terça-feira, 2 de setembro de 2014

Piloto Memorável 7# - Olivier Panis

Olivier Panis, 48 anos
No dia do aniversário de Panis (48 anos), nada mais justo do que fazer o piloto memorável sobre ele. O francês natural de Lyon estreou na F-1 em uma equipe francesa, a Ligier em 1994.

Vinha em um ano difícil de 94, sem marcar pontos, não estava agradando a equipe, na verdade nenhum dos três pilotos a mais do que Panis no ano não agradaram a Ligier. Mas isso mudaria no confuso GP da Alemanha, após seu primeiro pódio ao lado de Bernard seu companheiro. Na Hungria voltaria a pontuar, mas novamente iniciaria uma má fase, pontuando apenas no GP da Austrália.

Panis em sua Ligier em 1995
Em 1995 continua na Ligier, agora com resultados melhores beirando os pontos. Olivier pontuaria na Espanha, no Canadá, na Inglaterra, na Hungria e no Japão. No último GP, Olivier aproveita os problemas dos adversários e chega em 2º, cruzando a linha de chegada com o carro fumaceando desde a antepenúltima volta e tomando duas voltas do vencedor Hill.

Panis comemora sua única vitória na F-1
As expectativas para 1996 eram maiores, após um bom ano de 1995, Olivier esperava um carro melhor. Começa bem com um 7º na Austrália, um 6º no Brasil e um 8º na Argentina, até ai tudo bem, mas viria uma fase difícil. Panis não termina o GP da Europa, de San Marino, da Espanha e do Canadá, mas no meio deles teve o GP de Mônaco, o melhor GP de Panis. Após vários e vários abandonos e acidentes, Panis aparecia em 1º seguido de Coulthard, Herbert, Frentzen, Irvine, Salo e Häkkinen. Mas um acidente depois da Loew' s faz  o GP de Mônaco de 1996 entrar para a história, Irvine rodou e quando voltou ao lado certo foi atingido por Salo e Häkkinen. Havia apenas 4 carros na prova e Panis venceria recebendo pressão de Coulthard. No resto do ano Olivier só pontuaria na Hungria.

Seu terrível acidente em Montreal
Depois que Prost comprou a Ligier e fundou sua equipe, esperava-se duras batalhas com Panis, após sua vitória. Isso estava se concretizando após um 5º lugar na Austrália, um 3º no Brasil, um 4º Mônaco e um 2º na Espanha, mas no Canadá... Panis sofre forte acidente e quebra a perna ficando fora por 7 corridas. Quando retorna, retorna com um 6º lugar no GP de Luxemburgo (realizado na Alemanha). Não pontuaria no Japão e nem no GP da Europa.

Prost de 1999
Em 1998 tem péssimo ano, sem conseguir pontos, e com um 9º lugar como melhor posto. Em 1999 consegue estar nos pontos no Brasil e na Alemanha, e só. Em 2000 foi o píloto de testes da McLaren. Em 2001 conquista pontos no Brasil e na Áustria e mais uma vez tem péssimo ano. Na BAR desde 2001, Panis começa sem terminar as 7 primeiras corridas de 2002, mas pontuaria na Inglaterra e na Itália.

Toyota de 2004, último carro de Panis na F-1
Em 2003 entra em uma nova equipe, a Toyota, e continua mal. Pontua no Canadá, na França e na Alemanha. No seu último ano Panis conquista dois 8ºs lugares, em Mônaco e na Bélgica e um 5º no GP americano. No final de 2004 anuncia sua aposentadoria.

O que eu penso: Panis mostrou potencial logo quando a Ligier começou a ter "carro" em 95, e conquistaria     sua única vitória em Monte Carlo, em 97 na Prost estava tendo bom ano até seu acidente, e como vários pilotos após seu acidente decaiu.
NOTA: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário