quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Piloto Memorável 6# - Marc Surer

Hoje (18/09/14) Surer faz 63 anos
 Marc Surer nasceu em Arisdorf na Suiça no dia 18 de setembro de 1951. Em 1978 ficou em 2º lugar no campeonato de Fórmula-2.

Estreou em 1979 no GP da Itália, não conseguindo se classificar, no Canadá também não consegue se classificar com sua Ensign. No último GP dos ano, o GP dos EUA, Surer consegue se classificar, mas tem problemas de motor.

ATS de 1980
Mesmo sem ter completado uma corrida, a ATS chama ele para 1980. Na Argentina não termina, e no Brasil consegue um 7º lugar. No fim-de-semana do GP da África do Sul, Surer sofre grave acidente, fraturando as pernas. Voltaria no GP da França, onde não terminaria. No resto do ano Surer consegue sempre terminar, mas raramente passando dos 10 primeiros.

Em 1981 volta para a Ensign, onde consegue um magnifico 4º lugar no GP Brasil, onde também faz a melhor volta, e um 6º em Monte Carlo. Depois da metade do campeonato, o suiço vai para a Theodore e tem maus resultados, com um 8º posto como melhor posição.

Arrows de 1982
Só volta a correr no fim-de-semana do GP da Bélgica de 1982, com ar de luto após a morte de Gilles, Surer conquista um 7º posto com a Arrows. Em Mônaco consegue um 9º e no GP do Leste dos EUA um 8º. No Canadá conquista dois pontos com o 5º posto. Na Alemanha voltaria aos pontos, agora com um 6º lugar. Também nesse ano Surer ficou marcado por participar dos momentos finais do GP de Mônaco de 1982, quando ninguém chegava para vencer, Surer "atrapalhou" o líder da prova Prost, fazendo o francês bater, "atrapalhou" Patrese fazendo ele rodar (junto com a chuva que chegava), foi sem dúvida um dos melhores finais de GP da história.

Em 1983 se mantém na Arrows, onde começa muito bem, com um 6º no Brasil, 5º no GP do Oeste dos EUA e 6º em Imola, apesar do bom começo, Surer não voltaria a terminar nos pontos, tendo como melhor posição um 7º na Alemanha.

Arrows de 1984
Continua na Arrows em 1984, onde consegue um 7º, 9º e 8º posto nas primeiras corridas. Mesmo assim Surer só voltaria a andar bem no final do campeonato, quando conseguiu um 6º na Áustria. No GP do Canadá de 1985, Surer é chamado para o lugar de Hesnault na Brabham. Começa mal, mas na sua quarta corrida na nova equipe, consegue um 6º na Inglaterra, outro 6º na Áustria e um grande 4º lugar na Itália.

Em 1986 retorna a Arrows, onde só consegue três 9º lugares e é mandado embora. Surer acabou deixando a F-1, com 17 pontos, 88 GPs e dois 4º lugares. Depois da F-1, Marc seguiu carreira no Rally.

O que eu penso: Surer era uma promessa quando entrou na F-1 em 79, mas andando em péssimos carros se "afundou na F-1". Conseguiu um milagre pela Ensign em 81, com o 4º lugar no Brasil e a melhor volta, também andou bem na Brabham, tendo desempenho parecido com o de Piquet.
NOTA: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário