Desta vez vou falar da McLaren em uma época em que ela não tinha Senna, e ainda não eram competitiva, coisa que só voltaria a ser em 1997, tendo 3 vitórias.
Depois da saída de Senna em 1993, a McLaren chamou Martin Brundle, antigo rival do brasileiro que se acidentaria fatalmente em Imola. No GP Brasil nenhum dos pilotos terminaram, e Brundle acabou se envolvendo no forte acidente entre Verstappen, Irvine e Bernard. No GP do Pacifico, Häkkinen tiraria Senna da corrida após tocar de leve na traseira de sua desequilibrada Williams.
No tragico GP de San Marino, Mika conquistaria um 3º lugar. Mesmo assim ele teria um sequencia de 5 abandonos. No Principado de Mônaco, Martin Brundle surpreendeu e conquistou uma 2º posição. Na Inglaterra, Häkkinen voltaria ao pódio, mas no GP da Alemanha acabou recebendo uma punição, e ficaria fora do GP hungaro. Philippe Alliot foi chamado, mas nem sequer terminou a corrida na qual seu companheiro Brundle terminou em 4º. Häkkinen voltaria na Bélgica, onde ele conquistou um 2º lugar, e nas 3 corridas seguintes conseguiu uma sequencia de 3 pódios, todos com o 3º lugar. Brundle ainda teria um 3º lugar na Austrália. No final de 1994, Mika Häkkinen terminou em 4º com 26 pontos, e Martin Brundle em 7º com 16 pontos. A McLaren com motor Peugeot terminou em 4º com 42 pontos.
Häkkinen continuaria na McLaren em 1995, mas Brundle não, com isso a McLaren chamou Nigel Mansell, que alegando falta de espaço no seu cockpit, não participou dos primeiros GPs, sendo susbistituido por Mark Blundell, que conquistou um 6º lugar no Brasil, e Häkkinen um 4º posto. Mansell voltaria no GP de San Marino, onde terminaria em 10º, enquanto Mika terminara em 5º. Em Monte Carlo, o "Leão" nem sequer completou a corrida, e depois desses dois péssimos desempenhos, foi demitido, dando lugar definitivamente, para Mark Blundell, que teria dois 4º lugares, como melhor resultado. Mika Häkkinen teria apenas 2 pódios, ambos com um 2º lugar, em Monza e Suzuka. O finlandes não participou do GP do Pacifico, pois tinha feito uma cirurgia de apendicite, com isso o dinamarquês Jan Magnussen foi chamado, e conquistou um péssimo 10º posto. Na última corrida da temporada, Mika Häkkinen sofreu um grave acidente nos treinos do GP da Austrália, o finlândes quase morreu, pode parecer um pouco exagerado, mas sim. No fim de 1995, Häkkinen terminou em 7º com 17 pontos, e Blundell em 10º com 13 pontos. A McLaren que já tinha motor Mercedes terminou em 4º, com 30 pontos.
A McLaren chama David Coulthard para 1996, e Mika Häkkinen ainda se mantém na equipe que daria a ele seus dois titulos mundiais. O primeiro pódio da temporada da McLaren foi com o britânico, que conquistou um 3º lugar no GP da Europa. O próprio David conquistaria um 2º posto em Mõnaco, já Häkkinen teria 4 pódios, todos com 3º lugar, em Silverstone, Spa, Monza e Suzuka. O ano foi basicamente esse, o finlandes terminou em 5º com 31 pontos e o escocês em 7º com 18 pontos. A McLaren novamente terminou em 4º, com 49 pontos.
No fim dessa época triste da McLaren, em 1997 ela voltaria a vencer, coisa que não acontecia desde a época de Senna, a mesma coisa com os titulos, em 98 e 99.
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