser campeão, e a Ferrari também. Conseguiram após vencer as 4 últimas corridas, colocando quase 20 pontos em Mika. No ano de 2001, o dominio foi maior, conquistando o titulo na Hungria.

Passando seis anos, em 2007 voltavamos a ter a briga de Ferrari e McLaren pelo titulo, que estava quase ganho por Hamilton, que após a vitória no Japão só precisaria de um pouco mais de dois pontos. Vinha vencendo o GP da China, mas acabou passando do ponto da freiada na entrada dos boxes em Xangai. No Brasil, o inglês teve problemas na largada e só terminou em 7º, deixando o titulo a Kimi, que venceu as duas últimas corridas do campeonato, além disso, o campeonato foi marcado pela espionagem da McLaren, o que deixou ela sem disputas o titulo de Construtores. Em 2008, Massa e Hamilton estavam na disputa. Nas últimas voltas do GP Brasil, Vettel passa Hamilton, que fica em 6º, Felipe vence, mas na última curva Vettel e Hamilton passam Glock, dando o titulo pra Lewis.


Depois desses anos, outras equipes apareceram para disputar o titulo, dando a Ferrari 3 vices, e a McLaren um.

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário