sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Ele foi o Culpado?

#FORZAJULES
 A FIA divulgou em seu site, um resumo das conclusões sobre o acidente de Bianchi.

“A análise dos acontecimentos que levaram ao acidente de Bianchi indicam uma série de questões-chave ocorreram, que podem ter contribuído para o acidente, embora nenhuma delas sozinha tenha o causado:
1 – O trilho semi-seco na curva 7 estava abruptamente estreitado pela drenagem da água na pista, que fluía em declive ao longo dela. Tanto Sutil quando Bianchi, uma volta depois, perderam o controle neste ponto da curva 7.
2 – O carro de Sutil estava em vias de ser retirado pela grua móvel quando Bianchi se aproximou dos setores 7 e 8, que incluem a parte da curva 7, onde o resgate estava ocorrendo. Os setores 7 e 8 estavam sob bandeiras amarelas duplas.
3 – Bianchi não desacelerou o suficiente para evitar a perda de controle no mesmo ponta da pista como Sutil.
4 – Se os pilotos aderirem às exigências de bandeiras amarelas duplas, conforme estabelecido no Anexo H, Art 2.4.5.1.b, nenhum concorrente, nem fiscais de pista serão colocados em perigo físico imediato.
5 – As ações tomadas na sequência do acidente de Sutil foram de acordo com o regulamento, e suas interpretações na sequência de 384 incidentes nos últimos 8 anos. Sem o benefício da retrospectiva, não há nenhuma razão aparente para que o Safety Car devesse ter sido implantado antes ou depois do acidente de Sutil.
6 – Bianchi exagerou ao tentar controlar o carro que saída de traseira de tal forma que deixou a pista mais cedo do que Sutil e se dirigiu e foi em direção a um ponto na barreira de pneus. Infelizmente, o guindaste estava em frente a esta parte da barreira e ele bateu e entrou debaixo do veículo em alta velocidade.
7 – Durante os dois segundos que o carro de Bianchi deixou a pista e atravessou a área de escape, ele acionou o acelerador e o freio simultaneamente, utilizando ambos os pés. O algoritmo “FailSafe” (dispositivo de segurança) é projetado para sobrepor-se ao acelerador e cortar o motor, mas foi inibido pelo “Coordenador de Torque” que controla o sistema “brake-by-wire” traseiro. A Marussia de Bianchi possuía um design único do “brake-by-wire” que provou ser incompatível com as configurações do “FailSafe”.

8 – O fato do “FailSafe” não desqualificar o torque do motor solicitado pelo piloto pode ter afetado a velocidade do impacto. Não é possível quantificar de forma confiável isto. No entanto, pode ser que Bianchi estava distraído com o que estava acontecendo e suas rodas dianteiras travaram, fazendo-o ser incapaz de dirigir o carro de tal forma que evitasse o guindaste.
9 – O capacete de Bianchi atingiu a parte inferior inclinada do guindaste. A magnitude do golpe e sua natureza causaram uma massiva desaceleração de cabeça e aceleração angular, levando a seus ferimentos graves.
10 – Todos os procedimentos médicos e de resgate de emergência foram efetuadas e suas realizações contribuíram de forma significativa para salvar a vida de Bianchi.
11 – Não é viável para atenuar as lesões sofridas por Bianchi nem o fechamento dos cockpits nem a colocação de saias nos guindastes. Nenhuma abordagem é prática devido às grandes forças envolvidas no acidente de um carro de 700kg atingindo um guindaste de 6.500kg a uma velocidade de 126km/h. Não há simplesmente estrutura suficiente em um carro de F-1 para absorver a energia de um impacto tão grande sem destruir a célula de sobrevivência ou gerar desacelerações fatais.
É considerado fundamentalmente errado tentar e produzir impacto entre um carro de corrida e um veículo grande e pesado. É imperativo evitar que um carro atinja um guindaste ou os fiscais que trabalham perto dele"

Minha Opinião: Com isso eu chego a conclusão que a culpa acabou sendo do componente do carro, mas a FIA diz que Bianchi "Não reduziu o suficiente". Mesmo assim, quando li essa matéria no Continental Circus e no Globoesporte.com, acabei por ver o video do acidente de Jules. E analisando melhor o acidente, na minha opinião, o santantônio acabou salvando a vida de Bianchi, pois ele ia de "cara" para a traseira do trator, chegando a bater lá, mas acabou não tendo seus ferimentos piorados por conta do santantônio que levantou o trator. Infelizmente o automobilismo é assim, e todos que trabalham, seja com uma coisa simples, até os esportes, tem o risco de se acidentar no trabalho, ás vezes até fatalmente. Acredito que as suspensões dos tratores deveriam ser alguns cm mais altos do que os carros de F-1, possibilitando passagem do carro por baixo dele, e talvez pensando até em um terreno desnivelado com brita, deveria-se aumentar mais ainda
Fotos tiradas do Google Imagens

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