domingo, 28 de dezembro de 2014

Piloto Memorável 15# - Heinz-Harald Frentzen


Nascido em Mönchengladbach, no dia 18 de maio de 1967. Participou do Programa de Desenvolvimento de Jovens Pilotos da Mercedes Benz, juntamente com Schumacher e Wendlinger. Frentzen, foi o último dos três a estrear na F-1, Schummy começou em 91, Karl em 93 e Frentzen em 94.


A Sauber em 1994, tinha como seus pilotos, Karl Wendlinger e Frentzen. Logo em sua segunda corrida, Heinz conseguiu um 5º lugar. Em Mônaco a Sauber se retirou por causa do acidente que quase matou Karl Wendlinger. Frentzen voltaria a pontuar na França, no GP da Europa e Japão.


Em 1995 continuou na equipe suiça. Começa bem o ano, pontuando regularmente, e assim seria durante o ano todo, mas é claro, só quando o carro o permitia. Na Itália, o alemão conquista um 3º posto, seu primeiro pódio. Acabou terminando em 9º, com 15 pontos. Mais um ano na Sauber, em 1996, Frentzen não teve bons resultados, pontuando apenas 3 vezes


Em 1997 é chamado pela Williams, para substituir o campeão Damon Hill. Tem um pessimo começo, mas no GP de Imola, conquista sua primeira vitória, mesmo assim ainda continuaria com uma péssima sequencia, mas depois do meio do campeonato, Frentzen teria uma sequencia de quatro 3º lugares, e ainda depois teve um 2º posto. No fim do campeonato, Heinz terminou em 3º, mas se tornou 2º colocado, por causa de desclassificação de Schumacher.

Se manteve na Williams em 1998, mas novamente não conseguiu resultados expressivos, mas dessa vez durante todo o campeonato. Seu melhor resultado foi um 3º lugar na Austrália. Pelos maus resultados, e não ter mostrado do que se esperava do "antischumacher", como era chamado no começo de sua carreira, foi mandado para a Jordan.


Diferentemente dos anos anteriores, Frentzen começa bem, com dois pódios nas duas primeiras corridas. E lá no meio do campeonato, no GP da França, o alemão vence, e depois novamente na Itália. Frentzen estava na disputa pelo titulo, mas acabou deixando tudo escapar nas corridas finais.


Em 2000, a Jordan decai, e Frentzen só tem 2 pódios, ambos com 3º lugar. Em 2001 a mesma coisa aconteceu, só que teve uma consequência pior, o alemão foi mandado para a Prost, que faliu no final do ano. Frentzen ainda conseguiu uma vaga na Arrows para 2002, e fez milagre, conquistando 2 pontos com a fraca Arrows. No GP dos EUA, foi chamado pela Sauber para substituir Felipe Massa.

Em 2003 foi para Sauber, e fez sua última temporada, conquistando apenas 13 pontos, 6 deles conquistados com seu último pódio em Indianapolis, com um 3º posto


O que eu acho: Um piloto que sempre foi bom, mas nunca teve um carro, e uma situação para brigar mais regularmente por vitórias e até por campeonatos
NOTA:9,0

Obs: E pensar que agora dirige um carro funerário em sua cidade natal

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário