segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

GP Memorável 5# - Grã-Bretanha 1988


Em mais uma GP do ano de 1988, que tinha como líder o francês Alain Prost, seguido por Senna e Berger. Chovia forte em Silverstone, coisa que não acontecia fazia muito tempo. Na Qualificação, Berger arranjou uma pole fantástica, a única sem ser dos carros da McLaren. Alboreto largava em segundo, seguido por Senna, Prost e os dois carros da March.

Na largada, já com chuva, Berger e Alboreto se mantiveram nas primeiras posições, seguido por Senna e Gugelmin, já que Prost foi de 4º á 12º colocado. Logo na segunda curva, Ayrton já forçou em cima do italiano dos tifosi, e passou por ele por fora. A corrida ia tomando forma, tendo a seguinte colocação: Berger, Senna, Alboreto, Gugelmin, Nannini e Mansell.


O "Leão" ainda não tinha terminado nenhum GP na temporada, então essa era a chance dele, numa pista molhada o bigodudo foi para cima da disputa pelo 4º posto, entre o brasileiro Mauricio Gugelmin e Alessandro Nannini. Começaram os abandonos, primeiro uma Minardi, depois Streiff, seguido por de Cesaris e Palmer.

Ayrton Senna estava forçando desde as primeiras voltas, em cima de Berger, mas só passaria o amigo, mais de 15 voltas depois. Quase no mesmo tempo que Senna tomava a ponta, Gugelmin perdia a sua posição para Nannini e Mansell. Voltas depois, Alain Prost abandonaria a prova, com problemas, com isso Senna tinha a chance de diminuir drasticamente a diferença do campeonato


A corrida se transformaria da qui pra frente, Mansell passaria Nannini, que rodaria e ainda voltaria a frente de Gugelmin. A chuva ia parando e o "Leão" tentava economizar os pneus de chuva, sempre indo para fora do traçado. Em uma dessas saidas do traçado, Nannini (que já tinha recuperado todo o tempo perdido) passa.

Voltas depois, o italiano acabaria rodando no mesmo ponto que ele passou Mansell, perdendo novamente a 4º posição. Alboreto começaria a perder rendimento, e arriscaria trocar para pneus slick, coisa que não deu certo, a chuva acabou voltando, fazendo o italiano voltar aos boxes, Mansell a essa altura já era o 3º colocado, e tudo começaria a melhorar voltas depois.


Gerhard Berger começaria a perder rendimento da mesma forma de Alboreto, fazendo que 37s fossem tirados em pouco mais de 10 voltas. Mansell assumiria a 2º colocação, o que era incrivel até aquele ponto. Nannini também passaria Berger, coisa que Gugelmin e Piquet também fizeram.


Na última volta Senna vinha para vitória, tendo logo atrás a briga pelo último ponto entre, Berger, Warwick, Cheever e Patrese, que acabaria na última curva. Ayrton Senna vence um dos melhores GPs da Grã-Bretanha e Berger perde sua posição para todos seus adversários, terminado numa misera 9º colocação.


Minha Opinião: Uma das melhores atuações de Mansell (MELHOR PILOTO), terminando em 2º, sua melhor colocação no campeonato, já que repetiria o 2º posto na Espanha também, suas únicas corridas terminadas no ano. Senna levou sua McLaren (SORTUDO DA CORRIDA) a uma vitória fácil, já que não teria tanta dificuldade mesmo se Alboreto e Berger ainda estivessem na frente quando tiveram problemas. Berger e Alboreto (AZARADOs DA CORRIDA) acabram tendo muito azar, com chances e estar ambos no pódio, nem sequer pontuaram. Gugelmin levou outro carro com motor Judd ao grande 4º lugar, por isso ele merce o prêmio de SURPRESA DA CORRIDA.

RESULTADOS DA CORRIDA:

  1. Ayrton Senna - McLaren
  2. Nigel Mansell - Williams
  3. Alessandro Nannini - Benetton
  4. Mauricio Gugelmin - March
  5. Nelson Piquet - Lotus
  6. Derek Warwick - Arrows
  7. Eddie Cheever - Arrows
  8. Riccardo Patrese - Williams
  9. Gerhard Berger - Ferrari
  10. Satoru Nakajima - Lotus
  11. Alex Caffi - Dallara
  12. Stefano Modena - EuroBrun
  13. Yannick Dalmas - Lola
  14. Philippe Alliot - Lola
  15. Pierluigi Martini - Minardi
  16. Julian Bailey - Tyrrell
  17. Michele Alboreto - Ferrari
  18. René Arnoux - Ligier
  19. Nicola Larini - Osella
Desculpa pela má qualidade da foto, mas só achei essa que mostrava o pódio
Esses foram os pilotos que terminaram ou foram contados com classificados

Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário